O Que Significa Petição Intermediária Juntada?

O Que Significa Petição Intermediária Juntada

O que é uma juntada de petição intermediária realizada?

A principal função de uma petição intermediária é manifestar-se ou requerer algo em um processo já em andamento. Ela pode servir, portanto, para a juntada de documentos, procurações ou provas, para a apresentação de réplicas, de memoriais, entre outros procedimentos.

O que acontece depois de uma juntada de petição?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão.

Quem faz a petição intermediária?

Para que serve uma petição intermediária juntada? – Alguns conceitos são utilizados com certa frequência por profissionais de advocacia em seu dia a dia. Por essa razão, precisam ser bem compreendidos, como é o caso do entendimento a respeito de para que serve uma petição intermediária juntada.

  1. Não é difícil compreender o todo quando se entende as suas partes.
  2. Então, o que precisa estar claro, primeiramente, é para que serve uma petição intermediária.
  3. Reforçando o conceito, é a petição apresentado com o processo já em andamento.
  4. Geralmente, é feita perante alguma solicitação do Judiciário.
  5. É muito comum o Juiz que cuida de um caso manifestar-se enquanto esse transcorre na Justiça.

Assim, a petição intermediária torna-se o instrumento para as partes atenderem às situações levantadas pelo magistrado. A própria nomenclatura já expõe que esse tipo de peça jurídica trata-se de um documento apresentado no intermédio, ou seja, em um momento que está entre o meio e o fim do trâmite processual.

  1. A próxima questão a ser compreendida é para que serve o termo juntada.
  2. A palavra, por si só, já denota que deriva do verbo juntar, cujo significado é juntar uma coisa a outra.
  3. Sendo assim, no Direito, juntada se torna uma forma de indicar, resumidamente, a realização de um ato judicial pelo qual são anexados ao processo petições, laudos, provas ou qualquer outra peça processual.

Dessa maneira, a juntada, nada mais é do que a simples inserção de um novo documento no processo. Como esse novo documento consiste na petição intermediária, é que se tem a petição intermediária juntada à ação judicial. Conforme já mencionado, essa petição intermediária é uma resposta a uma exposição do Juiz e um meio de tornar documentos como laudos, outras provas e afins parte do processo.

Quanto tempo dura a juntada de petição?

1. Juntada de petição de manifestação – Como já dito no exemplo anterior, a petição de manifestação é o instrumento disponível para que uma das partes exponha seus argumentos em relação a um despacho realizado pelo Juiz no processo. Para tornar mais claro o seu uso, é possível recorrer ao quinto parágrafo do artigo 334 do novo Código de Processo Civil: Artigo 334.

Se a petição inicial preencher os requisitos essenciais e não for o caso de improcedência liminar do pedido, o juiz designará audiência de conciliação ou de mediação com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, devendo ser citado o réu com pelo menos 20 (vinte) dias de antecedência. § 5º O autor deverá indicar, na petição inicial, seu desinteresse na autocomposição, e o réu deverá fazê-lo, por petição, apresentada com 10 (dez) dias de antecedência, contados da data da audiência.

Essa petição que o réu deve apresentar é uma juntada de petição, pois ela será inclusa ao processo. Para tanto, precisa conter:

You might be interested:  O Que Significa Porte Da Empresa?

o endereçamento, indicando o Juízo da Vara e a comarca; identificar o número do processo; expor concisamente o se requer na petição; apresentar resumidamente os fatos; pedir deferimento; identificar a cidade e a data; apresentar os dados do advogado no final.

Também é interessante observar que, nesse caso específico, o prazo final para a juntada de petição é 10 dias antes da data da audiência. Isso significa que cada tipo de petição detém um prazo determinado para fazer parte do processo. Por essa razão, não há como determinar um só prazo para a juntada de petição.

O que quer dizer petição juntada no processo?

Perguntas frequentes sobre juntada de petição – O que é uma petição? Como o próprio nome sugere, petição nada mais é que um pedido, feito em juízo. Uma petição inicial é a peça que abre o processo. Outras petição, juntadas ao longo do trâmite, são utilizadas para apresentar provas, adicionar documentos, entre outras ações.

  1. O que é juntada de petição? A juntada de petição, como o nome já apresenta, é o ato de juntar, aos autos de um processo judicial, um pedido que uma das partes faça ao julgador da lide, deixando registrado no processo o pedido em questão.
  2. Qual a diferença entre juntada de petição e petição de juntada? A juntada de petição é a situação processual onde é anexado, aos autos do processo, um pedido ou manifestação de uma das partes, feito por meio de petição, dirigida ao juiz; enquanto a petição de juntada é uma peça processual, feita por meio de petição, que tem como objetivo a inserção de documentos que tenham alguma relevância dentro de um processo, sendo esses documentos que deveriam ter sido apresentados em etapas específicas do processo, mas não foram por um motivo qualquer.
You might be interested:  O Que Significa Engenharia De Produção?

Quais são os tipos de petição de juntada? – Petição de juntada de substabelecimento – Petição de juntada de procuração – Petição de juntada de laudo pericial – Petição de juntada de depósito judicial – Petição de juntada de certidão de óbito O que é a juntada de uma petição de substabelecimento? Por meio do substabelecimento, o advogado responsável pelo caso concede ou delega poderes a outro advogado.

O que deve ter na petição?

Quais são os requisitos da petição inicial Novo CPC? – Os requisitos da petição inicial são os seguintes: o juízo a que se destina; a qualificação das partes; a causa de pedir; o pedido; o valor da causa; as provas que pretende produzir; a opção pela realização da audiência de conciliação ou mediação; e a apresentação dos documentos indispensáveis.

Qual é o prazo de uma petição?

Primeiramente vamos falar sobre o CPC de 2015, que tem como objetivo simplificar e dar mais celeridade à tramitação das ações cíveis com a redução de recursos, diminuição de formalidades e criação de uma ferramenta específica para tratar das ações repetitivas, além de agilizar e tornar mais transparentes os processos judiciais na esfera civil.

  1. Inclusive várias peculiaridades foram modificadas para atingir esses fins (contagem de prazo em dias úteis, etc).
  2. Regularmente citado, o réu terá um prazo para oferecer sua resposta.
  3. Nessa fase, o réu poderá tomar três atitudes: manter-se inerte, reconhecer juridicamente o pedido, responder a demanda.

Vamos ficar adstrito à reposta da ação.1. O que vem a ser resposta da ação? São meios processuais de que o réu pode dispor para responder a demanda. Assim, via de regra, a resposta se dá através de três modalidades: contestação, reconvenção e exceção (exceção subdivide-se em: impedimentos, incompetência e suspeição).

Contestação: meio de defesa processual e material considerado mais importante; Reconvenção: tem por objetivo garantir que o réu deduza uma pretensão de mérito em face do autor; Exceções: podem ser de suspeição, de impedimento ou de incompetência (esta só se aplica à incompetência relativa).

2. Contagem do prazo O prazo processual será contado em dias, computados somente os dias úteis, conforme Artigo 219 do CPC, Assim, contando-se somente os dias úteis, será excluído o dia do começo do prazo e incluído o dia do vencimento, disposto no Artigo 224 do CPC,

Os dias do começo e do vencimento do prazo serão protraídos para o primeiro dia útil seguinte, se coincidirem com dia em que o expediente forense for encerrado antes ou iniciado depois da hora normal ou houver indisponibilidade da comunicação eletrônica.3. Prazo das exceções Desde que, as matérias sejam passiveis de nulidade relativa.

Porque as matérias de nulidade absoluta podem ser arguidas em qualquer momento. O prazo será de 15 dias, contados do conhecimento do fato pela parte, que poderá mediante petição específica dirigida ao juiz do processo no qual indicará fundamento e instrução de documentos que fundam a alegação, com indicação de rol de testemunhas, conforme disposto do Artigo 146 do CPC,4.

You might be interested:  O Que Significa Aliança Com Deus?

Prazo da contestação O prazo de 15 dias para o réu oferecer contestação, nos termos do Artigo 335 do CPC, onde será o termo inicial a partir das datas: da audiência de conciliação ou mediação, do protocolo do pedido de cancelamento de audiência pelo réu ou no caso do Artigo 231 do CPC,5. Prazo de reconvenção O autor poderá propor a reconvenção no prazo de 15 dias.

Na contestação é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação inicial ou com fundamento da defesa. O prazo do autor para resposta a reconvenção será de 15 dias, nos termos do Artigo 343 § 1º do CPC, 👍⬅ Gostou? Então, recomende para outros leitores, clicando lá em cima.

Réplica no código de processo civil de 2015; A declaração de incompetência no processo civil ; Há possibilidade de mérito na ação sem citação do réu?,

6. Referências http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/8961/Algumas-inovacoes-do-novo-Código-de-Processo-Civil BRASIL. Lei 5869 de 11/01/1973, Código de processo civil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5869compilada.htm Senado Federal.

  1. Sobre Parecer ao Projeto de Lei N.º 8.046/2010.
  2. Disponível em: http://s.conjur.com.br/dl/redacao-final-aprovada-câmara.pdf https://rsalazar.jusbrasil.com.br/artigos/182556670/como-ficam-os-prazos-no-novo-código-de-processo-civil?ref=home 7.
  3. Publicações de Carlos Eduardo Vanin Para acessar o acervo de artigos publicados pelo autor, ACESSE: Click aqui ou acesse o link: https://duduhvanin.jusbrasil.com.br/publicacoes Artigo elaborado por Carlos Eduardo Vanin.

A qualquer erro manifeste-se e ajude-me a crescer juntamente com os demais estudiosos! Ademais, os direitos da publicação podem ser utilizado, desde que, mencionada autoria, conforme inciso III do Artigo 46 da Lei 9.610 /98. Att. Carlos Eduardo Vanin

Para que serve uma petição online?

O que são petições online e como surgiram? – O conceito de petições online, em termos legais, é basicamente um instrumento jurídico que visa obter uma decisão favorável do juiz diante de alguma causa pretendida. A única diferença de uma petição tradicional é ela ser feita de modo digital.

As petições se tornaram sinônimo de abaixo-assinado no linguajar popular, como forma de apoio a ONGs, pessoas ou empresas. Tal transformação se deu a partir da década de 1990, especificamente no Reino Unido e em Portugal, onde começaram a aparecer vários registros de ativismo digital. Com o passar dos anos, as manifestações foram ganhando mais força até se tornarem o que são hoje.

Atualmente, essa ferramenta é uma grande vantagem democrática que permite um alcance inimaginável de pessoas e o aumento das chances de se levar um caso a uma,

Adblock
detector