O Que Significa Inbound E Outbound?

O Que Significa Inbound E Outbound

O que é inbound e ou outbound?

Inbound e Outbound são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.

  • O Inbound Marketing é um conceito que está sendo cada vez mais discutido e falado no mercado brasileiro.
  • Mesmo com ar de novidade, muitas empresas já vêm implementando a metodologia – que, no momento, tornou-se uma necessidade para vencer a crise,
  • E aí muitas perguntas surgem na cabeça dos empresários curiosos por esse novo tipo de marketing.

A principal delas geralmente é: será que vale a pena trocar a estratégia do meu negócio para o Inbound ? Para responder a essa pergunta, é preciso antes de tudo entender o que é o Inbound Marketing de fato, além de conhecer suas particularidades e diferenças em relação ao marketing tradicional.

O que significa o termo inbound?

O que é Inbound? – Em livre tradução, Inbound significa “de entrada”. Esse termo é utilizado para se referir à atração espontânea de novos clientes. O Inbound está relacionado, portanto, a ser encontrado pelos clientes e ajudá-los a percorrer a jornada de compra. Veja mais: Entenda o que é Inbound Marketing e Sales e conheça 4 estratégias que funcionam

O que faz um outbound?

O que é outbound? – Essencialmente interruptivo, o outbound se refere a um conjunto de estratégias em que a empresa vai ativamente até seus potenciais clientes. No outbound, não há necessariamente uma preocupação com o interesse genuíno do alvo das ações ou interação prévia entre o prospect e a marca.

  • Assim, a empresa tem um papel mais ativo de “ir atrás” de novos clientes, seja por meio de contatos não solicitados ou de propaganda em massa, entre outras táticas para conseguir persuadir seus clientes.
  • Fazendo uma analogia, é como em um mar cheio de oportunidades, lançar uma rede na expectativa de capturar os peixes desejados.

Leia mais: Prospecção Outbound: o que é e como colocar em prática na sua área de vendas? Ter um discurso rápido de apresentação da empresa na ponta da língua pode ajudar muito na hora de um primeiro contato com o cliente, veja dicas de como criar o seu:

O que é inbound e outbound vendas?

Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing? – A diferença entre Inbound e Outbound está nas ações que são feitas para conquistar novos clientes. Enquanto no Inbound Marketing o cliente é atraído até a marca, no Outbound Marketing a empresa vai atrás dos consumidores.

Uma estratégia para fazer Inbound é aparecer na SERP, ou seja, nos resultados de busca de sites de pesquisa como o Google, explorando mídias sociais e otimizando o site e blog da empresa para SEO, por exemplo. Além disso, o Inbound Marketing está diretamente relacionado ao funil de vendas e percorre todas as etapas.

Isto é, aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema e consideração sobre a solução e, ainda, fechamento do negócio. Dessa forma, o objetivo das estratégias de Inbound é criar ações que contribuam para que os potenciais consumidores “caminhem” ao longo do funil até que estejam preparados para fazer a conversão e gerar uma venda.

  • No caso do Outbound Marketing, o processo que ocorre é o oposto: a empresa busca ativamente novos clientes por meio de ações como anúncios on e offline (propagandas na televisão, no rádio, anúncios no YouTube, links patrocinados, banners em sites etc.) e telemarketing.
  • Além de ter custos mais elevados, o Outbound é uma estratégia que não acompanha a jornada do cliente, por isso é chamada de Marketing de interrupção.

Os vendedores fazem a chamada “prospecção Outbound”, na qual entram em contato com potenciais clientes por meio de ligações ou e-mails, por exemplo. Todas as informações dos leads gerados pelas estratégias de Inbound Sales e Outbound Sales devem ser devidamente organizadas e armazenadas para que todo o time de vendas tenha acesso a esses dados com facilidade.

  1. Assim, nenhuma oportunidade de negócio correrá o risco de ser perdida.
  2. Para isso, é importante contar com uma ferramenta adequada, como um CRM de vendas.
  3. O Zendesk Sell, por exemplo, ajuda a melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para a equipe de vendas.
  4. Conheça! Aliás, a Zendesk tem soluções que permitem otimizar as estratégias de prospecção e vendas das empresas com agilidade e assertividade.

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O que é um cliente inbound?

O que é Inbound Marketing? – O conceito de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro ” Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs “, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.

Se você quiser, pode também ouvir o conteúdo desta página no player abaixo. Ou fazer o download e escutar depois. Experimente! De lá para cá, o Inbound Marketing explodiu de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes portes estão aderindo ao método para conquistar mais clientes, gerar mais vendas e reforçar sua autoridade perante a audiência.

Em uma tradução livre, o termo Inbound Marketing pode ser definido como marketing de atração, A principal diferença entre o marketing tradicional – que chamamos de Outbound Marketing – e o Inbound é que, no segundo, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário.

No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário. Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse relacionamento é desempenhado por meio de conteúdo personalizado e autoral.

Esse conteúdo é uma forma de educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

O que é inbound em vendas?

As vendas inbound se referem a uma metodologia de vendas em que o vendedor atende os leads de maneira individualizada, considerando as dores e os objetivos de cada um. A partir dessa metodologia, o vendedor atua de modo consultivo, entendendo a necessidade do comprador e adaptando a conversa de acordo com o contexto.

O que é inbound exemplos?

O inbound marketing é uma estratégia não-invasiva. Ou seja, são os clientes que vão até a empresa, não a empresa que vai até os clientes. Isso se dá através da produção de conteúdos relevantes, como blogs, conteúdo em redes sociais, newsletters, transmissões ao vivo, etc.

O que é atendimento outbound?

É novo no mercado de contact center e ainda não sabe a diferença entre inbound e outbound? Não se preocupe! Com a notícias no site da Total IP, todas as suas dúvidas serão sanadas. Publicado em 09/10/2015 07h00, última atualização em 29/03/2022 20h25 É novo no mercado de contact center e ainda não sabe a diferença entre inbound e outbound? Não se preocupe! Com a notícias no site da Total IP, todas as suas dúvidas serão sanadas. Fique por dentro e aprenda cada vez mais! O termo outbound indica uma operação na qual os agentes entram em contato com os consumidores.

  1. Ele pode acontecer de duas formas: por meio de ligações realizadas manualmente pelos atendentes ou com a utilização de discadores automáticos em uma campanha.
  2. É bastante utilizado em atividades de vendas, cobrança e recuperação de crédito.
  3. Já o inbound é o processo inverso: a equipe de atendimento aguarda as ligações dos clientes.

Eles são capacitados para vender produtos ou serviços, sanar dúvidas, entre outras atividades. É muito comum em SACs. “Também existe a possibilidade do blend, uma modalidade tanto para chamadas ativas quanto receptivas. É normalmente utilizada por companhias especializadas em vendas, pois procuram consumidores ativamente e também ficam de prontidão para atendê-los, caso necessitem”, explica Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP.

  1. Outras opções incluem PABX e DAC, Integrações, Relatórios, Discadores e Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador e Gestão de E-mail.
  2. Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

A Total IP oferece a melhor solução integrada de voz e e-mail para contact centers do mercado.

Quais são as 4 etapas do processo de inbound?

Saiba quais são as 4 etapas do Inbound Marketing O Inbound marketing é atualmente o “queridinho” do mercado digital, fazendo com que os profissionais de marketing pensem e repensem em como podem usufruir das técnicas necessárias para conseguirem bons resultados.

Se você está trabalhando na área de marketing de uma agência ou de uma empresa digital, provavelmente já ouviu falar, já te pediram para fazer ou já está fazendo! Mas será que você está fazendo isso certo?! O Inbound é a forma de “conquistar” clientes, na maioria das vezes utilizando o conteúdo como o meio para atrair o público interessado.

Cada vez que você oferece ao seu público algo que possa fazer diferença em sua vida profissional ou pessoal, seja com informação, treinamento, novidades ou curiosidades sobre determinado assunto, você atrai a atenção dele e tem como despertar a curiosidade sobre a empresa ou as pessoas que assinam esse conteúdo, desta forma consegue passar credibilidade para num segundo momento consegui oferecer um serviço ou produto.

  • Em resumo, é importante usar o inbound para construir um relacionamento sólido e forte com as pessoas que sua empresa deseja ter com o cliente e, posteriormente, manter essas pessoas em sua base para criar uma alternativa em relação a estratégia convencional onde o cliente é “comprado”.
  • Agora a conversão desse cliente é na base da “conquista”.
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Por isso, o inbound precisa ser dividido em pelo menos 4 fases importantes: ATRAIR, CONVERTER, FECHAR e MANTER, ATRAIR Nessa fase você não conhece seu possível cliente e ele desconhece a sua empresa também. Esse prospect não sabe como funciona seu produto/serviço ou se quer sabe que precisa das suas soluções.

  • Então é importante desenvolver conteúdo para atraí-lo e aos poucos mostrar o quanto suas soluções vão ajudá-lo em alguma “dor de mercado” que ele tenha (e as vezes ainda nem sabe que tem!).
  • Não é para fazer jabá escancarado, mas é preciso que esse prospect se identifique com esse problema e veja valor em suas soluções, despertando interesse nele e/ou já o preparando-o para um possível contato comercial.

CONVERTER Agora, depois de “atrair” seu público, o objetivo agora é transformá-lo em um prospect conhecido, com mais informações deles em seu CRM e detalhando essas informações pra poder iniciar um relacionamento com ele, considere-o agora como um Lead em estágio de qualificação.

  1. Nesse momento já será possível fazer uma prospecção direta (comercial), ações de cadastros com “call to action”, landing pages específicas, formulários, organização de CRM e trabalho de relacionamento na base cadastrada, tudo isso já pensando diretamente na conversão do seu lead.
  2. FECHAR Nesse momento é a hora de efetivar um lead em cliente.

Depois que você converteu esse lead e fez um trabalho de qualificação já poderá identificar as “oportunidades” que cada lead em sua base poderá gerar para seu negócio. Reuniões e apresentações da equipe comercial, emailsMkt segmentados para a base, trials da ferramenta, Análise de “Lead Score” entre outras coisas, serão importantes nesta fase.

A intervenção da equipe comercial com propostas competitivas e oferecimento de período de trial, o gerenciamento do funil de marketing com informações de conversão da equipe comercial para definição de ações personalizadas, o uso de um CRM bem definido, Client Score, ferramentas diretas de emailsMkt e conteúdo diferenciado vão ajudar o time a conseguir esse fechamento.

MANTER Agora você já está com um cliente efetivo, ele conheceu seu serviço/produto, testou e conheceu os benefícios que proporcionará para seu negócio, nesta fase será preciso encantá-lo com um pós-venda diferenciado e personalizado, para que ele se sinta especial por fazer parte de um grupo privilegiado, ” O grupo de clientes da sua marca “.

  1. Nesse momento é importante o Atendimento atuar de forma efetiva e proativa, ter conteúdo especializado (e-books, infográficos), treinamentos, ações em eventos e tudo para ajudar o cliente a se sentir especial.
  2. Antecipação na comunicação e solução de problemas com um suporte proativo serão um diferencial.

Claro que essa estratégia vai depender se você tem um produto ou serviço e de qual segmento ele faz parte. MENSURAÇÃO Uma questão muito importante para tentar avaliar a eficácia de sua estratégia de inbound é avaliar o quanto seus esforços e seu conteúdo estão convertendo.

Por isso, em todo esse processo é preciso avaliar as estatísticas de seus canais de comunicação e o quanto cada um deles está “conquistando” potenciais clientes. A melhor forma de fazer isso é estabelecer metas e ficar constantemente analisando seu “funil de marketing”. O FUNIL DE MARKETING precisará ser analisado em 4 etapas para avaliar os números de “audiência conquistada”, “leads” convertidos dessa audiência, quantas leads podem se tornar “oportunidades” de negócio e dessas oportunidades, quantas efetivamente se tornaram “clientes”.

O interessante é calcular a taxa de conversão de cada etapa desse funil, para saber quando é melhor focar na quantidade e quando é preciso melhorar a qualidade dos leads atraído. Segundo a elaborada em parceria entre a RD Station e a Contentools, as taxas de conversões de marcado entre um passo e outro são de 20% para Leads, 15% para oportunidades e 40% de clientes (Veja o quadro abaixo). Agora que você já sabe os principais passos do inbound e que é preciso mensurar o tempo todos suas ações, é hora de trabalhar bastante e aumentar o volume da produção de conteúdo para que você consiga um bom alcance, um bom posicionamento nos sistemas de busca e claro, seja lembrando sempre pelo seu leitor.

Quando usar inbound?

Conversão – A conversão é a ação de tornar o usuário que está pesquisando em possível cliente do seu negócio. A partir do momento que a pessoa está visitando seu material, você precisa utilizar as técnicas de Inbound para atraí-la. Por isso, converter seu visitante em um lead — ou seja, em um interessado por seus produtos —, será importante para fidelizar e tornar a compra possível,

  1. Falaremos mais para a frente sobre a importância do lead para as empresas que aplicam essa estratégia.
  2. Para converter, é necessário produzir conteúdos de qualidade e utilizar os contatos conquistados através do cadastro rápido em troca de materiais — como ebooks e vídeos exclusivos.
  3. Afinal, só depois da prática de conversão do usuário em cliente que você irá ver o aumento das suas vendas.

Mas, por que o lead é tão importante nesse processo de conversão? Descubra abaixo!

O que é outbound dê exemplos?

Eis uma polêmica no marketing: Outbound Marketing é o oposto do Inbound Marketing ? De um lado, com o Inbound Marketing, suas ações são baseadas em uma estratégia que apresenta sua marca quando os usuários estão procurando por algo que você pode oferecer, de maneira que essa apresentação faça parte do processo de pesquisa e de aprendizado que foi iniciado pelo próprio usuário.

  • marketing de conteúdo;
  • mídias sociais;
  • blogs;
  • SEO ;
  • e-mail marketing.

Já o Outbound Marketing utiliza estratégias para alcançar os consumidores por meio da publicidade em mídia ou por meio do contato pessoal (como uma ligação telefônica). Entre os exemplos de estratégias de Outbound estão as formas mais tradicionais de marketing e publicidade, como:

  • anúncios em TV, rádio, jornais, revistas, folhetos;
  • alguns tipos de e-mail marketing;
  • anúncios de display;
  • participação em feiras comerciais;
  • ligações conhecidas como cold calls (o uso de telemarketing também se encaixa neste aspecto). Também muito relacionadas ao departamento e às ações de vendas.

Com essa rápida apresentação dos dois modelos, voltamos à polêmica estabelecida no início do artigo: Outbound marketing é o oposto do Inbound? Em um primeiro momento, é fácil responder que sim, Que um é o oposto do outro, ao passo que o Inbound é moderno e cordial e o Outbound é ultrapassado e agressivo,

Entretanto, alguns especialistas não acreditam nessa dualidade dentro do marketing. Se de um lado, existe o argumento de que o Inbound Marketing é mais eficiente, o fato é que o processo para conquistar a confiança das pessoas, que é a essência do Inbound, leva bastante tempo. O Inbound estabelece uma conexão com o potencial cliente por meio do desenvolvimento contínuo de um relacionamento, que foi iniciado pelo usuário.

Em contrapartida, podemos ver o Outbound Marketing também como um processo que estabelece relacionamento, entretanto, dentro desse modelo de marketing, quem toma a iniciativa e se apresenta ao cliente é a marca. Visto dessa maneira, será que Outbound e Inbound são opostos ou complementares? Acima apresentamos rapidamente o que é Outbound Marketing e algumas das estratégias que fazem parte desse modelo de comunicação.

Há cerca de uma década, o Outbound Marketing costumava ser conhecido apenas como “marketing”. Não havia nada diferente das ações de publicidade que gritavam com os potenciais clientes: “olá! prazer! Eu me chamo Fulana e vendo esse e esse produto!”. Sim, o Outbound é essencialmente interruptivo e empurra a marca para o público, quer ele queira ou não.

Anúncios de TV e rádio, telemarketing, banners e anúncios gráficos, outdoors, anúncios de jornais e revistas, pop-ups e anúncios em display, são exemplos de Outbound Marketing. Entretanto, por mais que esse modelo esteja, cada vez mais, sendo deixado de lado quando falamos sobre as tendência de marketing, fato é que as empresas continuam desenvolvendo poderosas campanhas que envolvem as estratégias de Outbound, para apresentar seus produtos e serviços.

Quando usar outbound?

Quando devo usar o outbound marketing na minha estratégia? – O Que Significa Inbound E Outbound É muito importante que antes de pensar em adotar qualquer estratégia de marketing para sua empresa, sejam realizados processos de pesquisa, definição de público-alvo, persona e planejamento estratégico. Considerando objetivos comerciais, verbas e metas a curto, médio e longo prazo.

Qual seria a diferença da logística inbound e outbound?

As diferenças entre a logística inbound e outbound Como vimos, a logística inbound se dedica aos processos internos, enquanto a logística outbound mantém o foco em atividades externas e de distribuição para o mercado. Essa sistemática invertida exige o acompanhamento de métricas e cuidados diferentes.

O que é sistema de vendas B2B?

O que é vendas B2B? – Vendas B2B são as vendas realizadas de empresa para empresa, Para simplificar, pense assim: nas vendas B2B, o cliente da empresa é outra empresa.

  • O termo vem da abreviação do inglês: ” Business to business ” que, ao pé da letra, significa “negócios para negócios”.
  • Dependendo do ramo e do tipo de solução comercializada, essa venda pode ser de produtos ou serviços e, no caso, uma empresa atua como fornecedora de outra.
  • Embora não seja impossível conciliar, é mais comum uma empresa atuar somente com o mercado B2B do que com B2B e também B2C ( Business to consumer, ou venda direta para o consumidor).
  • Desse modo, ela acaba se tornando especializada nessa área,

O que é outbound em vendas?

Veja todos os press releases Tempo estimado de leitura: 8 minutos Quando você pensa no termo ” Outbound “, a palavra ” Marketing ” logo vem à sua cabeça, certo? Mas não é apenas a estratégias de divulgação de marca e captação de leads que essa expressão está atrelada.

  1. Na verdade, Outbound também pode designar uma metodologia de vendas,
  2. Sabe a tradicional ideia do vendedor indo ativamente atrás do cliente em potencial? Isso é o que chamamos de Outbound Sales,
  3. Mas será que é só isso que significa aplicar as Outbound Sales no seu planejamento comercial ? Neste artigo, você vai entender o que é essa modalidade de vendas, quais os seus diferenciais e como colocá-la na prática.
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Para conferir, é só seguir com a gente! O Que Significa Inbound E Outbound O Que Significa Inbound E Outbound Entender como vender mais é o sonho de todo empreendedor, esteja ele focado em vendas B2B ou não. No entanto, a chave para isso é investir em uma estratégia que esteja de acordo com o perfil do seu público-alvo e com a forma de prospecção que você quer implementar (ou já implementa).

  1. Para ter certeza de que o Outbound Sales é a metodologia que pode ajudar você a bater metas, confira as informações a seguir.
  2. O Outbound Sales tem como premissa a captação de clientes alinhados com a sua proposta de valor, focando na geração de leads a partir dos perfis mapeados no estudo de personas e público-alvo,

Nessa estratégia, o time de desenvolvimento de negócios ( Business Development Representatives, ou BDRs ) tem uma função essencial de triagem e qualificação de potenciais clientes, Sendo assim, na lógica Outbound, a empresa acaba tendo mais controle sobre como e quando será feita a abordagem, já que não é preciso esperar pelo interesse do lead,

  • Porém, as chances de ser inconveniente e repelir um possível cliente são bem maiores.
  • Outro caso possível é que o lead em questão não tenha interesse real em comprar o seu produto.
  • Pode ser que ele apenas admire a empresa, ache o seu conteúdo interessante ou esteja monitorando vagas de emprego na companhia.

Assim, o tempo gasto atendendo a um “alarme falso” será em vão – e sabemos que, quando o assunto é vendas, tempo é literalmente dinheiro. Dessa forma, para que a sua prospecção dê certo dentro da lógica de vendas Outbound, é preciso que o time de vendas tenha total conhecimento sobre quem é o público-alvo da empresa, além de estar por dentro das suas principais dores e necessidades.

  1. Também é primordial que a equipe domine as soluções que seu produto ou serviço oferece para quem o compra.
  2. LEIA TAMBÉM: Account-Based Marketing (ABM): O que é? Sim, o Inbound Sales também existe e é uma modalidade que preza pela produção de conteúdo relevante para atrair o possível consumidor até a empresa,

Dê uma olhada na tabela informativa que preparamos para entender a diferença entre Outbound e Inbound Sales, Assim, ficará ainda mais fácil identificar as principais características de cada um! O Que Significa Inbound E Outbound O Que Significa Inbound E Outbound Além disso, em termos de planejamento e prática, os dois também diferem. No Inbound, por exemplo, os leads são captados por meio formulários hospedados em landing pages para acessar um curso ou um material rico, por exemplo. Já em Outbound, é possível gerar leads qualificados por meio do trabalho dos BDRs, como já falamos anteriormente.

  • Para se ter uma ideia, esses profissionais são responsáveis por identificar clientes em potencial, realizar uma pesquisa prévia para auxiliar na negociação e entrar em contato antes da equipe de vendas para “preparar o terreno”.
  • Vale ainda destacar que você não precisa necessariamente optar por uma das estratégias.

Afinal, você pode trabalhar ambas de forma complementar, utilizando cada metodologia em uma frente de negócio. Pense conosco: se você receber negativas dos clientes captados via Outbound Sales, você pode educá-los e nutri-los utilizando o Inbound Sales até, enfim, fechar a venda.

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é Downsell e como vender mais com esta estratégia Como destacamos anteriormente: você não precisa escolher entre Inbound e Outbound Sales, As estratégias não são excludentes e podem sim ser trabalhadas em conjunto. Por outro lado, se você prefere investir em apenas uma frente de negócios, o ideal é considerar cuidadosamente as características de cada uma.

O Outbound é uma metodologia que pode ser mais adequada para empresas que focam em um nicho único e já sabem muito bem quem são os clientes em potencial. Ou seja: para investir em Outbound e fazer a estratégia funcionar, é preciso dominar as personas e o cliente ideal traçados no seu plano de negócio.

  • De maneira geral, observe que, enquanto no Inbound, você tem um pouco mais de certeza de que o cliente tem interesse no produto ou serviço, no Outbound, você tem um direcionamento maior sobre o alinhamento com o que é ofertado – ou seja, sobre a qualificação do lead.
  • E não, não há resposta pronta para dizer se o Outbound Sales é ideal para o seu negócio.

Na verdade, o mais importante e que pode ser considerado a chave para o sucesso é entender como a metodologia funciona, quais são as suas vantagens e como ela atende às necessidades da equipe de vendas, Para dominar de vez esse conceito, fique atento ao nosso blog e Centro de Recursos, que são atualizados constantemente com novidades sobre vendas, marketing e CRM,

Metodologia Ágil em Vendas: Como Aplicar? Técnicas de Vendas: 10 Estratégias para Vender Mais Como personalizar a experiência de clientes B2B? Onboarding de Clientes: Como e por que fazer

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Quais são os princípios do inbound?

Você sabe quais são os gargalos da sua empresa atualmente? O que tem contribuído ou atrapalhado o seu crescimento? O que precisa ser otimizado, melhorado ou transformado? Responder com total convicção essas três “simples” perguntas influenciam diretamente no crescimento do seu negócio e acompanhar essas variáveis é uma questão de sobrevivência.

Cada métrica deve ser fundamentada em dados confiáveis e mensuráveis, que devem servir como insumo para produzir planos de ações. A pergunta é, suas decisões hoje são 100% pautadas na estrutura de dados que a sua empresa coleta? Dada essa introdução, vamos abordar neste conteúdo os princípios básicos do Inbound Marketing, o que é, sua metodologia, aplicação, benefícios e como essa metodologia pode ajudar a alavancar o seu negócio.

O QUE É INBOUND MARKETING? Em resumo, Inbound Marketing é um conjunto de tecnologias e técnicas que envolvem a criação e o compartilhamento de materiais específicos, para públicos específicos (persona) que serão afetados e impactados de acordo com suas necessidades e busca na Internet.

O Marketing de Conteúdo é considerado um dos pilares mais importantes das estratégias de Inbound Marketing, pois essa estratégia está comprometida em produzir e distribuir diversos tipos de materiais de alta qualidade, visando sempre o engajamento com uma audiência específica, como postagens em blogs, redes sociais, vídeos, webinars, lives etc.

O Inbound Marketing visa atrair e conquistar, ativamente, o público-alvo e clientes potenciais qualificados, ou seja, pessoas genuinamente interessadas nos serviços prestados pela empresa, seja via Google (pesquisas) ou através das redes sociais. Não se trata de agir para o público em geral como o marketing antigo um dia já fez, mas de focar em atrair as pessoas certas e vender no momento certo.

  1. METODOLOGIA A jornada do cliente representa todo o processo de tomada de decisão, desde o momento em que o cliente começa uma pesquisa com informações superficiais, até o momento em que compra um produto ou serviço relacionado à pesquisa.
  2. Assim como no Funil de Vendas, o topo do funil é onde se concentra a maior parte do público.

Portanto, cerca de 80% de sua produção de conteúdo deve ser usado para este estágio inicial, enquanto os outros 20% devem ser canalizados para o meio e o fundo. O método do Inbound é simples e objetivo, composto por cinco etapas, cada uma delas com ações que podem ter um diálogo específico e eficaz com o seu público.

  1. Vamos falar sobre cada uma delas.
  2. Atrair: Um site que não é visitado, certamente não gerará leads em potencial.
  3. Sem leads em potencial, não haverá vendas.
  4. Portanto, o primeiro passo no Inbound Marketing é “atrair” pessoas para a sua plataforma e engajá-los de forma personalizada.
  5. O resultado disso é tornar o seu público mais envolvido e inclinado a realmente consumir o seu produto ou serviço.

Converter: Após atrair o seu lead em potencial, é importante dar andamento nessa jornada e avançá-lo para a segunda etapa, onde esses visitantes se tornam leads. Neste caso, quando falamos em conversão, estamos nos referindo ao ato de solicitar informações do usuário em troca de recompensas ou benefícios, como uma oferta para fornecer materiais valiosos e que façam sentido para ele.

A principal consideração nessa etapa deve ser entender a fundo o seu público e os estágios do funil de compra para não desperdiçar recursos na produção de conteúdo ou materiais não atraentes e, consequentemente, frustrar logo de cara a sua audiência. Relacionar: Sem dúvida a etapa mais desafiadora! Chet Holmes, autor do livro “The Ultimate Sales Machine”, traz uma abordagem de que apenas 3% do seu mercado estão na fase da Decisão de Compra (última etapa do funil).

Entendendo este princípio, quando olhamos para o processo de compra, vemos claramente a importância de ter estratégias bem definida para cada etapa, a fim de aquecer de forma inteligente o seu prospect e proporcionar uma experiência única com o seu produto ou serviço com o objetivo de avançá-lo em sua jornada.

  • Por meio de estratégias de e-mail marketing, workflow/automação de marketing e nutrição de leads, é possível identificar os estágios que cada lead se encontra e concentrar esforços do seu time de vendas na etapa correta de fechamento.
  • Com isso, gera-se uma inteligência comercial muito mais eficiente e otimizada.

Vender: Todos os esforços até aqui é para chegarmos na etapa tão esperada. Vender! Dependendo do negócio, a venda ocorre 100% no ambiente digital, sem a necessidade de uma interação humana. Para isso, você precisa de um bom ferramental e um BI apurado para ser assertivo em suas estratégias, priorizando sempre uma boa experiência do seu lead com a sua marca.

Já em outros negócios, o tipo de produto ou serviço é mais complexo e conta com um time de especialistas recebendo oportunidades para concluir o processo de compra. É neste momento que o “termômetro” deve ser bem apurado! Leads que ainda não estão prontos para essa etapa, devem retornar para a etapa anterior.

Leads que estão de fato nessa etapa, devem contar com um time de vendas preparado para o andamento e fechamento, dando continuidade na jornada do prospect com impacto positivo, e é aí que infelizmente muitas empresas erram. Respeite a jornada do seu cliente, caso contrário, você perderá bons negócios! O uso de um CRM (Customer Relationship Management) para organizar, metrificar e visualizar todo o histórico do lead até aqui é indispensável para uma abordagem e performance eficiente.

  1. Vendedor que não acompanha e não conhece seus números, está deixando dinheiro na mesa! Encantar: O processo não termina na venda.
  2. Continuar gerando valor para o seu cliente é de suma importância para que eles sigam comprando de você e ainda falem da sua marca em redes sociais ou diretamente com outras pessoas.
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Já foi comprovado que empresas que conseguem maiores receitas e crescem rapidamente possuem fortes estratégias de Customer Success. O Inbound Marketing já provou ser um método eficaz para alavancagem de negócios e que pode fornecer resultados mensuráveis para as empresas que o aplicam.

Mesmo sendo relativamente nova, já é uma estratégia que muitas organizações aplicam em todo o mundo. Porém, justamente por ser uma novidade, ainda há muito a ser desenvolvido. Portanto, nunca é tarde para investir em Inbound Marketing, pois o futuro trará ainda mais possibilidades. Com o desenvolvimento de ferramentas e algoritmos, seremos capazes de extrair cada vez mais informações sobre clientes em potencial e isso irá nos fornecer um processo de vendas cada vez mais apropriado e aprimorado para os nossos clientes.

Além disso, com o avanço da Transformação Digital, poderemos estabelecer relações personalizadas, otimizadas e frequentes com os clientes, pois cada vez mais as pessoas utilizam novas plataformas em diferentes dispositivos como forma de comunicação e pesquisa por informações.

  1. BENEFÍCIOS DO INBOUND MARKETING Alcance personalizado e investimentos mais baixos são apenas alguns dos benefícios dessa estratégia.
  2. Estamos falando sobre vender de forma inteligente e construir um posicionamento de marca.
  3. Entenda melhor abaixo.
  4. Proximidade e segmentação do cliente: Ter uma base segmentada de acordo com o interesse é, sem dúvida, uma informação poderosa.

Através do Marketing de Conteúdo, estratégias são pensadas e orientadas para falarem diretamente das “dores” e “necessidades” do seu cliente, sendo possível adaptar a linguagem para cada etapa, gerar proximidade e engajar o seu cliente com a sua marca.

  • É importantíssimo você se aproximar do seu cliente de forma digital! De acordo com a Hubspot, apenas 29% das pessoas buscam conhecer um produto com o vendedor e 62% preferem pesquisar sobre o que vai comprar online, antes mesmo de qualquer interação humana.
  • Se você ainda não produz conteúdo baseado em persona (representação fictícia do cliente ideal de um negócio) no ambiente digital, você certamente está deixando dinheiro na mesa! Visibilidade da marca: Ao investir em produzir bons conteúdo online, você passa a ter a chance de ganhar maior visibilidade, fortalecendo o seu negócio em relação a sua concorrência, principalmente se esse conteúdo for altamente relevante para um público específico, pois conta com um compartilhamento dos fãs da marca, permitindo alcançar ainda mais pessoas.

Falar com quem realmente quer ouvir: Produzir conteúdo de alta qualidade e publicá-lo na frequência adequada é uma forma de atrair mais clientes em potencial. Quando você produz um conteúdo adequado e o divulga nos canais certos, conta com maiores chances de chegar às pessoas que, de fato, irão se interessar por comprar de você.

Gestão do ROI, CAC e LVT : Com uma estratégia de Inbound Marketing bem implementada, as empresas podem medir quanto tempo leva para recuperar o investimento necessário para ganhar um novo cliente medindo o LVT (lifetime value) em relação ao CAC (custo de aquisição de cliente). Trabalhar com conteúdo focado nas diversas fases de um Funil de Vendas, podendo ser atualizadas e compartilhadas novamente sempre que a estratégia for alterada, possibilita canalizar esforços no fechamento devido a inteligência comercial criada de acordo com toda a cadeia de informações gerada.

Isso ainda permite um maior número de vendas e economia ao longo de todo o processo, gerindo de forma clara o seu ROI (retorno sobre o investimento), Ao postar um novo texto em seu blog, por exemplo, você pode ver o tráfego em tempo real e medir o sucesso de postagens em mídias sociais, compartilhamento de links etc.

É mais barato comparado a Outbound MarketingAtrai as pessoas certasSegmenta o públicoFideliza o clienteTudo é mensuradoConstrói a autoridade da marcaÉ possível se aproximar e se relacionar de forma eficienteÉ possível compreender as dores, as necessidades e personalizar conteúdosÉ um marketing permissivo e não invasivoExiste uma interação real com a sua audiênciaÉ possível integrar a comunicação com diversos canais

Agora que você já conhece os benefícios do Inbound Marketing, se você tem alguma dúvida ou dica que gostaria de compartilhar, escreva para nós através dos comentários, será um prazer poder falar com você! Espero ter contribuído com alguma informação a mais em seu dia. Vamos trabalhar! Grande abraço

Qual estratégia de outbound não deve ser empregada?

Erro #1 na estratégia outbound: Não ter uma boa fonte de leads – Ter uma boa fonte de leads é fundamental para manter uma boa estratégia outbound, Ainda assim, somente 8% dos vendedores afirmam que os leads gerados por sua equipe são de alta qualidade.

Isso é preocupante, pois para que seus SDRs tenham um bom trabalho, você deve ter leads de alta qualidade. Além disso, a última coisa que você quer é que seu SDR gaste tempo montando um e-mail personalizado ou um pitch perfeito de cold call, só para ter o e-mail devolvido ou a ligação perdida. Portanto, você precisa ter uma boa fonte de leads consistentes entrando! Existem duas maneiras principais de obter leads manualmente: Elaborar listas manualmente – Pode ser extremamente trabalhoso, podendo levar de 4 a 6 horas – incluindo pesquisas diárias – para gerar cerca de 100 bons leads.

Comprar – Utilizando a compra de lista, você dispõe de contatos altamente precisos e direcionados, com dados personalizados. O que economiza e otimiza o tempo dos SDRs, Mas considere que, se você comprar uma lista de 1.000 leads e 100 deles forem inválidos, já estará jogando no lixo 10% do valor destinado ao gasto com leads.

O que faz a logística outbound?

Logística outbound – Na logística outbound é dado continuidade no fluxo fornecedor, fabricante e consumidor final. Ela envolve todas as etapas para que o seu produto chegue até o cliente, ou seja, as atividades logísticas relacionadas a pós-produção. Basicamente ela fica responsável por todas as ações para que a mercadoria saia da sua empresa e chegue ao cliente – de preferência dentro do prazo.

Planejamento de rotas otimizadas Embalagem Endereçamento Emissão de documentos e notas fiscais Logística reversa Distribuição e movimentação de cargas Realocação de produtos para os centros de distribuição Rastreamento das mercadorias Contratação de transportadoras ou operadores logísticos.

O que são estratégias de inbound?

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.

O que é conteúdo inbound?

O Inbound se caracteriza por ir ao encontro do que o consumidor busca e não apenas influenciá-lo a comprar. Então, os planejamentos de Inbound e Conteúdo devem girar em torno das preocupações, necessidades e desejos do cliente.

Quando usar inbound?

Conversão – A conversão é a ação de tornar o usuário que está pesquisando em possível cliente do seu negócio. A partir do momento que a pessoa está visitando seu material, você precisa utilizar as técnicas de Inbound para atraí-la. Por isso, converter seu visitante em um lead — ou seja, em um interessado por seus produtos —, será importante para fidelizar e tornar a compra possível,

Falaremos mais para a frente sobre a importância do lead para as empresas que aplicam essa estratégia. Para converter, é necessário produzir conteúdos de qualidade e utilizar os contatos conquistados através do cadastro rápido em troca de materiais — como ebooks e vídeos exclusivos. Afinal, só depois da prática de conversão do usuário em cliente que você irá ver o aumento das suas vendas.

Mas, por que o lead é tão importante nesse processo de conversão? Descubra abaixo!

Quando usar outbound?

Quando devo usar o outbound marketing na minha estratégia? – O Que Significa Inbound E Outbound É muito importante que antes de pensar em adotar qualquer estratégia de marketing para sua empresa, sejam realizados processos de pesquisa, definição de público-alvo, persona e planejamento estratégico. Considerando objetivos comerciais, verbas e metas a curto, médio e longo prazo.

O que é prospecção inbound e outbound?

Principais aprendizados deste artigo: –

A prospecção outbound é aquela tradicional venda proativa onde o vendedor aborda o potencial cliente a partir de um contato frio e mesmo tendo saído de foco nos últimos anos, ela ainda é relevante e efetiva para chegar ao cliente ideal.Na prospecção inbound a produção de conteúdo é uma das estratégias utilizadas para captação de leads.Nas vendas outbound o vendedor já tem um alvo específico e sabe em qual potencial cliente ele quer chegar, logo é muito mais rápido e efeito abordá-lo de forma proativa.Tanto a prospecção inbound quanto outbound podem ser utilizadas para trazer novas oportunidades de negócios e acelerar os resultados em vendas. Veja como criar uma lista de prospects utilizando diferentes fontes.Contar com um sistema de CRM é essencial para poder gerenciar sua prospecção outbound rumo à alta performance. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor,

Porém, para que haja previsibilidade de receita e para que se mantenha a sustentabilidade financeira, é necessário captar novos leads continuamente, como uma verdadeira máquina de vendas. E, para isso, a prospecção outbound precisa ser um dos focos principais! Talvez você esteja pensando: “mas a bola da vez não é o Inbound?”.

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