Contents
Quem foi Cecília na Bíblia?
Uma Volta ao Passado: o Passado do Nome Maria Cecília segundo a Bíblia – O nome Maria Cecília também tem raízes profundas na história bíblica. De acordo com os ensinamentos bíblicos, foi Maria quem recebeu a missão divina de ser mãe de Jesus Cristo. Por isso, o nome Maria Cecília está intimamente ligado à história da salvação e à missão redentora de Jesus Cristo.
Qual a personalidade do nome Cecília?
Traços gerais da personalidade nome Cecília Nome que reflete uma excelente capacidade de comunicação e uma personalidade equilibrada e harmoniosa. Versátil e pragmática, adapta-se facilmente à realidade e aos desafios e imprevistos com que se depara ao longo da vida.
Porque Cecília significa cega?
A palavra Cecília teve origem no latim caecus, que significa ‘ cega ‘. Mas, também houve uma família Romana com um sobrenome similar Caecilius. Este sobrenome era em homenagem a um ancestral que era cego.
Como é o apelido de Cecília?
Nomes com apelidos para meninas – ANA LUÍSA : Para Ana Luísa, uma ótima opção é Analu, Ana vem hebraico Hannah, o mesmo que “graça”. É citado várias vezes na Bíblia. Entre elas, é o nome da mãe do profeta Samuel. É um dos nomes mais populares do Brasil, com mais de 3 milhões de registros.
Luísa é originária do germânico e é interpretada como “guerreira famosa” ou até “sábia eminente”. BÁRBARA : Um apelido muito fofo para Bárbara é Babi, O nome quer dizer estrangeira, do latim Barbarus. Ultimamente o significado da palavra mudou. Tem sido usada na linguagem corriqueira como adjetivo em situações que as pessoas consideram boas, ótimas, bárbaras.
Há mais de 171 mil pessoas registradas assim no Brasil. BEATRIZ : Quem tem esse nome muitas vezes acaba ficando conhecida como Bia, Vem do latim beatus, beata. Ou de beatrice, que vem de beare, “aquela que traz felicidade”. Outra hipótese é viatrix, o mesmo que viajante em latim.
É um nome que faz bastante sucesso ao redor do Brasil, com mais 356 mil registros. Uma variação é Beatrice, CAMILA : Cami é um apelido para Camila. É do latim Camillus. Assim eram chamados os jovens ricos que auxiliavam os sacerdotes nas cerimônias de sacrifícios aos deuses da Roma Antiga. Possivelmente, a origem está no fenício kadm-el (ministro de Deus).
No Brasil, há mais de 471 mil mulheres chamadas desta forma. CAROLINA : Pessoas com esse nome normalmente são chamadas de Carol, Cá ou Cacá, Vem do latim Carolus, feminino e diminutivo de Carlos, que é interpretado como “viril, homem”. É bem utilizado no Brasil, com mais de 191 mil registros.
Algumas variações são Carola, Carole e Caroline. CECÍLIA : Este nome possui vários apelidos meigos, como Ceci, Céci e Ciça, Cecília vem do latim Caecilia, originado de caecus (cego). Alguns autores também associam o significado à sabedoria e à música, com interpretações como “sábia” e “guardiã dos músicos”.
Há mais de 104 mil brasileiras registradas assim. CRISTINA : Para Cristina, pode-se usar Cris ou Tina, É uma variação de Cristiana. A origem está em Christianus, que significa “seguidor de Cristo” ou cristão em latim. É um nome popularizado no Brasil, com mais de 192 mil registros.
FERNANDA : Alguns apelidos para Fernanda são Nanda, Fê e Fefê, Originado do germânico Fredenandus, de frad, inteligente, com o sufixo nand, ousada, corajosa. Nome comum na Espanha, nas casas reais de Castela e Aragão. Aqui no Brasil, ele também faz sucesso, com mais de 534 mil pessoas chamadas assim.
GABRIELA : Para Gabriela, é comum utilizar Gabi ou até Gabs, É o feminino de Gabriel, do hebraico Gavri’el, quer dizer “força de Deus”, “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”. Bastante popular entre as brasileiras, possui mais de 381 mil registros.
Uma variação é Gabriele. ISABEL : Existem vários apelidos ótimos para Isabel, como Isa, Bel, Bebé e Bebel, Significa casta, pura, do nome hebraico Izebel. Outra possível interpretação relaciona este nome à Baal (deus babilônico), traduzindo-o como “filha de Baal”. Há quase 240 mil pessoas com este nome no país.
ISABELA : Alguns apelidos para este nome são Isa e Bela, É a variação italiana de Isabel, por isso, carrega o mesmo significado: casta ou “filha de Baal” (deus babilônico), em hebraico. Há mais de 216 mil brasileiras registradas assim. ISADORA : Isa e Dora são opções de apelido para quem tem esse nome.
É a variação feminina de Isidoro. Quer dizer “dádiva de Ísis”, do grego isídoros. Ísis era a deusa egípcia da maternidade e da fertilidade, além de esposa de Osíris. Vem se tornando cada vez mais popular no Brasil, com mais de 81 mil registros. LARISSA : Para Larissa, alguns apelidos comuns são Lari e Lalá,
Vem do grego Lárisa, nome de uma cidade da Tessália, na Grécia e designa “aquela que é cheia de alegria”, ou ainda “linda” e “adorável”. É bastante comum no Brasil, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com mais de 361 mil pessoas registradas no país.
- LETÍCIA : Este nome também tem vários apelidos meigos, como Lê, Lelê e Titi,
- Significa alegria, do latim Laetitia.
- Faz muito sucesso no Brasil, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
- Mais de 435 mil mulheres se chamam Letícia no Brasil.
- LUÍSA : Lu, Lulu e Luly são algumas opções de apelidos para Luísa.
O nome é originado do germânico hlod, glória, e wig, guerreiro, interpretado como “guerreira famosa, célebre”. Alguns autores associam ao germânico Allwisa, isto é, “sábia eminente” ou “muito prudente”. Quase 70 mil pessoas carregam o nome com esta grafia no Brasil.
Uma variação é Luiza, que possui mais de 220 mil registros. MARIA FERNANDA : Não faltam opções de apelidos para quem tem nome composto, mas é muito comum juntar o início do primeiro nome com o começo do segundo. Para Maria Fernanda, um ótimo apelido é Mafê, Maria é o nome da Virgem Santíssima, mãe de Jesus Cristo e um dos mais comuns no mundo ocidental, no Brasil há mais de 11 milhões de registros.
Do hebraico Myriam, com cerca de 100 interpretações. Do semítico, quer dizer senhora, soberana, do egípcio Mrym, “amada de Deus”, e do hebraico Marah, contumaz. Já Fernanda vem do germânico e designa alguém corajoso, inteligente e ousado. MARIA JULIA : Outra opção com o nome Maria que rende um apelido muito meigo é Maria Julia, que passa a ser Maju,
- Maria, como explicado acima, apresenta vários significados, como senhora, soberana e “amada de Deus”.
- E Julia vem do latim Julius, nome de uma importante família da Roma Antiga, que dizia ser descendente de Júpiter, deus supremo na mitologia romana.
- MARINA ou MARIANA : Para ambos os nomes, um apelido bem comum é Mari,
Mariana, que tem mais de 383 mil registros no Brasil, é uma variação de Maria, significa “relativo a Maria”, como devoção à Virgem Maria. Alguns autores consideram um composto de Maria e Ana. Marina também é considerada uma variação de Maria e é associada ao feminino de Marino, do latim Marinus, marinheiro, do mar.
Este nome apresenta mais de 208 mil pessoas registradas no país. MELISSA : Mel é um apelido carinhoso para este nome. Ele vem do grego Melissa, o mesmo que abelha ou mel. Na Mitologia Grega, denomina uma ninfa que tomou conta do jovem Zeus. Há mais de 43 mil brasileiras chamadas assim. SOFIA : Para Sofia, alguns apelidos são Sô, Sosô e Sofi,
É originário do grego sophia e quer dizer sabedoria, sapiência. Há mais de 74 mil pessoas registradas dessa forma no Brasil. Uma variação do nome, Sophia, vem se tornando bastante popular e esteve entre os 10 nomes mais utilizados em 2021. Com dados do Censo Demográfico de 2010 e da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).
Qual o milagre de Santa Cecília?
Santa Cecília e a milagrosa proteção do seu Anjo da Guarda – publicado em 22/11/18 Santa Cecília é uma grande personagem da Igreja. Há vários relatos de milagres extraordinários na vida dela, incluindo a constante proteção de seu Anjo da Guarda. Um texto medieval conhecido como Legenda sanctorum dá alguns detalhes da milagrosa intervenção do Anjo da Guarda de Santa Cecília, destacando sua castidade e o desejo de Deus de manter essa pureza imaculada.
- Santa Cecília fez voto de castidade ainda jovem e sentiu-se chamada a manter esse voto, mesmo depois de seu casamento com um homem chamado Valeriano.
- Na noite de núpcias, ela disse ao esposo: “Ó jovem doce e amoroso, tenho um segredo para te confessar Eu tenho um amante, um anjo de Deus, que cuida do meu corpo com muito zelo.
Se meu anjo sentir que tu estás me tocando com luxúria em teu coração, ele te ferirá e tu perderás a flor de tua graciosa juventude. Se, por outro lado, ele souber que tu me amas com amor sincero, ele te amará como ama a mim e te mostrará a Sua glória.” Valeriano, que era pagão, pediu a Cecília para mostrar-lhe este anjo, caso contrário, ele a acusaria de adultério.
- Cecília, então, pediu que ele fosse batizado como cristão, e, depois de ser purificado, ele receberia a visão do Anjo da Guarda.
- Assim foi feito.
- E, ao voltar para ver Cecília, Valeriano viu o anjo em pé em seu quarto.
- O anjo segurava duas coroas de rosas e lírios.
- Uma delas ele deu a Cecília e a outra a Valeriano, dizendo: “Guardem estas coroas com corações imaculados e corpos limpos, porque eu as trouxe para vocês do céu de Deus.
Elas nunca murcharão, não perderão seu doce odor nem poderão ser vistas por ninguém, exceto por aqueles que a castidade agrada. E você, Valeriano, desde que confie em bons conselhos, peça o que quiser e você terá!” Valeriano, então, pediu que seu irmão se unisse a eles na fé cristã. Leia também: Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:
20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses. Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês, italiano, espanhol, português, polonês e esloveno Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais. A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos. Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos).
Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar. Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 – leva apenas um minuto. Obrigado! : Santa Cecília e a milagrosa proteção do seu Anjo da Guarda
Qual é o símbolo de Cecília?
A Palma – A palma na imagem de Santa Ceclia representa, na iconografia crist, a vitria dos santos sobre a morte. o smbolo de todos os santos que morreram martirizados por serem fieis a Jesus Cristo e seu evangelho. Em seu martrio, Santa Ceclia agonizou por trs dias, dando glrias a Deus.
Como é o nome Cecília em inglês?
Cecília Cecilia
Como é Cecília em espanhol?
Cecília Cecilia
Que animal e Cecília?
As cobras-cegas, ou cecílias, são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona.
Tem Cecília na Bíblia?
HISTÓRIA DO NOME CECÍLIA Durante a Idade Média, os pais cristãos começaram a nomear suas filhas Cecília para homenagear Santa Cecília, uma mártir do segundo século que foi decapitada porque se recusou a adorar os deuses romanos.
Quem Santa Cecília?
História de Santa Cecília – Cecília de Roma é uma santa cristã da Igreja Católica que é considerada a padroeira dos músicos. Mesmo martirizada, estava “com o coração cantando um hino de amor a Deus”. Uma curiosidade: ela é a santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma.
- Tocava um instrumento que antecedeu o piano.
- Ela viveu na Idade Média.
- E adorava cantar e tocar.
- Ela foi obrigada a se casar, mesmo contra a vontade.
- E no dia das núpcias, conseguiu converter o marido.
- Nas Atas de Santa Cecília há destaque para a seguinte mensagem: “Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo”.
Na página há outras homenagens para santos e santas, além de datas especiais.
Quantos nomes Cecília tem no Brasil?
Cecília (12089 registros) – Cecília vem do nome de família romano Caecilius, proveniente da palavra em latim caecus, que significa “cega”. Este nome feminino também possui os significados de “sábia” ou “a guardiã dos músicos”.
Quais são os nomes fofos?
Nomes fofos de gato
Abelhinha | Babalu | Bidu |
---|---|---|
Amora | Bandit | Biula |
Amy | Banny | Blitz |
Andy | Banzé | Bola |
Angel | Batata | Bolota |
Porque Santa Cecília?
Santa Cecília é conhecida mundialmente como a padroeira dos músicos e da música sacra, sendo que um dos motivos para isso é que ela teria cantado a Deus quando estava morrendo. Devido à devoção que nutrem por ela desde a Idade Média, é ainda a santa que mais possui basílicas em Roma.
- Também é homenageada.
- Santa Cecília é conhecida mundialmente como a padroeira dos músicos e da música sacra, sendo que um dos motivos para isso é que ela teria cantado a Deus quando estava morrendo.
- Devido à devoção que nutrem por ela desde a Idade Média, é ainda a santa que mais possui basílicas em Roma.
Também é homenageada em diversas cidades brasileiras, por meio de igrejas e capelas. E se você quer saber tudo a respeito de Santa Cecília – a padroeira dos músicos, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra as principais informações a respeito do tema.
História de Santa Cecília Origem da data em sua homenagem Propagação da sua devoção mundo afora Representação de Santa Cecília na pintura Basílica de Santa Cecília em Trastevere Accademia Nazionale di Santa Cecilia
Como se escrever Cecília?
Cecília – Dicionário Online Priberam de Português.
Como se escreve o nome Cecília?
Cecília – Dicio, Dicionário Online de Português.
Qual é a oração de Santa Cecília?
Oração de Santa Cecília
Ó Gloriosa Santa Cecília, apóstola de caridade, espelho de pureza e modelo de esposa cristã! Por aquela fé esclarecida, com que afrontastes os enganosos deleites do mundo pagão, alcançai-nos o amoroso conhecimento das verdades cristãs para que conformemos a nossa vida com a santa lei de Deus e da sua Igreja. Revesti-nos de inviolável confiança na misericórdia de Deus, pelos merecimentos infinitos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Dilatai o nosso coração, para que, abrasados do amor de Deus, não nos desviemos jamais da salvação eterna. Gloriosa Padroeira nossa, que os vossos exemplos de fé e de virtude sejam para todos nós um brado de alerta, para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus, na prosperidade como nas provações, no caminho do céu da salvação eterna. Assim seja.
: Oração de Santa Cecília
Quem fundou Santa Cecília?
Nilza e Milton Teixeira, o casal fundador, vendeu a única casa da família, em que residiam, para comprar a escolinha primária, em 1961. Assim, o Colégio Santa Cecília, fundado em 16 de maio de 1932, foi a semente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – ISESC.
Em que ano viveu Santa Cecília?
Histria de Santa Ceclia – Santos e cones Catlicos Santa Cecília nasceu provavelmente no ano 150, em Roma. Era filha de um Senador Romano, da família nobre dos Metelos. Era cristã, e desde pequena fez voto de castidade para viver o Amor de Deus e de Cristo.
Como cristã numa época tão antiga, e em Roma, ela certamente herdou a fé dos discípulos de São Paulo, que levou a fé até Roma, e de São Pedro, o primeiro papa. Cecília herdou a fé desses santos homens e de tantos outros que foram martirizados exatamente em Roma. O cristianismo que Cecília recebeu em sua formação, era o cristianismo dos mártires, dos heróis da fé.
Cecília foi cristã numa Igreja perseguida, numa Igreja que ainda era minoritária, porém, cheia de profunda fé, esperança e coragem.
Quem Santa Cecília?
História de Santa Cecília – Cecília de Roma é uma santa cristã da Igreja Católica que é considerada a padroeira dos músicos. Mesmo martirizada, estava “com o coração cantando um hino de amor a Deus”. Uma curiosidade: ela é a santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma.
- Tocava um instrumento que antecedeu o piano.
- Ela viveu na Idade Média.
- E adorava cantar e tocar.
- Ela foi obrigada a se casar, mesmo contra a vontade.
- E no dia das núpcias, conseguiu converter o marido.
- Nas Atas de Santa Cecília há destaque para a seguinte mensagem: “Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro Esposo”.
Na página há outras homenagens para santos e santas, além de datas especiais.
Porque Santa Cecília?
Santa Cecília é conhecida mundialmente como a padroeira dos músicos e da música sacra, sendo que um dos motivos para isso é que ela teria cantado a Deus quando estava morrendo. Devido à devoção que nutrem por ela desde a Idade Média, é ainda a santa que mais possui basílicas em Roma.
Também é homenageada. Santa Cecília é conhecida mundialmente como a padroeira dos músicos e da música sacra, sendo que um dos motivos para isso é que ela teria cantado a Deus quando estava morrendo. Devido à devoção que nutrem por ela desde a Idade Média, é ainda a santa que mais possui basílicas em Roma.
Também é homenageada em diversas cidades brasileiras, por meio de igrejas e capelas. E se você quer saber tudo a respeito de Santa Cecília – a padroeira dos músicos, continue com a leitura deste artigo. Nos tópicos a seguir, você encontra as principais informações a respeito do tema.
História de Santa Cecília Origem da data em sua homenagem Propagação da sua devoção mundo afora Representação de Santa Cecília na pintura Basílica de Santa Cecília em Trastevere Accademia Nazionale di Santa Cecilia
Quem fundou Santa Cecília?
Nilza e Milton Teixeira, o casal fundador, vendeu a única casa da família, em que residiam, para comprar a escolinha primária, em 1961. Assim, o Colégio Santa Cecília, fundado em 16 de maio de 1932, foi a semente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – ISESC.
O que aconteceu com a jovem Santa Cecília no dia do seu casamento?
O que aconteceu com a jovem Santa Cecília no dia do seu casamento? – No dia da noite de núpcias, Cecília contou ao marido sobre a sua promessa. Ela lhe explicou que um Anjo guardava a sua virgindade e qualquer ação contra esse voto provocaria a ira de Deus contra ele. Créditos: Divulgação Em seguida, ele relatou ao seu irmão, Tibúrcio, tudo o que havia ouvido da esposa. O cunhado também se emocionou e também decidiu pela conversão. Eles foram batizados pelo Papa Urbano I, naquela mesma noite. De acordo com a tradição católica, assim que voltou para casa, Valeriano de fato avistou um Anjo ao lado de Cecília.