Contents
- 0.1 Qual é o significado da palavra podcast?
- 0.2 Como se chama a pessoa que faz podcast?
- 0.3 Qual o podcast mais famoso do mundo?
- 0.4 Qual o podcast mais assistido do mundo?
- 0.5 Qual o maior podcast feminino do Brasil?
- 1 Quem escuta podcast é o quê?
- 2 Qual o nome do podcast da Giovanna Ewbank?
- 3 Quais as vantagens e desvantagens do podcast?
- 4 Qual a vantagem de ter um podcast?
- 5 Qual é a origem da palavra podcast?
- 6 Para que são utilizados os podcasts?
- 7 Qual a diferença entre podcast e Live?
Qual é o significado da palavra podcast?
Podcast |pòdecáste| Ficheiro áudio ou multimédia, divulgado com periodicidade regular e com conteúdo semelhante ao de um programa de rádio, que pode ser descarregado da Internet e lido no computador ou em dispositivo próprio. Plural: podcasts.
Como se chama a pessoa que faz podcast?
O autor de um podcast é chamado podcaster.
Para que são utilizados os podcasts?
Por que o podcast pode contribuir na educação? – A praticidade proporcionada pelo podcast faz com que ele seja uma espécie de facilitador na rotina de estudos da criança ou do adolescente. Afinal, permite reproduzir conteúdos complementares das matérias no próprio celular, a caminho da escola, por exemplo.
Os podcasts também são interessantes recursos para trazer debates importantes, apresentar opiniões diferentes e promover a autoaprendizagem. Isso estimula a autonomia do estudante, que assume um papel mais ativo em sua jornada de estudos. Por fim, por se tratar de um conteúdo facilmente compartilhável, de distribuição gratuita e livre, nada impede que professores hospedem esse material em plataformas educacionais.
Assim, geram recursos educacionais abertos, que podem contribuir com a troca de ideias de educadores, estudantes e outros usuários da rede,
A função do podcast depende do formato, do público-alvo e do assunto tratado nos episódios. A seguir, listamos as suas principais: Difundir informações relevantes, de interesse público e notícias jornalísticas. Compartilhar o conhecimento de especialistas ou educadores.
Qual o tempo de duração de um podcast?
Qual é a duração ideal de podcast, segundo as pesquisas? – A Podpesquisa é uma das pesquisas mais clássicas sobre podcasts no Brasil. Na sua edição de 2017, 42% dos ouvintes responderam que preferem programas entre 1h e 1h30. Já uma pesquisa da Acast, de 2021, traz 42% dos ouvintes (aqui nos EUA) preferindo episódios entre 15 e 30 minutos.
Esse post analisou 19 milhões de episódios de podcast, e encontrou uma média de 43:24 minutos em 2018. Com uma mediana, onde ele desconsidera episódios extremamente fora do padrão (muito curtos ou muito longos, também conhecidos como outliers ), de 38:42 minutos. Em 2019 ele foi atualizado e a média caiu para 41:31 minutos, com a mediana em 36:34 minutos.
Ou seja, segundo diferentes pesquisas – e sim, todas claramente desatualizadas – o seu podcast pode ter episódios de 15 minutos, 40 minutos, ou 1h30. Não ajudou muito, não é mesmo?
Qual o podcast mais famoso do mundo?
Os 5 podcasts mais ouvidos de 2022 no Mundo – Em termos globais, a retrospectiva aponta o podcast The Joe Rogan Experience como o mais ouvido no mundo, Call Her Daddy aparece em segundo lugar; Anything Goes with Emma Chamberlain ficou na terceira posição, enquanto Caso 63 em quarto e Crime Junkie em quinto.
Qual o podcast mais assistido do mundo?
Com uma conta gratuita. – Faça parte Atualmente o Brasil é terceiro país que mais consome podcast no mundo, O país só fica atrás da Suécia e Irlanda, primeiro e segundo colocados, respectivamente. É o que revela um estudo realizado pela plataforma Cupom Valido.com.br com dados da Statista e Ibope sobre o consumo de podcast no país.
Continua após a publicidade No Brasil, são mais de 30 milhões de ouvintes, e mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Só como comparação, a Suécia (primeiro no ranking), possui uma taxa de de somente 7% acima do Brasil — 47% no total. No ranking mundial, o Brasil fica na frente de até países como os Estados Unidos e o Reino Unido — com 34% e 31%, respectivamente.
Na América Latina, o México e o Chile são dois países que também se destacam com percentuais entre 30% e 39%. Na ponta oposta, os países que menos escutam podcasts são: Japão, Taiwan, Malásia e Paquistão — com aproximadamente 5%. O Spotify segue na liderança com 25% da participação de mercado, como o tocador favorito do público para ouvir podcast.
Qual o maior podcast feminino do Brasil?
1. Calcinha larga – Comandado por nada mais, nada menos que Camila Fremder, Helen Ramos e Tati Bernardi, o “Calcinha larga” é um dos melhores podcasts do universo feminino, pois aborda tudo sobre a vida da mulher moderna. O bate-papo das três amigas, com algumas ilustres convidadas, desconstrói o estereótipo de mulher perfeita estabelecido pela sociedade.
Quem escuta podcast é o quê?
Comportamentos dos ouvintes brasileiros – Segundo a pesquisa encomendada pelo Grupo Globo, os podcasts estão se popularizando amplamente no território nacional, principalmente na região Sudeste, que possui 46% dos ouvintes brasileiros, seguida pela região Nordeste, com 26% dos ouvintes.
Os ouvintes estão bem distribuídos por gênero (51% são homens e 49%, mulheres) e por idade: pouco mais da metade do público (52%) está na faixa etária entre 16 e 34 anos, e 48% possuem mais de 35 anos. O consumo de podcasts por classe social, todavia, é desigual. A maior parte dos ouvintes são da classe C (51%), seguida pelas classes A/B (35%).
Apenas 14% pertencem à classe D. O estudo revelou ainda que a principal porta de entrada para o hábito é a “busca por assunto de seu interesse”, segundo 41% dos entrevistados. Outros motivos para o início do hábito também foram citados pelos participantes do estudo: curiosidade acerca do próprio formato (27%), indicação de amigos ou família (26%), anúncios na internet (20%) e indicação do próprio aplicativo (19%).
Um dos motivos para a popularização dos podcasts é a conveniência: 44% dos brasileiros ouvem programas durante a realização de tarefas domésticas, 38% enquanto navegam na internet, 25% escutam antes de dormir, 24% estudando ou trabalhando e 20% durante atividades físicas. O formato também se encaixou facilmente à rotina dos ouvintes.43% dos entrevistados escutam podcasts de uma a três vezes por semana, 22% de quatro a seis vezes, e 16% escutam todos os dias.
Apenas 19% têm um consumo infrequente, menor do que uma vez por semana. Os ouvintes que participaram da pesquisa apontaram ainda alguns motivos que os levam a se tornarem leais a um programa de podcast. A principal razão, para 66% dos entrevistados, é “muito interesse pelo assunto”.
- Entretanto, logo em seguida está o fato de o programa possuir “linguagem simples e informal”, com 64%.
- A credibilidade dos produtores do programa também é um fator importante para 46% dos ouvintes.
- Em relação ao formato dos programas favoritos, destacam-se os podcasts de entrevistas (apreciado por 55% dos ouvintes), baseados em histórias reais (39%), de conversa ou debate (36%), reportagens aprofundadas (35%) e resumos de notícias do dia ou da semana (33%).
Por fim, é importante notar que o acesso ao conteúdo ainda é muito centralizado por poucas plataformas. No Brasil, 40% dos plays ocorrem no Spotify, 17% no Google, 11% no Globoplay e 9% no Deezer.
Qual o nome do podcast da Giovanna Ewbank?
Atriz e apresentadora usou suas redes sociais para falar sobre as mudanças; público vai poder acompanhar o seu dia a dia, ao lado de Bruno Gagliasso, Títi, Bless e Zyan, no Rancho da Montanha – Por O Globo 04/03/2023 08h08 Atualizado 04/03/2023 1 de 2 Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso, Títi, Bless e Zyan Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso, Títi, Bless e Zyan Reprodução do Instagram Mudanças à vista na vida da atriz e apresentadora Giovanna Ewbank: ela usou suas redes sociais para anunciar que dará uma pausa no podcast “Quem pode, pod”, que divide com Fernanda Paes Leme, e que vai passar a compartilhar sua vida em família por meio de um reality, que será exibido no seu canal no YouTube.2 de 2 Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e os filhos, Títi, Bless e Zyan — Foto: Reprodução do Instagram Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank e os filhos, Títi, Bless e Zyan — Foto: Reprodução do Instagram
Bruno Gagliasso sobre sexo com Giovanna Ewbank depois de 12 anos de casamento: Às vésperas de estreia em superprodução espanhola, De férias em Alagoas com Bruno Gagliasso,
O público vai então poder ver de pertinho o dia a dia de Giovanna, o marido, o ator Bruno Gagliasso, e os três filhos do casal: TÍti, Bless e Zyan, no paraíso ecológico que criaram, no interior do Rio, o Rancho da Montanha. : Giovanna Ewbank anuncia pausa em podcast e estreia de reality em família
Quais as vantagens e desvantagens do podcast?
3. O podcast solo – O podcast solo é o podcast mais fácil em termos de produção e planejamento, mas exige muito do anfitrião. Porque o anfitrião é o único que fala no podcast, e isso significa que a qualidade depende de sua capacidade de se expressar bem.
Algumas vezes esses podcasts são roteirizados (escritos em script e lidos em voz alta) e algumas vezes o apresentador fala sobre um tópico em particular durante o podcast. A grande vantagem deste tipo de podcast é que você não tem que levar ninguém em conta no processo. Você tem tudo sob controle. Uma desvantagem potencial é que pode se tornar rapidamente chato se você tiver que ouvir a mesma voz por uma hora.
Além disso, pode ser um desafio como anfitrião manter sua energia alta quando não há interação com os outros.
Fácil de planejar A edição de áudio é mais fácil Controle total sobre a qualidade Registros em todos os lugares
Manter a energia alta pode ser difícil Mais difícil de manter o interesse O conteúdo pode se tornar muito unilateral Pouco dinamismo
Qual a vantagem de ter um podcast?
Um podcast ajuda você a construir uma relação com o ouvinte Afinal, com isso, o ouvinte vai se sentir mais próximo da sua empresa. E essa proximidade é fundamental para fazer um bom trabalho de marketing de relacionamento. Isso porque a proximidade gera uma afeição, que é o primeiro passo para fidelizar um cliente.
Quem paga o podcast?
Crie um clube de assinatura – Quando o assunto é patrocínio, vale destacar que não é algo realizado apenas por empresas. Caso você tenha conteúdo de qualidade e um público engajado, é possível ganhar dinheiro com seu podcast por meio de um clube de assinatura.
Há inúmeras plataformas de financiamento coletivo que você pode usar. Por exemplo, você pode aderir a sites de crowdfunding como Apoia.se, Catarse e Kickante. Você também pode solicitar doações a sua audiência ou oferecer conteúdo exclusivo para os assinantes – como e-books, episódios exclusivos, transmissões ao vivo ou grupos fechados.
Muitos programas agregam renda a seus negócios através deste modelo. O conteúdo gratuito tem a função de fazê-los ganhar autoridade e chegar ao nível em que existe a possibilidade de ganhar dinheiro com a sua produção de conteúdo. Entretanto, nesta modalidade, você não será o dono de todo o capital arrecadado – é preciso pagar uma quantia à plataforma e aderir aos modelos de monetização que estão à disposição.
Qual é a origem da palavra podcast?
Podcast: o que é e o que significa Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. Qualquer usuário na internet pode criar um podcast. As publicações dos arquivos podcast são feitas através de podcasting, um sistema que segue um padrão de feed RSS, ou seja, permite que os internautas possam subscrever determinado post de seu interesse e acompanhar automaticamente todas as recentes atualizações deste.
Como dito, os podcasts podem ter diferentes temas, sendo que os mais populares costumam falar sobre cinema, TV, literatura, ciências, games, religião, humor, esporte, etc. Em suma, o podcast é parecido com um programa de rádio, mas a diferença está no fato desta mídia digital ser disponibilizada na internet, podendo assim ser acessada a qualquer momento.
Diferente dos feeds de texto, os podcasts são feeds de áudio, ou seja, “textos para ouvir”. Existem três principais meios de ouvir um podcast : acessando o site onde o arquivo está disponível; fazer download do podcast para o computador ou smartphone, podendo assim ouvir o seu conteúdo mesmo offline ; ou através da instalação de um agregador de podcasts, um software que organiza e comunica quando houver atualizações nos podcasts que a pessoa acompanha.
A origem do termo podcast teria surgido a partir da junção de iPod, dispositivo da Apple de reprodução de arquivos MP3 (áudio), e broadcast, palavra em inglês que significa “transmissão” (de rádio). Os créditos para a criação deste conceito foram atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry. Veja também:,
: Podcast: o que é e o que significa
Qual é a origem da palavra podcast?
Podcast: o que é e o que significa Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. Qualquer usuário na internet pode criar um podcast. As publicações dos arquivos podcast são feitas através de podcasting, um sistema que segue um padrão de feed RSS, ou seja, permite que os internautas possam subscrever determinado post de seu interesse e acompanhar automaticamente todas as recentes atualizações deste.
- Como dito, os podcasts podem ter diferentes temas, sendo que os mais populares costumam falar sobre cinema, TV, literatura, ciências, games, religião, humor, esporte, etc.
- Em suma, o podcast é parecido com um programa de rádio, mas a diferença está no fato desta mídia digital ser disponibilizada na internet, podendo assim ser acessada a qualquer momento.
Diferente dos feeds de texto, os podcasts são feeds de áudio, ou seja, “textos para ouvir”. Existem três principais meios de ouvir um podcast : acessando o site onde o arquivo está disponível; fazer download do podcast para o computador ou smartphone, podendo assim ouvir o seu conteúdo mesmo offline ; ou através da instalação de um agregador de podcasts, um software que organiza e comunica quando houver atualizações nos podcasts que a pessoa acompanha.
- A origem do termo podcast teria surgido a partir da junção de iPod, dispositivo da Apple de reprodução de arquivos MP3 (áudio), e broadcast, palavra em inglês que significa “transmissão” (de rádio).
- Os créditos para a criação deste conceito foram atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry.
- Veja também:,
: Podcast: o que é e o que significa
Para que são utilizados os podcasts?
Por que o podcast pode contribuir na educação? – A praticidade proporcionada pelo podcast faz com que ele seja uma espécie de facilitador na rotina de estudos da criança ou do adolescente. Afinal, permite reproduzir conteúdos complementares das matérias no próprio celular, a caminho da escola, por exemplo.
- Os podcasts também são interessantes recursos para trazer debates importantes, apresentar opiniões diferentes e promover a autoaprendizagem.
- Isso estimula a autonomia do estudante, que assume um papel mais ativo em sua jornada de estudos.
- Por fim, por se tratar de um conteúdo facilmente compartilhável, de distribuição gratuita e livre, nada impede que professores hospedem esse material em plataformas educacionais.
Assim, geram recursos educacionais abertos, que podem contribuir com a troca de ideias de educadores, estudantes e outros usuários da rede,
Qual a diferença entre podcast e Live?
Nos últimos anos temos ouvido muito falar em podcast. Muitas vezes citado como um formato, na verdade ele é um meio de comunicação, assim como TV ou Rádio. A grande diferença é que o podcast é um conteúdo transmitido pela internet, via áudio ou vídeo, sendo possível acessá-los por diferentes aplicativos para serem consumidos na hora e da maneira que quisermos.
- Na televisão, para seguir de exemplo, existem diferentes formas de se fazer um programa de TV.
- Ele pode ser um reality show, um programa de auditório, um telejornal, um programa de reportagens, uma novela, dentre tantos outros.
- No podcast também funciona assim, a diferença é que essas nomenclaturas não são tão claras.
Isso ocorre, pois enquanto a TV, como transmissão de conteúdo, existe desde 1926, os podcasts passaram a existir a partir de 2004. Então, podemos dizer que estamos vivendo a história do desenvolvimento desse meio. Acontece que sendo na internet, tudo é mais rápido, inclusive o avanço das coisas.
Por que fazer um podcast?
Fazer um podcast aproxima você do público – Um dos maiores objetivos do marketing de conteúdo é fidelizar o cliente através da produção de conteúdo relevante, Nesse aspecto, podcasts são excelentes pedidas, pois a maioria das pessoas os ouve durante o dia-a-dia, em conjunto com outras tarefas.