Contents
O que significa uma dinâmica de grupo?
Dinâmica de grupos são exercícios realizados com um conjunto de pessoas para que seja possível analisar ou desenvolver determinados comportamentos. Alguns exemplos de dinâmica de grupo são: dinâmica da ilha deserta, estoure o balão, autoavaliação em grupo e apresentação.
O que é dinâmica de grupo e qual é a sua finalidade?
Dinâmicas de Grupo – objetivos e importância para as empresas Dinâmica de grupo é toda atividade que se desenvolve com um grupo e tem por objetivo integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas. Como é de conhecimento do todos, nos dias atuais, trabalhar em equipe é uma das competências pessoais mais estimuladas pelas empresas de sucesso,
- Por esta razão, elas valorizam profissionais capazes de gerir e motivar os colaboradores, buscando sempre o desenvolvimento do conjunto e os melhores resultados.
- Trabalhando dessa forma, as empresas de sucesso favorecem, também, a capacidade de agregar valor e de gerar confiança aos seus funcionários, proporcionando um ambiente saudável e positivo,
Como resultado dessa postura, os colaboradores se sentem mais motivados e preparados para as oportunidades da empresa, As dinâmicas de grupos, realizadas por meio de jogos, podem atuar de diversas maneiras para o desenvolvimento de equipes, dado o seu aspecto lúdico, criativo e espontâneo, visando mudanças comportamentais que possam favorecer o desempenho individual e grupal,
Os jogos são excelentes mecanismos utilizados na transmissão e fixação da aprendizagem, Também levam o indivíduo a soltar-se, liberar sua espontaneidade e criatividade. Entre os inúmeros jogos utilizados nas dinâmicas de grupo, os quebra-gelos são muito utilizados para diminuir o campo de tensão, produzindo um campo relaxado, favorecendo a ampliação de respostas que permitem, também, que o indivíduo alcance outras formas de solução dos conflitos.
Ao vivenciar, no jogo, um pouco da realidade de cada um, há uma reflexão ou percepção do modo de agir e interagir entre os participantes, abrindo, assim, a possibilidade de mudá-los. Finalidades dos jogos Os jogos são de caráter experimental. São baseados na ação e proporcionam às pessoas a chance de colocar em prática suas habilidades, sem o risco de consequências realmente danosas; afinal, tudo é simulação.- Gerar e propiciar aprendizagem.
- Fazer com que todos os participantes interajam, embora alguns não se envolvam – prefiram ficar no anonimato.
- Levar o indivíduo a soltar-se, liberar sua espontaneidade e criatividade.
- É um meio de desentorpecer o corpo e a mente dos condicionamentos da vida atual.
- Ampliar o campo de respostas do indivíduo.
– Experimentar novos comportamentos de forma protegida (simulação). – Definir, com clareza, os comportamentos e o que se quer (missão, visão, valores, regras, regras de conduta); – Levar à competição, mesmo que não se precise fazer a contagem de pontos.
Vantagem do trabalho em conjunto – Aproveitamento dos talentos de cada um; – Maior criatividade ao serviço do projeto; – Motivação para atingir metas; – Descentralização de poder que resulta em maior responsabilidade individual; – Rapidez na concretização e maior produtividade; – Possibilidade de trocas de experiências e papéis; – Complementar funções; – Novas abordagens e soluções para velhos problemas; – Gosto pelas tarefas a serem realizadas.Por Silvana Teixeira.
Conheça o, AVISO LEGAL Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br. Seu comentário foi enviado com sucesso! Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Qual é o objetivo da dinâmica?
Quais são os objetivos da dinâmica de grupo? – Um dos principais objetivos de uma dinâmica de grupo é analisar determinados pontos de um perfil profissional considerado o mais adequado para determinada vaga. Ou seja, faz parte da estrutura de um processo muito importante na empresa, que é o recrutamento e seleção de talentos e nivelamento de cargos.
No entanto, além de ser uma ferramenta usada na seleção, também pode ser usada para a retenção de talentos. Um outro objetivo da dinâmica de grupo é melhorar o bem-estar dos funcionários, a motivação, proatividade e engajamento. Algumas atividades podem ajudar os colaboradores a se sentirem mais soltos e livres para expor ideias e mudanças nos processos.
Contudo, para que a dinâmica funcione é importante manter os pontos que serão observados em sigilo, mesmo que o tipo de dinâmica de grupo escolhida seja bastante conhecida pelos candidatos. Se o responsável pela dinâmica disser que a empresa está buscando determinado traço de personalidade antes da atividade, a reação dos participantes pode ser simulada, ou seja, perde a naturalidade da dinâmica.
- Por exemplo, se ficar claro nas instruções que o mais importante é demonstrar espírito de liderança, muitos candidatos podem forçar tal postura.
- Também é importante esclarecer um mito: nem sempre a pessoa que fala mais ou fala mais alto é a que se sobressai.
- Se o modelo de dinâmica busca alguém mais analítico, organizado e introspectivo, esse senso comum da dinâmica de grupo não se aplica.
Ou seja, para os candidatos a dica é ser você mesmo. Para o RH, é ter um perfil claro do que se está buscando com a dinâmica.
Quais são as três definições mais frequentes da dinâmica de grupo?
Conceito moderno – Apesar de ter surgido há tanto tempo, a verdade é que a dinâmica de grupo só foi ganhar os contornos que são vistos nos dias de hoje a partir de 1935, quando surgiram os elementos estruturados que compõem o conceito moderno de dinâmica de grupo.
Como fazer dinâmica fácil e rápida?
3. Dinâmica das Mãos Dadas – A aplicação dessa atividade tem relação direta com o trabalho em equipe. Isso porque ela mostra como é fundamental manter a união para alcançar os objetivos almejados. Veja como fazer:
Você vai precisar de uma cartolina ou de um papel parecido. A ideia é que ela seja colocada no chão, no centro do local escolhido para a dinâmica. Em volta dela, os participantes devem formar um círculo e dar as mãos. Eles também devem memorizar as pessoas que estão ao seu lado. Feito isso, o moderador deve pedir que todos soltem as mãos, caminhem pela sala e, depois, fiquem em cima da cartolina, mesmo que estejam apertados. Após um tempo, os participantes são desafiados a cumprir uma meta: voltar à formação original do círculo, exatamente do jeito que estavam no início.
Quando conseguem, eles entendem a importância de trabalhar em conjunto em prol de uma finalidade.
Quais são as três definições mais frequentes da dinâmica de grupo?
Conceito moderno – Apesar de ter surgido há tanto tempo, a verdade é que a dinâmica de grupo só foi ganhar os contornos que são vistos nos dias de hoje a partir de 1935, quando surgiram os elementos estruturados que compõem o conceito moderno de dinâmica de grupo.
O que é ser uma pessoa dinâmica no trabalho?
Dinamismo: o que é? – “}” data-sheets-userformat=”,”10″:1,”11″:4,”12″:0}”> O Dinamismo nada mais é que a ação rápida e focada, ágil e enérgica, de um indivíduo, que, por sua vez, passa a ser considerado como um sujeito dinâmico. Este aspecto dos colaboradores pode ser observado em ações ágeis que são facilmente estimuladas. Para isso, existe uma série de dicas e métodos que podem ser aplicados pelo empregador e pela empresa a fim de estimular o dinamismo entre os colaboradores.