Contents
- 1 Qual o significado na Bíblia de rasgar as vestes?
- 2 O que significa as vestes na Bíblia?
- 3 O que significa rasgar o coração e não as vestes?
- 4 Quem rasgou suas vestes na Bíblia?
- 5 Qual é o significado da palavra vestes?
- 6 O que a Bíblia fala sobre raspar a cabeça?
- 7 O que nos ensina o livro de Joel?
- 8 O que podemos aprender com a história de Calebe?
- 9 Como era o rio Jordão era sujo?
Qual o significado na Bíblia de rasgar as vestes?
O significado espiritual de rasgar as vestes – Quando as pessoas rasgavam as vestes em arrependimento, Deus perdoava. O ato exterior de rasgar as vestes refletia a mudança interior do coração. Hoje em dia não faz sentido rasgar a roupa mas devemos nos arrepender de nossos pecados (Joel 2:12-13 ). Quem rasgava as vestes se humilhava diante de Deus, mostrando que não estava feliz com seu pecado. A pessoa reconhecia que tinha agido de forma errada e merecia castigo. Rasgar as vestes era uma forma de pedir perdão e mostrar compromisso em fazer o que está certo. Toda a gente peca mas quando confessamos nossos pecados a Deus e decidimos mudar, Deus perdoa e nos ajuda a deixar o pecado. Deus aprova quem é humilde e se arrepende (Tiago 4:8-10 ). Veja também: como posso saber se Deus me perdoou? Quando a alegria voltava, as pessoas na Bíblia trocavam as vestes rasgadas por vestes novas, se arrumavam e faziam festa. Da mesma forma, quando Deus nos perdoa, a situação muda, Voltamos a ter alegria e motivos para celebrar e agradecer (Isaías 61:1-3 ).
Por que os judeus rasgavam as vestes quando alguém morria?
Cuidado e respeito com aquele ou aquela que acaba de morrer são atitudes tomadas em todas as religiões. Mas os rituais pós-morte em algumas delas elevam o zelo com o falecido e preservam tradições distintas e até curiosas. É o caso do Judaísmo e suas leis mosaicas, que conservam, há milênios, os mesmos procedimentos no momento da despedida.
- Anunciada a morte de um judeu, a primeira providência da família é comunicar o Chevra Kadisha – grupo de voluntários que orienta e realiza todos os procedimentos funerários.
- É considerado um grupo santo, pois a tarefa realizada se relaciona diretamente com a santidade”, explica o rabino Pablo Berman, da Comunidade Israelita do Paraná,,
A preparação do corpo é conhecida como Tahara – o momento de purificação. Um banho cuidadoso com água pura é feito cuidadosamente pelo grupo, enquanto preces são recitadas pedindo perdão – em nome do falecido –pelos possíveis pecados cometidos em vida.
- Tudo é realizado no próprio cemitério israelita, em um local reservado.
- A tradição segue o que diz o Livro de Eclesiastes: “assim como veio, assim irá”.
- Para os judeus, a passagem designa tratamento semelhante ao dado aos recém-nascidos, que são imediatamente lavados quando saem do útero para que fiquem fisicamente limpo e espiritualmente puro.
Para os judeus, o mesmo deve ser feito no momento da partida. Para o rabino, essa é uma das maiores ações de amor ao próximo no Judaísmo. “Tudo é feito de maneira voluntária. Acreditamos que a alma ainda está próxima à pessoa nesse momento”. Ao fim do banho ritual, o falecido é vestido com o Tachrichim, um conjunto de roupas brancas, com camisa, calça e luvas, que representam a neutralidade com que a alma irá se encontrar com o Criador, segundo a tradição judaica.
- Os olhos recebem uma pedra cada um.
- Também é repousada uma terceira pedra na boca.
- A religião ensina que isso impede o questionamento da própria morte ou ainda que o falecido se encontre com Deus antes do Juízo Final.
- Depois disso, o caixão é fechado ou o corpo enrolado em um pano branco e ocorre um breve velório.
Orações fúnebres são recitadas em hebraico. Em seguida, sete parentes enlutados rasgam um pedaço da própria roupa em alusão ao coração dilacerado pela perda.
O que significa as vestes na Bíblia?
Vestes de santidade – Brasil Escola Veste é aquela peça de roupa que cobrimos o exterior do corpo. A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo. A roupa passou a ser usada desde a queda do homem no Jardim do Éden, ao pecar Adão e Eva se escondem de Deus e este lhes faz roupas de folhas cozidas para lhes esconder a vergonha (partes íntimas).
- E o nosso interior? Podemos também o vestir para nos proteger? Estas vestes interiores são chamadas de vestes de santidade uma palavra muito usada no meio cristão para discerni comportamento ético e moral.
- No Antigo Testamento (AT) encontramos pessoas que rasgavam suas vestes como protesto, e ou, indicador de vergonha, luto.
“Então Jó se levantou, rasgou o seu manto (vestes) – Vestes de luto. (Jó 1:20) Para andarmos em santidade precisamos de alguns recursos humanos e divinos. Humanos, pois depende da nossa vontade, e divino, pois vem dele o efetuar em nosso coração. Um dos recursos é o PERDÃO.
Não conseguiremos chegar à santidade se não perdoarmos a nós mesmos e ao próximo. Para alguns perdoar é fácil, pois já é um dom pessoal. Para outros depende de Deus agir em seus corações fazendo mudanças de pensamento e comportamento para podermos exercer o perdão. Quando perdoamos limpamos nosso coração de forma que deixamos entrar a libertação e saírem raiva, rancor, amargura e dá lugar a uma vida reta, alegre e com espaço para Jesus entrar e fazer morada.
Viver com o coração contaminado com a falta de perdão suja as nossas vestes interiores, deixa-nos vulneráveis a ataques malignos. Dando lugar para cada dia nos tornarmos suscetíveis a doenças humanas e espirituais. ” Examine-se, pois, o homem a si mesmo Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem,”(I Corintios 11:28 e 30) O que é santidade então? Santidade é ser alguém separado do pecado, separado daquilo que não agrada a Deus.
- Enquanto todos estão a cada dia se sujando mais em suas mentes impuras, em seus desejos pessoais e quase desumanos outros estão procurando levar uma vida de amor com um coração puro e mente ligada em Cristo amando ao próximo e não a maldade.
- Para termos uma veste santa não precisamos estar fora do mundo, ” Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
” (João 17:15) mas entendermos que o mundo e suas bandejas são de prata mas a consequência de cada ato será me pedida quando Cristo voltar para buscar sua igreja. Parece conversa de quem é alienado, mas não é. Eu não preciso estar bêbada para conhecer a alegria e liberdade, não preciso me drogar para ter uma turma.
Eu preciso é estar diante de Deus em cristo Jesus para encontrar o melhor lugar onde estar. Não dependo de subterfúgios para encontrar paz e sossego. Eu preciso encontrar a razão de viver em algo que me traga crescimento não em algo que vai destruir minha santidade e a imagem de Deus em mim. “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
“(João 17:17). A cada dia estamos abandonados à verdade de Cristo e nos entregando a mentira de satanás. Somente quando deixarmos Cristo entrar em nossos corações encontraremos a verdade Nele contida. No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.
- Não pense que deixaremos de pecar quando encontrarmos Cristo, não é isso, mas teremos onde encontrar perdão e nos libertar do poder do pecado sobre nós.
- Não fique sofrendo as dores do pecado, as consequências de cada ato impensado, cada consequência de projetos falidos, rancor no coração.
- Entrega o teu caminho ao Senhor confia nele, e o mais? Ele fará por você.
Basta que você abra seu coração e deixe-o entrar. ” Mas como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em todo o vosso procedimento,” (I Pedro 1:15). Venha desfrutar do amor de Deus em sua vida, ela pode ser mais leve, menos dolorida e sem vícios, sem escravidão do pecado que a cada dia torna nossa sociedade mais cega de Cristo e sua liberdade de viver.
Por que o rei de Israel rasgou as vestes?
Emoções extremas de angústia, tristeza, remorso e frustração, em todos os períodos da história bíblica, foram comunicadas pelo costume de rasgar as vestes. Um caso registrado em 2 Reis 5 mostra o significado desse gesto e ensina outras lições importantes.
- Naamã, comandante do exército da Síria, sofria com a doença da lepra.
- Depois de ouvir sobre um profeta de Deus em Israel com poder de operar milagres, ele pediu autorização do rei da Síria para visitar Israel em busca da cura.
- O rei concordou, e Naamã levou presentes e uma carta ao rei de Israel, evidentemente respeitando protocolos de relações entre países.
O rei de Israel entendeu que a carta pedia que ele mesmo curasse Naamã, e ficou angustiado. Acreditou que os siros estivessem procurando um pretexto para guerra. Quando ele leu a carta, o rei de Israel rasgou as suas vestes. A notícia chegou aos ouvidos do profeta Eliseu, o homem que havia recebido do Senhor poder para realizar milagres, e ele perguntou para o rei: “Por que o senhor rasgou as suas roupas? Deixe-o vir a mim, e ele saberá que há profeta em Israel” (2 Reis 5:8).
- A mensagem de Eliseu foi clara.
- Naquela situação, não foi o papel do rei, e sim do profeta, curar o leproso.
- Naamã foi até Eliseu e este o curou.
- Será que nós cometemos o mesmo erro que o rei de Israel cometeu? Há, pelo menos, três lições importantes para nós nessa história: (1) Temos papéis diferentes.
Devemos nos dedicar ao trabalho que Deus deu para nós, sem nos imaginar capazes de cuidar das responsabilidades dos outros. Deus criou homens e mulheres com capacidades e papéis diferentes. Governantes têm responsabilidades que não recaem sobre todos os cidadãos.
Gerentes tem obrigações diferentes das de outros funcionários. Devemos cumprir os nossos próprios papéis. (2) Devemos evitar a ansiedade. A preocupação do rei de Israel foi desnecessária, pois Deus havia equipado outra pessoa para resolver o caso. “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).
(3) Deus nos equipa para cumprir nossos papéis. O mesmo Deus que capacitou o profeta Eliseu revelou as Escrituras para nos equipar, “a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:17). Não devemos rasgar a nossa roupa sem motivo, mas devemos cumprir as responsabilidades que Deus nos deu.
-por Dennis Allan O Costume de Rasgar Roupas Rasgar ou Não Rasgar? Por Que Rasgou suas Roupas? ESTUDOS BÍBLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM ÁUDIO MENSAGENS EM VÍDEO ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE ESTÁ ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ? O Que Esta Escrito? ©1994, ©1995, ©1996, ©1997, ©1998, ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008, ©2009 Redator: Dennis Allan, C.P.500 – Jarinu – SP – CEP: 13240-970 Andando na Verdade ©1999, ©2000, ©2001, ©2002, ©2003, ©2004, ©2005, ©2006, ©2007, ©2008 Redator: Dennis Allan, C.P.500 – Jarinu – SP – CEP: 13240-970 Todos os artigos no site usados com permissão dos seus autores e editoras, que retêm direitos autorais sobre seu próprio trabalho.
/ All of the articles on this site are used with permission of their authors and publishers, who retain rights of use and copyright control over their own work. Estudos Bíblicos estudosdabiblia.net ©1995-2020 Karl Hennecke, USA
O que significa rasgar o coração e não as vestes?
Olá Elizabeth Marinho de Queimadas! A pergunta que fazes Elizabeth é cheia de significado, e vai direto ao ponto, ou aquilo que realmente um coração arrependido de suas faltas e afastado de Deus deve fazer. O texto de Joel 2,12-17 é claro e sem rodeios: “12 Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de cereais e libação para o Senhor vosso Deus? 15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene; 16 congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recamara, e a noiva do seu tálamo.17 Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele.
- Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?” ( Joel 2,12-17) O livro de Joel como se apresenta? O livro de Joel mostra que Deus que está repreendendo o seu Povo.
- É descrita a desolação de Judá com o ataque metafórico da peste dos gafanhotos.
- Na apresentação do texto Joel implora a seu povo para arrepender-se e voltar o coração para Deus pedindo misericórdia e perdão.
Compreendendo o contexto do livro: Deus novamente prova Seu amor para o Povo e dá novamente uma chance. Deus lembra a seu Povo sua misericórdia e fala em arrependimento. Em outras palavras esta inclinado a “suspender o castigo”. Se o povo fizesse sua parte e se arrepender Ele faria a dele, “suspenderia o castigo”.
Interpretando o Joel 2,13 Do texto de Joel o versículo 13 nos chama atenção. O Senhor Deus fala sem rodeio dizendo que o povo não rasgue as vestes, mas sim o coração. Deus quer uma conversão sincera, uma mudança de atitude de vida. Quer em outras palavras não uma conversão da boca para fora, mas uma conversão de dentro do coração.
Para Deus as duas coisas deveriam vir juntas, se não seria apenas falsidade. Poderia se cumprir o ritual de rasgar as vestes, mas junto com isto, o coração se rasgaria para Deus, se transformaria. Concluindo : Deus em Joel 2,13 quer nos mostrar, que ele não está olhando para nossas atitudes externas, mas sim para nosso coração.
- Não existem para Ele rituais vazios.
- Ao contrário, Ele quer um coração contrito um coração sincero diante Dele.
- Aqui reside uma grande lição de Joel 2,13 não adianta fazer os maiores sacrifícios, com vestimentas especiais de penitência ou jejuns e sacrifícios querendo aparentar um grande gesto de humildade, se o coração não for sincero.
Isso seria apenas uma falsidade um farisaísmo declarado.
Porque Josué e Calebe rasgou as suas vestes?
Números 14 Estudo: A Fé de Josué e Calebe
- Em Números 14 vemos que a reação dos israelitas diante do relatório negativo dos espias incrédulos, foi mais contagiante que as palavras de Calebe, e o desespero tomou conta de todos eles.
- Passaram a noite em prantos, certo de que Deus havia sido injusto com eles, por ter colocado adversários tão fortes em seu caminho à promessa, inimigos aos quais, em sua maneira de pensar, eles não conseguiriam derrotar.
- Além disso, passaram a questionar a liderança de Moisés e Arão, e surgiu entre eles a ideia de levantar um novo líder para conduzi-los de volta ao Egito.
- Movidos de grande angústia, Josué e Calebe, os únicos dos doze espias que permaneciam crendo no poder de Deus e no cumprimento da promessa, rasgaram as vestes em sinal de humilhação e tentaram animar o povo, dizendo que o Senhor era com eles, que não precisavam ter medo.
- Mas não teve jeito, e a incredulidade falaram mais forte.
Não são poucas as vezes na vida em que estamos diante dos mesmos dilemas. e os desafios à nossa frente são enormes. Somos tentados a para e voltar para o lugar de “conforto” como os incrédulos, mas ao mesmo tempo nos estimula a seguir em frente e conquistar e enfrentar os gigantes.
- A decisão deve ser tomada com base no quanto você deseja de Deus e de sua benção aqui na terra.
- Se você não se conforma com a mediocridade, siga em frente e lute contra os gigantes na força do Senhor e entre na terra que mana leite e mel, caso contrário, você provavelmente vai ficar na média.
- O lugar onde a maioria das pessoas quer viver.
O final do capítulo nos mostra que os murmuradores e incrédulos, não entrariam na terra. Sua geração morreria no deserto, sem ver o cumprimento da promessa porque não confiaram no Senhor.
Quem rasgou suas vestes na Bíblia?
Versos Paralelos Bíblia King James Atualizada O rei se levantou, rasgou as suas vestes e se lançou por terra. Do mesmo modo, os seus anciãos e oficiais, mantendo-se de pé, rasgaram as suas vestes. João Ferreira de Almeida Atualizada Então o rei se levantou e, rasgando as suas vestes, lançou-se por terra; da mesma maneira todos os seus servos que lhe assistiam rasgaram as suas vestes.
King James Bible Then the king arose, and tare his garments, and lay on the earth; and all his servants stood by with their clothes rent. English Revised Version Then the king arose, and rent his garments, and lay on the earth; and all his servants stood by with their clothes rent. Tesouro da Escritura arose 2 Samuel 12:16 Davi buscou a Deus em favor de seu filho, observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passou a noite toda prostrado no chão.
Gênesis 37:29,34 Entrementes, quando Rúben retornou à cisterna, eis que José não estava mais ali! Então, enfurecido, rasgou suas vestes Josué 7:6 Então Josué, com as demais autoridades de Israel, rasgou suas vestes, prostrou-se com a face rente ao chão, diante da Arca de Yahweh e ali permaneceu em humilhação até o cair da tarde.
- Jó 1:20 Ao ouvir tudo isso, Jó levantou-se, rasgou o manto que vestia e foi raspar a cabeça.
- Logo em seguida, ajoelhou-se, encostando o rosto no chão, em sinal de humildade e adoração diante de Deus, all his servants 2 Samuel 1:11 Então Davi naquele mesmo instante, rasgou as suas vestes; e os homens que estavam com ele fizeram o mesmo.2 Samuel 3:31 Então Davi determinou que Joabe e os seus soldados pranteassem por Abner e que, em sinal de lamentação, rasgassem as suas roupas e vestissem trajes de luto.
E no sepultamente o próprio rei Davi ia caminhando atrás do caixão. Ligações 2 Samuel 13:31 Interlinear • 2 Samuel 13:31 Multilíngue • 2 Samuel 13:31 Espanhol • 2 Samuel 13:31 Francês • 2 Samuel 13:31 Alemão • 2 Samuel 13:31 Chinês • 2 Samuel 13:31 Inglês • Bible Apps • Bible Hub Bíblia King James Atualizada (Português) © 2012 Abba Press,
Usado com permissão. Contexto 2 Samuel 13 30 Estando eles ainda a caminho, este rumor chegou aos ouvidos do rei Davi: “Absalão matou todos os filhos do rei, nenhum sobreviveu à sua ira!” 31 O rei se levantou, rasgou as suas vestes e se lançou por terra. Do mesmo modo, os seus anciãos e oficiais, mantendo-se de pé, rasgaram as suas vestes.32 Mas Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi, esclareceu o ocorrido: “Não acrediteis o meu senhor que todos os jovens filhos do rei morreram, porquanto somente Amnom está, de fato, morto! Absalão prometeu vingar-se de morte desde o dia em que Amnom ultrajou a sua irmã Tamar.
Referência Cruzada 2 Samuel 1:11 Então Davi naquele mesmo instante, rasgou as suas vestes; e os homens que estavam com ele fizeram o mesmo.2 Samuel 12:16 Davi buscou a Deus em favor de seu filho, observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passou a noite toda prostrado no chão.2 Samuel 13:30 Estando eles ainda a caminho, este rumor chegou aos ouvidos do rei Davi: “Absalão matou todos os filhos do rei, nenhum sobreviveu à sua ira!”
Quanto tempo dura o luto segundo a Bíblia?
7- Salmos 30:5 – Nesse capítulo do livro Salmos, podemos interpretar a relação entre morte e bíblia como uma mensagem para pessoas enlutadas, “Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Em outras palavras, esse trecho explica o estado de angústia por perder um ente querido.
Quanto tempo dura o luto dos judeus?
O período de luto para os Judeus dura sete dias. Esse tempo foi decretado por Moisés e serve para a pessoa refletir se suas ações são pensando em Deus ou em si própria.
Qual a vestimenta que agrada a Deus?
O que diz a bíblia sobre a modéstia – A modéstia cristã está presente em algumas passagens da bíblia, os versículos apresentam maneiras instrutivas sobre como portar-se ou agir perante Deus e a sociedade. Um dos trechos que aborda a modéstia está em Timóteo (2.9), na fala de Apóstolo Paulo, a respeito de evitar a sensualidade e também a extravagância: “Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras” A bíblia também diz que a modéstia são atitudes e o que importa mais é a beleza interior e o que está no coração.
Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. “Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas. Em vez disso, deve ser o seu ser interior, a beleza indecifrável de um corpo gentil e quieto”.1 Pedro 3: 2-5. Outra questão que deve ser frisada é a falsa modéstia.
De nada adianta estar coberta da cabeça aos pés e ter atitudes que levem ao pecado ou à hipocrisia. Então, para estar vestida de acordo com os preceitos cristãos, a mulher deve seguir uma linha tênue e além da modéstia ser também discreta e decente.
Qual é o significado da palavra vestes?
Substantivo feminino Roupa, vestuário, vestimenta.
O que quer dizer guardar as suas vestes?
Apocalipse 15–16 – João vê os justos no Reino Celestial e as sete pragas nos últimos dias Peça a um aluno que leia Apocalipse 15:1 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que mais João viu que aconteceria nos últimos dias. Peça aos alunos que relatem o que encontrarem.
Explique que, conforme registrado em Apocalipse 15–16, João descreveu sete pragas que iriam atormentar os iníquos nos últimos dias. No entanto, antes de descrever essas pragas, João fez uma pausa para reiterar as bênçãos que os justos receberão. Resuma Apocalipse 15:2–4 e explique que João viu aqueles que venceriam a Satanás em atitude de louvar a Deus no Reino Celestial.
Desenhe sete taças no quadro e numere-as de 1 a 7 (ou coloque apenas os números no quadro). Explique que João viu sete taças que continham as sete pragas. Peça a vários alunos que se revezem para ler em voz alta Apocalipse 16:2–4, 8–12, 16–21, Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como João descreveu as sete pragas.
Qual é um dos motivos pelos quais as pessoas sofrerão essa praga?
Após a leitura da sexta praga, explique que o Rio Eufrates secará em preparação para a reunião dos reis do mundo para a batalha do Armagedom (ver Apocalipse 16:12–16 ; ver também Zacarias 12:11 ). No final dessa batalha, o Salvador aparecerá ao povo em Jerusalém (ver D&C 45:47–53 ) e a todos os povos da Terra (ver Mateus 24:30 ; D&C 101:23 ).
De acordo com o versículo 15, o que devemos fazer para estarmos preparados para a Segunda Vinda de Jesus Cristo? (Os alunos devem identificar o seguinte princípio: Se vigiarmos e estivermos espiritualmente preparados, então estaremos preparados para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.) Quais são algumas das maneiras pelas quais podemos estar espiritualmente preparados?
Preste testemunho de que o Senhor ama Seu povo e deseja que estejamos preparados para Sua Segunda Vinda. Incentive os alunos a vigiar e estar espiritualmente preparados a fim de que possam receber as bênçãos do Senhor. Comentários e Informações Históricas Apocalipse 14:8,
“Babilônia, aquela grande cidade” “Babel foi fundada por Ninrode, tendo sido uma das cidades mais antigas da Mesopotâmia ou de Sinear ( Gênesis 10:8–10 ). O Senhor confundiu a língua na época em que o povo estava construindo a torre de Babel ( Gênesis 11:1–9 ; Éter 1:3–5, 33–35 ). Mais tarde, Babilônia tornou-se a capital de Nabucodonosor.
Ele construiu uma cidade enorme, da qual ainda existem as ruínas. Babilônia tornou-se uma cidade muito iníqua e, a partir de então, passou a simbolizar a iniquidade do mundo” (Guia para Estudo das Escrituras, “Babel, Babilônia”, scriptures.LDS.org ). Apocalipse 16:15,
“Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes” O Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos, aplicou a expressão “guarda as suas vestes” ( Apocalipse 16:15 ) aos “garments do templo, as vestes do santo sacerdócio, que simbolizam o manto de retidão com o qual os santos deverão se vestir se quiserem alcançar a vida eterna”.
RASGOU AS VESTES: quais os significados dessa atitude das pessoas na Bíblia?
Então ele ensinou o seguinte: “Tanto literal quanto figurativamente, contaminar as vestes significa desobedecer a lei do Senhor, enquanto que guardar as vestes ( Apocalipse 16:15 ) significa guardar os mandamentos e qualificar-se para receber o manto de retidão que cobre os seres celestiais” ( Doctrinal New Testament Commentary, 3 vols., 1965–1973, vol.
III, p.454; ver também Apocalipse 3:3–5 ). Apocalipse 16:16, Reunião em Armagedom “O nome Armagedom é derivado do hebraico Har-Megiddon, que significa ‘montanha de Megido’. O vale de Megido acha-se situado na região oeste da planície de Esdrelon, cerca de 80 quilômetros ao norte de Jerusalém, sendo o local de diversas batalhas importantes nos tempos do Velho Testamento.
O grande e derradeiro conflito que ocorrerá pouco antes da Segunda Vinda do Senhor é chamado de batalha do Armagedom, porque terá início nesse mesmo local. (Ver Ezequiel 39:11 ; Zacarias 12–14, especialmente 12:11 ; Apocalipse 16:14–21,)” (Guia para Estudo das Escrituras, “Armagedom”, scriptures.LDS.org ).
O que quer dizer o véu do templo se rasgou?
Lição 33: Mateus 27:51–28:20 Lição 33 Por ocasião da morte de Jesus Cristo, o véu do templo se rasgou em dois. Os principais dos judeus pediram a Pilatos que guardasse a tumba onde o corpo de Jesus jazia. Jesus Cristo ressuscitou e apareceu a muitos, inclusive a Seus apóstolos.
Por que a perda de um ente querido pode ser difícil?
Peça aos alunos que procurem verdades, enquanto estudam que os ajudem a ter consolo quando um ente querido falece. A fim de proporcionar o contexto para a lição de hoje, você pode pedir aos alunos que contem rapidamente o que Jesus Cristo vivenciou entre o momento em que foi preso até quando foi crucificado.
O que aconteceu quando Jesus morreu?
Você pode também copiar no quadro o diagrama do interior do templo. Explique-lhes que no tempo de Jesus, o templo tinha duas salas: o Lugar Santo e o Santo dos Santos. O Santo dos Santos representava a presença de Deus. Essas duas salas eram separadas por um véu, ou cortina.
- Uma vez por ano, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote passava do Lugar Santo através do véu do templo e entrava no Santo dos Santos, onde ele aspergia o sangue de uma oferta por pecado para expiar os pecados de toda a congregação de Israel (ver ).
- Quando o véu do templo se rasgou em dois, após a morte de Jesus Cristo, isso foi um símbolo dramático de que Jesus Cristo, o Grande Sumo Sacerdote, tinha atravessado o véu da morte e muito em breve entraria na presença de Deus, o Pai.
Para ajudar os alunos a entender melhor o significado do véu rasgado, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração feita pelo Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Hoje em dia, o Santo dos Santos é aberto a todos; e todos, pelo sangue expiatório do Cordeiro, podem hoje entrar no mais elevado e mais santo de todos os lugares, esse reino onde há vida eterna em abundância.
As ordenanças realizadas através do véu do templo da Antiguidade eram à semelhança do que Cristo devia fazer, e graças ao que Ele fez, todos os homens se tornaram qualificados a passar através do véu, na presença do Senhor, para herdar plena exaltação” ( Doctrinal New Testament Commentary, 3 vols., 1965–1973, vol.
I, p.830).
Que verdade importante podemos aprender a respeito da Expiação de Jesus Cristo, com o véu que se rasgou? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Graças à Expiação de Jesus Cristo, todos nós podemos entrar na presença de Deus, desde que nos arrependamos e guardemos nossos convênios.) Como a Expiação de Jesus Cristo torna possível o nosso retorno à presença de Deus?
Ressalte que, embora a Expiação de Jesus Cristo torne possível nosso retorno à presença de Deus, nós devemos fazer nossa parte para sermos dignos de habitar com o Pai Celestial eternamente.
O que nós precisamos fazer para sermos dignos de habitar com o Pai Celestial eternamente?
Faça um resumo de explicando à classe que depois da Ressurreição de Jesus Cristo, muitas pessoas justas que tinham morrido também ressuscitaram e apareceram a muitas pessoas em Jerusalém. Esses versículos também relatam que entre os que testemunharam a morte de Jesus estavam um centurião romano e muitas mulheres.
Qual foi a reação do centurião e dos que estavam com ele? O que foi que eles viram que pode tê-los feito declarar que “verdadeiramente era o Filho de Deus”?
Os líderes dos judeus conspiram com Pilatos para montar guarda no sepulcro de Jesus Faça um resumo de explicando que, depois da morte de Jesus, um rico discípulo chamado José de Arimateia foi a Pilatos e “pediu-lhe o corpo de Jesus”. (). E envolveu o corpo de Jesus num lençol fino e limpo, e o pôs no seu sepulcro novo, e cobriu a entrada da tumba com uma pedra grande.
O que os principais dos sacerdotes e os fariseus pediram a Pilatos? Por que fizeram isso?
Jesus Cristo ressuscita e aparece a muitas pessoas Explique-lhes que logo cedo no primeiro dia da semana, ou no domingo, Maria Madalena e outra mulher chamada Maria vieram à tumba para ungir o corpo de Jesus como expressão de seu amor e sua adoração. Peça a alguns alunos que se revezem na leitura de,
O que as mulheres encontraram ao chegarem ao sepulcro? (Explique-lhes que a Tradução de Joseph Smith esclarece que as mulheres viram dois anjos, não um,) Como vocês teriam reagido se tivessem visto dois anjos? Como os guardas reagiram? De acordo com os, o que os anjos disseram às mulheres? Que verdade podemos aprender com esses versículos? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos.)
A fim de ajudar os alunos a entender a doutrina da Ressurreição, separe-os em duplas ou grupos de três e peça-lhes que completem os espaços do impresso a ser distribuído: “Já ressuscitou” () Estude o verbete intitulado no Guia para Estudo das Escrituras. Depois, discuta as questões abaixo e registre suas respostas nos devidos espaços.
Qual é a diferença entre ser trazido de volta de entre os mortos e ressuscitar? | |
O que acontecerá a toda a humanidade, como resultado da Ressurreição de Jesus Cristo? | |
De que maneira o entendimento da doutrina da Ressurreição traz consolo para aqueles que perderam um ente querido? |
Peça a alguns alunos que compartilhem com a classe o que aprenderam com essa atividade. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Gordon B. Hinckley: “O milagre daquela manhã de Ressurreição, o primeiro domingo de Páscoa, foi um milagre para toda a humanidade.
É o milagre do poder de Deus, Cujo Filho Amado entregou Sua Vida para expiar os pecados de todos, um sacrifício de amor por todos os filhos e filhas de Deus. Com isso, Ele rompeu as cadeias da morte. () Assim como Ele retomou Seu corpo e ergueu-Se do sepulcro, todos nós também desfrutaremos a reunião do corpo com o espírito e nos tornaremos almas viventes no dia de nossa própria ressurreição.
Regozijamo-nos, portanto, como muitas outras pessoas o fazem e como deveria fazer toda a humanidade, ao lembrarmo-nos do mais glorioso, consolador e reconfortante de todos os acontecimentos da história da humanidade: a vitória sobre a morte” ( “A Vitória sobre a Morte”, A Liahona, abril de 1997, pp.5–6).
De acordo com o, o que os anjos mandaram as mulheres fazer? Na opinião de vocês, por que as mulheres partiram “com temor e grande alegria”? O que aconteceu às mulheres enquanto corriam para contar aos discípulos sobre o que tinha acontecido?
Faça um resumo de explicando-lhes que enquanto as mulheres correram para levar aos discípulos a nova da Ressurreição de Jesus, os principais dos sacerdotes ouviram dos soldados que guardavam a tumba o que tinha acontecido. Os líderes judeus temeram que o povo soubesse a verdade e, assim, pagaram aos guardas para que espalhassem a mentira de que os discípulos do Salvador tinham levado Seu corpo da tumba enquanto os guardas dormiam.
Que bênção os onze discípulos receberam por acatar as palavras das mulheres?
Peça a um aluno que leia em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor mandou Seus apóstolos fazerem depois de O virem. Para uma explicação sobre domínio das escrituras e uma lista de atividades adicionais para ajudar os alunos a dominarem as passagens selecionadas, ver o apêndice no final deste manual.
O que os apóstolos foram ordenados a fazer depois de terem visto o Salvador? O que aprendemos com a experiência deles sobre a responsabilidade que temos ao recebermos um testemunho de Jesus Cristo? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Ao recebermos um testemunho de Jesus Cristo, temos a responsabilidade de testificar Dele a outras pessoas.)
Peça aos alunos que venham ao quadro e façam uma lista das maneiras pelas quais podemos prestar testemunho de Jesus Cristo a outras pessoas. Você pode convidar os alunos a explicar ou dar exemplos das ideias que eles escreveram. Depois, faça as seguintes perguntas:
De acordo com o, que promessa o Salvador fez a Seus apóstolos? De que maneira o Senhor esteve “com vocês”, ou ajudou vocês, em seus esforços de partilhar o evangelho?
Convide os alunos a compartilhar seu testemunho de Jesus Cristo com outras pessoas. Para ajudá-los a fazer isso, peça aos alunos que usem as ideias relacionadas no quadro para criar uma meta pessoal de testificar sobre Jesus Cristo e Seu evangelho aos membros da família, aos amigos e a outras pessoas.
- Peça aos alunos que escrevam essa meta no caderno ou diário de estudo das escrituras.
- A fim de ajudar os alunos a memorizar esta passagem de domínio das escrituras, separe os alunos em duplas e convide um membro de cada dupla a escrever a passagem numa folha de papel.
- Peça aos alunos que cortem a folha de papel em tiras, deixando intactas as frases da passagem da escritura.
Peça aos alunos que embaralhem as tiras e depois tentem colocá-las na ordem correta novamente (se necessário, podem olhar nas escrituras). Desafie os alunos a fazerem várias tentativas até não precisarem mais usar as escrituras. Incentive os alunos a remover uma das tiras e falar de cor a frase faltante.
- Depois de os alunos memorizarem uma frase, incentive-os a remover outra frase e repetir de cor as duas frases.
- Permita-lhes continuar esse processo até conseguirem recitar de cor a passagem toda.
- Comentários e Informações Históricas,
- Ele Ressuscitou!” O Presidente Ezra Taft Benson declarou que nenhum acontecimento é mais importante que a Ressurreição de Jesus Cristo: “Os eventos mais espetaculares da história são os que afetam o maior número de pessoas pelo maior período de tempo.
Seguindo esse padrão, nenhum evento poderia ser mais importante para as pessoas individualmente ou para as nações do que a Ressurreição do Mestre. A literal ressurreição de cada alma que já viveu e morreu sobre a Terra é uma certeza; e, sem dúvida, todos deveriam preparar-se cuidadosamente para esse evento.
Nada é mais absolutamente universal do que a Ressurreição. Todo ser vivente ressuscitará” ( “Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson”, Capítulo 6, 2014, pp.102–103). “Portanto ide, ensinai todas as nações” O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que os membros da Igreja podem usar a mídia social para divulgar o evangelho: “O Senhor está acelerando Seu trabalho, e não é coincidência que essas prodigiosas invenções e inovações de comunicação estejam ocorrendo na dispensação da plenitude dos tempos.
Os canais de mídia social são ferramentas globais que podem influenciar individual e positivamente um grande número de pessoas e famílias. Creio que é chegado o tempo para nós, como discípulos de Cristo usarmos essas ferramentas inspiradas adequadamente e com mais eficiência para prestar testemunho de Deus o Pai Eterno, Seu Plano de Felicidade para Seus filhos e Seu Filho, Jesus Cristo, como o Salvador do mundo; para proclamar a realidade da Restauração do evangelho nos últimos dias; e realizar a obra do Senhor” (“”,, LDS.org ).
O que o rei de Israel rasgou?
Page 26 – Versos Paralelos Acaz tinha vinte anos de idade quando começou a reinar e governou dezesseis anos em Jerusalém. Não fez o que é agradável aos olhos de Yahweh, seu Deus, como havia feito Davi, seu antepassado. Tinha Acaz vinte anos quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do Senhor seu Deus, como tinha feito Davi, seu pai, Twenty years old was Ahaz when he began to reign, and reigned sixteen years in Jerusalem, and did not that which was right in the sight of the LORD his God, like David his father.
- Fez o que é agradável aos olhos de Yahweh, como tudo o que fizera seu pai Amazias.
- Ezequias agiu de modo aprovado diante de Yahweh, tal como havia procedido Davi, seu predecessor.
- Ele praticou o que era correto e agradável aos olhos de Yahweh, o SENHOR e procurou agir em tudo de acordo com os princípios de Davi, seu antepassado, sem se desviar para direita nem para a esquerda.
- E mais: Se andares nos meus caminhos, obedecendo aos meus estatutos e aos meus mandamentos, como procedia Davi, teu pai, Eu prolongarei os teus dias sobre a terra!”
- Quanto a ti, se procederes diante de mim como teu pai Davi, em honestidade e integridade de coração, se agires de acordo com as minhas orientações e obedeceres os meus mandamentos e ordenanças,
- E à medida que Salomão ia se tornando idoso, suas mulheres o influenciaram decisivamente a seguir seus deuses e divindades, e o coração de Salomão já não era totalmente dedicado a Yahweh, o SENHOR, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.1
E Abião repousou com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi. E o seu filho Asa foi o seu sucessor.
- Yahweh caminhava com Josafá, pois sua atitude foi aquela que de início seguira seu pai, e não se deixou seduzir pelos cultos aos baalins.
- Ele viveu da maneira como Yahweh, o SENHOR, aprova, tal como procedera o rei Davi seu predecessor.
- Josias agiu de modo justo e sincero diante de Yahweh, o SENHOR, obedecendo aos conselhos e orientações de Davi, seu antepassado e predecessor Davi, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda.
- Ligações
• • • • • • • • Bíblia King James Atualizada (Português) © 2012, Usado com permissão. : 2 Reis 5:7 Assim que o rei de Israel leu a carta, irritou-se sobremaneira e rasgou suas roupas, exclamando: “Por acaso sou Deus, que pode matar e dar a vida, para que ele me envie um homem a fim de que eu o cure da lepra? Vede como procura um motivo para criar um conflito entre nós!”
O que a Bíblia fala sobre raspar a cabeça?
Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar.
Qual é o significado da palavra rasgar?
Significado de Rasgando – Rasgando vem do verbo rasgar. O mesmo que: dilacerando, lacerando, ferindo, cortando, acutilando, fendendo, golpeando, vulnerando.
O que nos ensina o livro de Joel?
Profecias para nossos dias: O antigo testamento para hoje Joel – Brasil Escola Joel foi um profeta do Antigo Testamento, pouco se sabe sobre sua vida e história. O que se sabe é o nome de seu pai Petuel. Suas profecias foram ditas em Jerusalém. Sua vida deve ter sido vivida em Judá.
Ele não foi sacerdote, mas tinha um interesse muito grande pelo templo e por quem nele servia. Suas profecias eram dirigidas ao povo. A mensagem principal do livro de Joel é sobre a vinda do Senhor, onde haverá muita destruição vegetal, atmosférica e humana. Essa destruição não representa simplesmente a destruição do homem ao meio em que vive, mas uma forma de Deus julgar cada homem pelo seu ato de adoração e comunhão a outros deuses.
Quando aquele povo se voltasse ao seu Deus ele poderia deixar esta assolação para trás e voltar a uma aliança com o povo. “Ai do dia! Pois o dia do senhor está perto, e vem como assolação da parte do Todo-Poderoso.” (Joel 1:15) No tempo de Joel havia uma praga devastando plantações inteiras, o que antes era de uma beleza rural intensa se transforma em total deserto de vegetação e tristeza de pessoas.
- Deus através de Joel começa convocando o povo a se arrepender, Ele diz aos jovens, velhos, para que todos se arrependam.
- Uma das palavras de Deus era a memória do povo que deveria ser revista.
- Não deveriam deixar passar aquele tempo sem que guardassem cada evento difícil e deveriam repassar a quem viesse a viver e conviver com eles.
Não era o fato em si, mas lembrar que o desobedecer às ordens divinas acarreta danos e destruição ao homem e sua terra. Deus chama os bêbados a acordarem de suas loucuras, prestarem atenção no que está ocorrendo. Aos bêbados também se indica aqueles que estão espiritualmente desligados, sem atenção, vivendo como se o mundo jamais fosse acabar e que não tivesse um Deus olhando todas as coisas.
- Aqueles que vivem uma vida de atenção aos acontecimentos e ligados a Deus são capazes de responder ao seu chamado de ATENÇÃO E ALERTA.
- O dia do Senhor seria um dia difícil, de lamentação, assolação.
- O mantimento daquele povo estava sendo destruído diante de seus olhos.
- Muitos provavelmente apenas choravam e viam a destruição e não se lembravam de onde vinha.
A memória de seu Deus já estava apagada. A alegria tinha se ido embora junto com as sementes que se destruíam antes de brotarem. Morriam antes que lhes pudesse nascer os brotos e folhas. Os animais nos campos passam fome, pois o capim se acabou, a mortandade chega ao gado também.
O fogo dilacerou o pasto e suas árvores, nada ficou de pé para ser aproveitado. Este estava sendo realmente um dia escuro e sem esperança. Quando observamos o antigo testamento não tem como não compará-lo com os dias atuais. O profeta continua clamando arrependimento, mas poucos ouvem. Queremos a teologia da prosperidade, queremos o ganho fácil e rápido, não lembramos mais da aliança feita com Deus quando o encontramos.
Queremos a pregação mastigada ao invés de debruçarmos sobre a Bíblia e pedir a Deus que nos ensine os seus caminhos. Não contamos mais aos nossos filhos que todo e qualquer pecado entristece o coração de Deus e a consequência virá. Apenas damos ordens a Deus quando gritamos à congregação que determine sua vitória.
As chuvas invasoras, a seca, a violência tem chegado até nós, e o que estamos fazendo, alguns se embriagando com desculpas de esquecer, outros se divertem, pois não sabem que dia acabará outros nem sabem em que tempo estamos vivendo. Mas o dia do Senhor chegará para todos, não importando o que você esteja fazendo.
Gritamos por todos os canais que a violência é organizada, o crime é organizado, a destruição parece organizada, só parece. Tem ares de organizado, mas são ordens satânicas que seguem. Deixamos ás ordens divinas de lado. Deus conhece o poder da disciplina com vara, ele corrige porque quer ver seu povo voltando a ter aliança com Ele.
Mas estamos bêbados em nossos pecados, não conseguimos ver nada, cegamos nosso entendimento. Não queremos concertar, pois leva tempo e esforço. Somos como a geração de Joel, clamamos, mas a pessoa errada. Assim como no tempo de Joel ainda há tempo para arrependimento e é isso que Deus hoje em Cristo espera que façamos.
Voltemos atrás na decisão de não o obedecer para que Ele também volte atrás em nos castigar. “Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.”(Joel 2:2-14) Não são santos que nos conduzirão ao arrependimento, não são pessoas mortas que mesmo depois de mortas seus nomes são usados por demônios para realizar falsos milagres que nos conduzirá a verdade de Deus.
Precisamos rasgar nosso coração. Enxergar a nossa miséria espiritual e pedirmos a Deus em Cristo que nos conduza a uma vida de santidade. Estamos no vale da decisão, ou decidimos obedecer a Palavra de Deus, ou iremos gradativamente experimentando o peso do julgamento divino sem nos despertar.
- O Espírito Santo está aqui para nos ensinar como me arrepender, mas não queremos deixá-lo entrar, pois as mudanças terão que surgir.
- Mas devemos trazer a memória que nada ficará impune a Deus.
- Enquanto tantos preferem servir a satanás e a suas bandejas Deus nos olha com olhar de pena e deseja nos resgatar.
O resgate só é feito através de seu filho Jesus para nós hoje. E estamos o desprezando por deuses estranhos e sem valor de morte e ressurreição. Onde estão estes deuses vendo tanta destruição e nada fazem. Deus enviou seu filho a morrer por nós. E os outros deuses onde está cadê o sacrifício que fizeram por nós? “Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo.
O que são os gafanhotos do livro de Joel?
Joel 1: Aprender com uma Invasão de Gafanhotos Velho Testamento—Guia de Estudo do Aluno Aprender com uma Invasão de Gafanhotos As catástrofes naturais freqüentemente nos fazem sentir fracos e indefesos perante seu assombroso e incontrolável poder. Joel 1 contém uma lição prática dada por Joel usando uma catástrofe natural—uma praga de gafanhotos—para ensinar às pessoas como elas se sentirão indefesas se não se arrependerem antes que chegue o “Dia do Senhor” e os iníquos sejam julgados.
Ele comparou especificamente a invasão de gafanhotos com a invasão de um exército que viria às terras e destruiria o povo que não se arrependesse, como parte dos julgamentos de Deus. Esses tipos de julgamentos também estão profetizados para os últimos dias. (Ver D&C 5:19; 45:31; 87.) Joel sugere que o povo se reúna na casa do Senhor em jejum e oração, pedindo livramento em suas dificuldades, assim como o Senhor ordenou aos santos nos últimos dias que “permanecessem em lugares santos”.
(Ver D&C 45:32.) : Joel 1: Aprender com uma Invasão de Gafanhotos
O que significa as vestes sujas de Josué?
Introdução – Zacarias pregou entre os judeus depois que retornaram a Jerusalém após o cativeiro na Babilônia. Ele teve uma visão de Josué, o sumo sacerdote de Jerusalém, usando roupas sujas. Nessa visão, o anjo do Senhor vestiu Josué com roupas limpas e ordenou que ele andasse em retidão.
O que podemos aprender com Josué e Calebe?
Fé e Confiança de Josué e Calebe (Números 13.5-9) – Igreja Missional do Caminho Nossa história está no ponto quando Moisés avista a terra prometida, conforme o texto de Números 13. Deus havia prometido ao seu povo que eles herdariam uma terra rica e abençoada e durante centenas de anos eles sonhavam com a realização daquela promessa.
Muitos morreram aguardando o cumprimento dela. E agora, lá estavam eles a alguns quilômetros de Canaã. O povo de Israel havia saído do Egito com Moisés e a caminhada pelo deserto foi sem sombra de dúvidas pautada de muitos conflitos e muitas lutas. Foram 40 anos de muitos desafios e finalmente estariam realizando o sonho de possuir uma terra onde fariam morada e habitariam, como Deus havia prometido.
Já que Moisés, por boca de Deus, não entraria na terra, Deus ordena que ele envie 12 espias para sondagem da tão sonhada Canaã, que Deus estava por dar a Israel por herança. O texto nos informa que Moisés envia Josué e Calebe e mais 10 homens escolhidos, um de cada tribo, para espiar a terra de Canaã.
Queriam saber sobre os habitantes dela e se realmente era como Deus havia falado. O relato dos espias foi que a terra era realmente muito boa e belíssima, contudo havia gigantes nela e o povo era muito poderoso. Como sempre reagiram, os hebreus perguntavam a si mesmos como haveriam de possuir aquela terra com tantos empecilhos diante deles.
Pensavam que Deus os havia abandonado. Muitos queriam voltar para o Egito depois de 40 anos! Contudo, na opinião de Josué e Calebe a terra era muito boa e já que o Senhor havia prometido a Israel sua posse, o que tinham a fazer era somente obedecer para receber a bênção.
- E o relatório contrário de Josué e Calebe mudou a história do povo de Deus, que obedeceu e tomou posse da terra, também com muitas lutas.
- Moisés morre e não pisa na nova terra e Josué assume a liderança do povo, fazendo-o passar a seco pelo rio Jordão e adentrar para a Canaã prometida.
- Do Jordão, cada tribo retirou uma pedra, e as levaram consigo para erigir coluna em memorial a YAHWEH por mais um grande feito.
Como tenho dito, muitas vezes somos como o povo de Israel. Não cremos naquilo que Deus falou e prometeu fazer em nós e por nós. Olhamos ao nosso redor e somente enxergamos as dificuldades naturais e os problemas que nos afrontam. Esquecemos que o Deus que prometeu é muito mais forte e mais poderoso do qualquer problema que enfrentamos.
- Precisamos crer que o Deus de toda provisão irá cumprir aquilo que prometeu, portanto o que temos a fazer é simplesmente obedecer.
- Deus está nos chamando para tomar posse da terra que está diante de nós, isso como indivíduos e como comunidade.
- É hora da Missional enfrentar com determinação e coragem o desafio de evangelizar este bairro e as nações, e nós, como seus membros, evangelizar nossos vizinhos e amigos.
Eu bem sei que há muitos gigantes, mas eu garanto que a terra é boa e muito bela e que seus frutos são dignos de nosso investimento de templo e talento. Os gigantes que habitam nela, nossos inimigos, serão nosso alimento para o sucesso de nossa empreitada, pois YAHWEH é conosco.
- Precisamos tomar posse daquilo que ele nos prometeu, e confiantes nele somente, que é o Deus todo-poderoso, trabalhemos com determinação e afinco.
- Portanto, subamos e possuamos a terra! Tomemos posse daquilo que o Senhor tem para nós, confiemos naquele que é o Todo-Poderoso e trabalhemos determinados para sermos instrumentos de sua eterna graça.
E Deus assim nos abençoe! : Fé e Confiança de Josué e Calebe (Números 13.5-9) – Igreja Missional do Caminho
O que podemos aprender com a história de Calebe?
4. A fé muitas vezes requer espera – Depois de espionar a terra e dar um relatório cheio de fé, levou mais 40 anos até que Deus permitiu que Josué e Calebe entrassem na terra prometida.40 anos devem ter parecido muito tempo! Eu me pergunto como eles nutriram sua fé durante esses anos.
- A espera deles foi resultado do pecado dos outros 10 espias que não creram na promessa de Deus.
- No entanto, muitas vezes Deus usa a espera para refinar Seus instrumentos e preparar o palco para Sua glória.
- Aos 85 anos, 45 anos depois de terem espionado a terra, Calebe pediu a Josué que lhe desse a terra que o Senhor lhe havia prometido para Sua família.
Mesmo aos 85 anos, Ele confiou que o Senhor o usaria para expulsar os anaquitas. A lição para nós é que mesmo quando Deus prometeu algo, pode levar muito tempo para vermos a promessa cumprida. No entanto, na espera, nossa fé pode ser fortalecida. Como Calebe, podemos continuar confiando no Senhor mesmo na velhice.
Quem rasgou suas vestes na Bíblia?
Versos Paralelos Bíblia King James Atualizada O rei se levantou, rasgou as suas vestes e se lançou por terra. Do mesmo modo, os seus anciãos e oficiais, mantendo-se de pé, rasgaram as suas vestes. João Ferreira de Almeida Atualizada Então o rei se levantou e, rasgando as suas vestes, lançou-se por terra; da mesma maneira todos os seus servos que lhe assistiam rasgaram as suas vestes.
Ing James Bible Then the king arose, and tare his garments, and lay on the earth; and all his servants stood by with their clothes rent. English Revised Version Then the king arose, and rent his garments, and lay on the earth; and all his servants stood by with their clothes rent. Tesouro da Escritura arose 2 Samuel 12:16 Davi buscou a Deus em favor de seu filho, observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passou a noite toda prostrado no chão.
Gênesis 37:29,34 Entrementes, quando Rúben retornou à cisterna, eis que José não estava mais ali! Então, enfurecido, rasgou suas vestes Josué 7:6 Então Josué, com as demais autoridades de Israel, rasgou suas vestes, prostrou-se com a face rente ao chão, diante da Arca de Yahweh e ali permaneceu em humilhação até o cair da tarde.
Jó 1:20 Ao ouvir tudo isso, Jó levantou-se, rasgou o manto que vestia e foi raspar a cabeça. Logo em seguida, ajoelhou-se, encostando o rosto no chão, em sinal de humildade e adoração diante de Deus, all his servants 2 Samuel 1:11 Então Davi naquele mesmo instante, rasgou as suas vestes; e os homens que estavam com ele fizeram o mesmo.2 Samuel 3:31 Então Davi determinou que Joabe e os seus soldados pranteassem por Abner e que, em sinal de lamentação, rasgassem as suas roupas e vestissem trajes de luto.
E no sepultamente o próprio rei Davi ia caminhando atrás do caixão. Ligações 2 Samuel 13:31 Interlinear • 2 Samuel 13:31 Multilíngue • 2 Samuel 13:31 Espanhol • 2 Samuel 13:31 Francês • 2 Samuel 13:31 Alemão • 2 Samuel 13:31 Chinês • 2 Samuel 13:31 Inglês • Bible Apps • Bible Hub Bíblia King James Atualizada (Português) © 2012 Abba Press,
- Usado com permissão.
- Contexto 2 Samuel 13 30 Estando eles ainda a caminho, este rumor chegou aos ouvidos do rei Davi: “Absalão matou todos os filhos do rei, nenhum sobreviveu à sua ira!” 31 O rei se levantou, rasgou as suas vestes e se lançou por terra.
- Do mesmo modo, os seus anciãos e oficiais, mantendo-se de pé, rasgaram as suas vestes.32 Mas Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi, esclareceu o ocorrido: “Não acrediteis o meu senhor que todos os jovens filhos do rei morreram, porquanto somente Amnom está, de fato, morto! Absalão prometeu vingar-se de morte desde o dia em que Amnom ultrajou a sua irmã Tamar.
Referência Cruzada 2 Samuel 1:11 Então Davi naquele mesmo instante, rasgou as suas vestes; e os homens que estavam com ele fizeram o mesmo.2 Samuel 12:16 Davi buscou a Deus em favor de seu filho, observou rigoroso jejum e, recolhendo-se, passou a noite toda prostrado no chão.2 Samuel 13:30 Estando eles ainda a caminho, este rumor chegou aos ouvidos do rei Davi: “Absalão matou todos os filhos do rei, nenhum sobreviveu à sua ira!”
O que quer dizer o véu do templo se rasgou?
Lição 33: Mateus 27:51–28:20 Lição 33 Por ocasião da morte de Jesus Cristo, o véu do templo se rasgou em dois. Os principais dos judeus pediram a Pilatos que guardasse a tumba onde o corpo de Jesus jazia. Jesus Cristo ressuscitou e apareceu a muitos, inclusive a Seus apóstolos.
Por que a perda de um ente querido pode ser difícil?
Peça aos alunos que procurem verdades, enquanto estudam que os ajudem a ter consolo quando um ente querido falece. A fim de proporcionar o contexto para a lição de hoje, você pode pedir aos alunos que contem rapidamente o que Jesus Cristo vivenciou entre o momento em que foi preso até quando foi crucificado.
O que aconteceu quando Jesus morreu?
Você pode também copiar no quadro o diagrama do interior do templo. Explique-lhes que no tempo de Jesus, o templo tinha duas salas: o Lugar Santo e o Santo dos Santos. O Santo dos Santos representava a presença de Deus. Essas duas salas eram separadas por um véu, ou cortina.
Uma vez por ano, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote passava do Lugar Santo através do véu do templo e entrava no Santo dos Santos, onde ele aspergia o sangue de uma oferta por pecado para expiar os pecados de toda a congregação de Israel (ver ). Quando o véu do templo se rasgou em dois, após a morte de Jesus Cristo, isso foi um símbolo dramático de que Jesus Cristo, o Grande Sumo Sacerdote, tinha atravessado o véu da morte e muito em breve entraria na presença de Deus, o Pai.
Para ajudar os alunos a entender melhor o significado do véu rasgado, peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração feita pelo Élder Bruce R. McConkie, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Hoje em dia, o Santo dos Santos é aberto a todos; e todos, pelo sangue expiatório do Cordeiro, podem hoje entrar no mais elevado e mais santo de todos os lugares, esse reino onde há vida eterna em abundância.
As ordenanças realizadas através do véu do templo da Antiguidade eram à semelhança do que Cristo devia fazer, e graças ao que Ele fez, todos os homens se tornaram qualificados a passar através do véu, na presença do Senhor, para herdar plena exaltação” ( Doctrinal New Testament Commentary, 3 vols., 1965–1973, vol.
I, p.830).
Que verdade importante podemos aprender a respeito da Expiação de Jesus Cristo, com o véu que se rasgou? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Graças à Expiação de Jesus Cristo, todos nós podemos entrar na presença de Deus, desde que nos arrependamos e guardemos nossos convênios.) Como a Expiação de Jesus Cristo torna possível o nosso retorno à presença de Deus?
Ressalte que, embora a Expiação de Jesus Cristo torne possível nosso retorno à presença de Deus, nós devemos fazer nossa parte para sermos dignos de habitar com o Pai Celestial eternamente.
O que nós precisamos fazer para sermos dignos de habitar com o Pai Celestial eternamente?
Faça um resumo de explicando à classe que depois da Ressurreição de Jesus Cristo, muitas pessoas justas que tinham morrido também ressuscitaram e apareceram a muitas pessoas em Jerusalém. Esses versículos também relatam que entre os que testemunharam a morte de Jesus estavam um centurião romano e muitas mulheres.
Qual foi a reação do centurião e dos que estavam com ele? O que foi que eles viram que pode tê-los feito declarar que “verdadeiramente era o Filho de Deus”?
Os líderes dos judeus conspiram com Pilatos para montar guarda no sepulcro de Jesus Faça um resumo de explicando que, depois da morte de Jesus, um rico discípulo chamado José de Arimateia foi a Pilatos e “pediu-lhe o corpo de Jesus”. (). E envolveu o corpo de Jesus num lençol fino e limpo, e o pôs no seu sepulcro novo, e cobriu a entrada da tumba com uma pedra grande.
O que os principais dos sacerdotes e os fariseus pediram a Pilatos? Por que fizeram isso?
Jesus Cristo ressuscita e aparece a muitas pessoas Explique-lhes que logo cedo no primeiro dia da semana, ou no domingo, Maria Madalena e outra mulher chamada Maria vieram à tumba para ungir o corpo de Jesus como expressão de seu amor e sua adoração. Peça a alguns alunos que se revezem na leitura de,
O que as mulheres encontraram ao chegarem ao sepulcro? (Explique-lhes que a Tradução de Joseph Smith esclarece que as mulheres viram dois anjos, não um,) Como vocês teriam reagido se tivessem visto dois anjos? Como os guardas reagiram? De acordo com os, o que os anjos disseram às mulheres? Que verdade podemos aprender com esses versículos? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: Jesus Cristo ressuscitou de entre os mortos.)
A fim de ajudar os alunos a entender a doutrina da Ressurreição, separe-os em duplas ou grupos de três e peça-lhes que completem os espaços do impresso a ser distribuído: “Já ressuscitou” () Estude o verbete intitulado no Guia para Estudo das Escrituras. Depois, discuta as questões abaixo e registre suas respostas nos devidos espaços.
Qual é a diferença entre ser trazido de volta de entre os mortos e ressuscitar? | |
O que acontecerá a toda a humanidade, como resultado da Ressurreição de Jesus Cristo? | |
De que maneira o entendimento da doutrina da Ressurreição traz consolo para aqueles que perderam um ente querido? |
Peça a alguns alunos que compartilhem com a classe o que aprenderam com essa atividade. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do Presidente Gordon B. Hinckley: “O milagre daquela manhã de Ressurreição, o primeiro domingo de Páscoa, foi um milagre para toda a humanidade.
- É o milagre do poder de Deus, Cujo Filho Amado entregou Sua Vida para expiar os pecados de todos, um sacrifício de amor por todos os filhos e filhas de Deus.
- Com isso, Ele rompeu as cadeias da morte.
- Assim como Ele retomou Seu corpo e ergueu-Se do sepulcro, todos nós também desfrutaremos a reunião do corpo com o espírito e nos tornaremos almas viventes no dia de nossa própria ressurreição.
Regozijamo-nos, portanto, como muitas outras pessoas o fazem e como deveria fazer toda a humanidade, ao lembrarmo-nos do mais glorioso, consolador e reconfortante de todos os acontecimentos da história da humanidade: a vitória sobre a morte” ( “A Vitória sobre a Morte”, A Liahona, abril de 1997, pp.5–6).
De acordo com o, o que os anjos mandaram as mulheres fazer? Na opinião de vocês, por que as mulheres partiram “com temor e grande alegria”? O que aconteceu às mulheres enquanto corriam para contar aos discípulos sobre o que tinha acontecido?
Faça um resumo de explicando-lhes que enquanto as mulheres correram para levar aos discípulos a nova da Ressurreição de Jesus, os principais dos sacerdotes ouviram dos soldados que guardavam a tumba o que tinha acontecido. Os líderes judeus temeram que o povo soubesse a verdade e, assim, pagaram aos guardas para que espalhassem a mentira de que os discípulos do Salvador tinham levado Seu corpo da tumba enquanto os guardas dormiam.
Que bênção os onze discípulos receberam por acatar as palavras das mulheres?
Peça a um aluno que leia em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor mandou Seus apóstolos fazerem depois de O virem. Para uma explicação sobre domínio das escrituras e uma lista de atividades adicionais para ajudar os alunos a dominarem as passagens selecionadas, ver o apêndice no final deste manual.
O que os apóstolos foram ordenados a fazer depois de terem visto o Salvador? O que aprendemos com a experiência deles sobre a responsabilidade que temos ao recebermos um testemunho de Jesus Cristo? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Ao recebermos um testemunho de Jesus Cristo, temos a responsabilidade de testificar Dele a outras pessoas.)
Peça aos alunos que venham ao quadro e façam uma lista das maneiras pelas quais podemos prestar testemunho de Jesus Cristo a outras pessoas. Você pode convidar os alunos a explicar ou dar exemplos das ideias que eles escreveram. Depois, faça as seguintes perguntas:
De acordo com o, que promessa o Salvador fez a Seus apóstolos? De que maneira o Senhor esteve “com vocês”, ou ajudou vocês, em seus esforços de partilhar o evangelho?
Convide os alunos a compartilhar seu testemunho de Jesus Cristo com outras pessoas. Para ajudá-los a fazer isso, peça aos alunos que usem as ideias relacionadas no quadro para criar uma meta pessoal de testificar sobre Jesus Cristo e Seu evangelho aos membros da família, aos amigos e a outras pessoas.
Peça aos alunos que escrevam essa meta no caderno ou diário de estudo das escrituras. A fim de ajudar os alunos a memorizar esta passagem de domínio das escrituras, separe os alunos em duplas e convide um membro de cada dupla a escrever a passagem numa folha de papel. Peça aos alunos que cortem a folha de papel em tiras, deixando intactas as frases da passagem da escritura.
Peça aos alunos que embaralhem as tiras e depois tentem colocá-las na ordem correta novamente (se necessário, podem olhar nas escrituras). Desafie os alunos a fazerem várias tentativas até não precisarem mais usar as escrituras. Incentive os alunos a remover uma das tiras e falar de cor a frase faltante.
- Depois de os alunos memorizarem uma frase, incentive-os a remover outra frase e repetir de cor as duas frases.
- Permita-lhes continuar esse processo até conseguirem recitar de cor a passagem toda.
- Comentários e Informações Históricas,
- Ele Ressuscitou!” O Presidente Ezra Taft Benson declarou que nenhum acontecimento é mais importante que a Ressurreição de Jesus Cristo: “Os eventos mais espetaculares da história são os que afetam o maior número de pessoas pelo maior período de tempo.
Seguindo esse padrão, nenhum evento poderia ser mais importante para as pessoas individualmente ou para as nações do que a Ressurreição do Mestre. A literal ressurreição de cada alma que já viveu e morreu sobre a Terra é uma certeza; e, sem dúvida, todos deveriam preparar-se cuidadosamente para esse evento.
- Nada é mais absolutamente universal do que a Ressurreição.
- Todo ser vivente ressuscitará” ( “Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Ezra Taft Benson”, Capítulo 6, 2014, pp.102–103).
- Portanto ide, ensinai todas as nações” O Élder David A.
- Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou que os membros da Igreja podem usar a mídia social para divulgar o evangelho: “O Senhor está acelerando Seu trabalho, e não é coincidência que essas prodigiosas invenções e inovações de comunicação estejam ocorrendo na dispensação da plenitude dos tempos.
Os canais de mídia social são ferramentas globais que podem influenciar individual e positivamente um grande número de pessoas e famílias. Creio que é chegado o tempo para nós, como discípulos de Cristo usarmos essas ferramentas inspiradas adequadamente e com mais eficiência para prestar testemunho de Deus o Pai Eterno, Seu Plano de Felicidade para Seus filhos e Seu Filho, Jesus Cristo, como o Salvador do mundo; para proclamar a realidade da Restauração do evangelho nos últimos dias; e realizar a obra do Senhor” (“”,, LDS.org ).
O que significa as vestes?
Significado de Veste substantivo feminino Roupa, vestuário, vestimenta.
Como era o rio Jordão era sujo?
O Rio Jordão é um pequeno Rio para nós que estamos acostumados a ver vários nas nossas realidades tropicais, mas um grande Rio para uma terra árida como é a Terra Bíblica. O Rio nasce nas alturas do Golã, entre Israel, Síria e Líbano, passa pelo Mar da Galileia e termina o seu curso no Mar Morto.
É um rio que tem um pouco mais de 200 quilômetros de cumprimento. A principal diferença entre o rio de hoje e aquele do tempo de Naamã, general sírio que foi curado de lepra quando mergulhou sete vezes no rio Jordão ( 2Reis 5 ) é que o volume de água provavelmente é menor. É a principal fonte hídrica para os habitantes de Israel e Jordânia e irriga muitos campos de produção agrícula.
A água que ele despecha, hoje, no Mar Morto é muito pouca. No tempo de Naamã, aproximadamente há 4.000 anos, existia pouca gente que vivia na Terra Santa e a cultivação agrícula era muito baixa. A água era usada sobretudo para os animais e não existia um extrativismo constante.
- Por isso havia mais água.
- Outra diferença era o cuidado com a água.
- Certamente nela era colocado tudo, todo tipo de esgoto, pois não existia consciência ecológica como existe hoje.
- Mas o volume de esgoto era muito pequeno e podemos dizer com certeza que não era o suficiente para tornar as águas desse rio contaminadas a tal pondo de terem “mal odor”.
Portanto, a hipótese dessas pessoas é apenas um recurso para sublinhar a importância da aventura do general sírio, que mergulha 7 vezes no Rio. A mensagem bíblica não está na dificuldade da empresa, mas mostra como passar através do Jordão transforma as pessoas: do pecado se passa à vida.