Contents
O que a aliança de namoro representa?
Afinal, o que é uma aliança de namoro? – Antes de tudo, uma aliança de namoro é um anel dado de uma pessoa a outra para significar a sua fidelidade e compromisso. Sendo assim, dar uma aliança de namoro simboliza a devoção de um parceiro ao outro e o firmamento de um compromisso.
- Com toda a recente conversa sobre alianças de namoro na mídia, você pode estar se perguntando: “O que é uma aliança de namoro”? O conceito de uma aliança de namoro pode parecer algo novo, mas anéis como estes têm sido usados como símbolos de promessa desde os tempos antigos.
- Aqui, vamos dar uma olhada na história das alianças de namoro, bem como no significado contemporâneo de uma aliança e na diferença entre uma aliança de namoro e um anel de noivado.
Dessa maneira, uma aliança de namoro ou anel de pré-noivado é uma simples peça de joalheria ou anel que é dado como símbolo de um compromisso. Em alguns casos, o anel simboliza a pureza e uma decisão de permanecer solteiro até o casamento. Existem vários estilos de alianças, dentre eles podemos encontrar, alianças de namoro de ouro amarelo, anéis com pedras preciosas, diamantes, anéis com desenhos de coração e até mesmo anéis de diamantes.
Quando se deve dar aliança de namoro?
Com quantos meses de namoro se usa aliança? – As alianças de namoro, tradicionalmente produzidas em prata ou aço, representam a seriedade que o casal tem pelo relacionamento. Antigamente eram usadas somente após um ano de namoro, mas atualmente não existe uma data certa para que se use alianças.
Qual o motivo de usar aliança?
A história da Aliança – O que significam? Quais são os tipos? E as curiosidades envolvidas, quais são? Quando duas pessoas começam um relacionamento, então, subentende-se que logo usaram as famosas alianças de compromisso. Mas afinal de contas, o que é essa aliança? Porque a usamos? Onde ela teve sua origem? Qual o significado dela? E você tem essas e outras perguntas, então, continue acompanhando o post que fizemos, especialmente, para você! O que é a Aliança? De maneira simples e objetiva trata-se de um anel que simboliza a união entre duas pessoas, firmando nela um pacto de compromisso.
É através da aliança de compromisso que você mostra para a sociedade que está compromissada com outra pessoa, sendo este compromisso, noivado ou casamento. Muitos casais se orgulham em exibi-la em público, escolhendo modelos mais chamativos. Outros, preferem a discrição. A história da Aliança Segundo historiadores, Os Faraós do antigo Egito foram os primeiros a utilizarem o apetrecho.
Naquela época, o anel significava “por toda a eternidade”. FUNCIONAVA COMO UMA PROMESSA PÚBLICA DE QUE AQUELA PESSOA SEGUIRIA E CUMPRIRIA A SUA PALAVRA, HONRANDO SEU COMPROMISSO. Ela também era utilizada pelos gregos e pelos romanos. Entre estes, a aliança de ouro era utilizada por senadores e imperadores, além dos Sacerdotes de Júpiter, que usavam os famosos Anéis Pastorais.
- Para as demais pessoas, usava-se o adereço confeccionado em prata ou ferro.
- O sentido de casamento, acredita-se que a origem tenha nascido no costume Hindu, onde ela simbolizaria a união entre as pessoas no sentido afetivo.
- O significado da aliança Inicialmente, a aliança era tida como um verdadeiro significado de propriedade ou da compra daquela mulher, que passara a ser sua noiva.
A partir do século IX, se a aplicou como um símbolo de fidelidade e de união entre os casais. Ou seja, só a partir deste momento, oficialmente, o anel passa a ter valor sentimental e a ser tratado como símbolo de fidelidade e de união entre marido e mulher.
Assim, por meio de um anel, circular, começamos a representar o ciclo de um casal que se inicia e não se finda. Mas, antes dessa oficialização, os egípcios em 2.800 A.C a utilizaram como forma de compromisso romântico. SEGUNDO A LENDA, O ACESSÓRIO EM FORMATO CIRCULAR (OU SEJA, QUE NÃO TEM FIM) FOI ESCOLHIDO PELOS EGÍPCIOS PARA DEMONSTRAR UM AMOR PROFUNDO E VERDADEIRO, QUE DEVERIA DURAR TODA A ETERNIDADE.
Nesta época, as alianças utilizadas tinha um significado sobrenatural: acreditava-se que ao utilizar as alianças, estabeleceriam um elo entre as pessoas rumo ao amor eterno. E é dentro destes costumes que a crença se perpetuou, utilizando-se da formalização + o mito do amor eterno entre duas pessoas.
A Aliança para o povo Grego Na Grécia antiga, as alianças de noivado e casamento eram utilizadas como selos e símbolos de fortunas e poses. Alguns modelos, inclusive, serviam como chave para abrir cômodos ou cofres onde os bens principais do homem estavam armazenados. No dia do casamento, cópias destas chaves eram feitas e então, entregues a noiva – daí o costume do homem em entregar um anel quando se firma um compromisso com a mulher.
Ainda na época, o anel não era entregue a ela dentro da cerimônia religiosa (como acontece hoje), mas sim, quando a mulher fosse erguida em frente à casa. AO PRESENTEÁ-LA COM UMA CÓPIA DA CHAVE DE SEUS BENS FINANCEIROS, O HOMEM DEMONSTRAVA SUA CONFIANÇA.
- ERA UM REFORÇO DE QUE ELES ESTARIAM JUNTOS, INDEPENDENTEMENTE DA SITUAÇÃO.
- Alguns modelos, pouco tempo depois, ganharam acessórios, como os diamantes.
- Dentro da crença grega, acreditava-se que eram lágrimas dos próprios deuses do Olimpo e por isso, valeria a pena presentear sua amada.
- A Aliança para o povo Romano Com a mesma intenção romantizada, os Romanos contribuíram para as crenças que utilizamos até os dias de hoje.
Como por exemplo, o hábito de utilizar o anel no Dedo Anelar. Acreditava-se que o quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (Veia d’amore) que estaria ligada ao coração, diretamente. E por tal motivo, a aliança que representa a união de um casal deveria ser usada neste dedo.
- A Aliança para o povo Judeu Existe uma corrente de historiadores que acreditam que os judeus já utilizavam as alianças como forma de união matrimonial antes mesmo dos Cristão oficializarem-na como parte da cerimônia de casamento.
- No começo, a aliança também acabava servindo como uma espécie de certificado de propriedade.
Em outras palavras, ela assinava a compra do noivo pela noiva escolhida. E o termo “Aliança”, Bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso. Dentro dos costumes, o anel passa a ser usado no dedo indicador, afirmando o sentido de unir e, também, isolar.
- A Aliança para os Cristãos Como falamos acima, a partir do século IX, os cristãos passaram a adotar a aliança como símbolo de união e de felicidade eterna entre os casais.
- Dentro das lendas irlandesas, o anel funciona como uma forma de reconhecimento, de laço que não se rompe e de símbolo de força de um casal.
Na Inglaterra, alguns documentos mais antigos têm registros sobre alianças de núpcias, feitas de ferro, de cobre, de prata, de bronze, de couro e junco. Curiosidades sobre a aliança dentro do cristianismo No ano de 1217, o Bispo Salisbury Poore publicou uma lei oficial onde proibia a troca destes anéis.
E argumentou: “Nenhum homem jamais deveria utilizar-se deste artifício para seduzir jovens virgens através de celebrações dissimuladas se ele não estiver, de fato, preparado para o matrimônio”. Ou seja, se o homem colocasse um anel na mão de uma moça perante testemunhas, o Estado e a Igreja tomariam o casamento como uma união real e efetiva.
O Papa Inocente II declarou que deveria existir um período de espera que seria observado entre o período de pedido de casamento e a oficialização da cerimônias em si- é por isso que hoje em dia, existe a aliança de noivado e, posteriormente, a aliança de casamento.
- Depois da Guerra Civil Inglesa, os mais puritanos e radicais proibiram o uso de alianças- inclusive em casamentos.
- O anel era visto como uma joia e por isso, era um objeto extremamente diabólico.
- Até o século XIII não existia registro de uma aliança de noivado ou de namoro (aliança de compromisso).
- Atualmente, a aliança tem quase o mesmo propósito que naquela época.
Porém, como podemos observar, pegamos as influências de cada um dos povos antigos e transformamos-na em algo único e com um significado gigante: trazer bons sentimentos e energias para os noivos. Casais que namoram ou estão noivos usam os anéis de prata na mão direita para mostrar para a sociedade, de forma pública, que não estão mais disponíveis para novos relacionamentos.
- Quando se casam, trocam o anel de mão.
- Do que a aliança era feita? Acredite se quiser: o anel já fora representado por diversos materiais, sendo utilizados desde o couro entrelaçado a simples argolas de ouro ou de ferro.
- Foi só na idade média que outros materiais começaram a ser utilizados.
- DIRETAMENTE DO ANO XCIX A.C.
VEM O ANEL MAIS ANTIGO DO MUNDO: ERA TODO FEITO EM COURO TRANÇADO. AS MULHERES RECEBIAM ESTES ANÉIS QUANDO ERAM PEDIDAS EM CASAMENTO. Um dos casos mais famosos onde que se utilizou alianças aconteceu em 1477, quando o Arquiduque Maxiliano, da Áustria, presenteou sua noiva com um anel de diamante, a princesa Mary Burgundy.
- Neste momento, começou-se a perpetuar na história a tradição de utilizar os Anéis de noivado e casamento, sobretudo, o famoso Anel de Brilhante.
- Ele passou a representar na aliança a solidez da união e a força que o casal precisa para permanecer juntos até o final.
- Meghan Markle também segue a tradição da realeza e usa o anel solitário com a aliança de ouro.
As pedras que eram mais utilizadas naquela época eram o rubique (que simbolizava o coração vermelho), a safiraque (que representa o azul do céu e sua infinidade) e o forte e resistente diamante. A tipologia da palavra Aliança A palavra que conhecemos hoje, Aliança, vem do Latim, Alligare, e quer dizer “compor”, “ligar-se a”.
- Outro termo é o Bérith (em Hebraico) que possui o sentido de pacto ou compromisso- o anel nupcial.
- Essencialmente, podemos definir que o anel utilizado como aliança serve para poder indicar um elo, um símbolo, um voto, onde a pessoa que o usa se une a outra e, ao mesmo tempo, se isola.
- O anel, por si só, significa um pacto feito entre duas pessoas.
Dentro do contexto de casamento, elas representam a fidelidade e o acordo, além do amor. Assim sendo, mesmo que simples, o objeto passa a ter um significado enorme perante aqueles que estão envolvidos emocionalmente; que compartilham alegrias e sonhos de viver uma vida feliz, leve e duradoura.
Os tipos de alianças Muito embora não fossem tão comuns na idade média, as alianças de compromisso e noivado são comuns no nosso dia a dia. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas? Aliança de Compromisso É a primeira espécie de aliança que um casal estabelece pra si. Em sua grande maioria, são feitas de prata ou de aço inox.
Elas representam a fidelidade de um para com o outro e é utilizada no dedo anelar da mão direita. Durante o namoro, os casais costumam usar alianças pratas. São utilizadas para demonstrar a sociedade que aquela pessoa está dentro de um relacionamento sério.
- Quando o relacionamento evolui para noivado, troca-se, então, a aliança.
- Aliança de noivado Muito embora seja poucos casais que fiquem noivos a ponto de usar esta aliança, os que a utilizam preferem dois modelos: o tradicional feito em ouro (dourado) ou a de prata com um diamante (que na maioria dos casos, é só a mulher que usa).
Aliança de noivado Ela é utilizada quando o compromisso é firmado em público e quando o casal evolui no relacionamento, sendo que o próximo passo é casar. Normalmente, demora-se um ano entre o pedido oficial e o casamento (costume cristão). O anel ainda é utilizado na mão direita, substituindo o anel de compromisso que estava ali.
Aliança de casamento A aliança de casamento é, tradicionalmente, de ouro (dourada). O noivo leva duas alianças, entrega uma para a noiva (que agora se torna sua esposa) e uma fica com ele. Ambos declaram, oficialmente, que não estão mais disponíveis para outras pessoas e firmam um pacto entre eles. Depois da cerimônia de casamento, a aliança é trocada de dedo, passando a ficar na mão esquerda, no dedo anelar.
Curiosidades especiais Depois do casamento, ainda há algumas datas que fazem com que o casal troque ou reforce seus votos. São eles: Bodas de prata (25 anos): Normalmente, o casal muda de aliança. Alguns adotam o modelo de prata ou ouro branco. Bodas de ouro (50 anos): alguns casais reforçam os votos de casamento e usam duas alianças ao invés de uma.
Bodas de Diamante (75 anos): o casal coloca uma pedra de diamante para revelar a todas a solidez do amor que viveu 75 anos juntos. Hoje em dia, as alianças são consideradas verdadeiras obras de arte, perdendo aquele modelo mais tradicional e liso. Existem designer de joias que fazem modelos personalizados de acordo com a história e vivência de cada casal.
Pode-se, ainda, gravar o nome do parceiro dentro da aliança com a data do casamento, por exemplo. Há, também, alguns aparatos que a deixam mais bonita, normalmente utilizados pelas mulheres. São anéis menores, muitas vezes, acompanhados de brilhantes: são os famosos aparadores.
- Curiosidades sobre alianças Existem algumas curiosidades bastante interessantes que envolvem esta peça.
- Vamos conhecer alguma delas? Mês do namoro Aqui no Brasil, o mês dos namorados é em junho, no dia 12, mais precisamente.
- Contudo, quando vamos para o cenário mundial, mês em que mais se vende alianças e que há mais pedidos de casamento (noivado) é em dezembro.
O Círculo perfeito Hoje em dia, alguns casais buscam inovar! Para se ter uma ideia, os mais radicais fazem uma tatuagem ao invés de trocar o famosos anel, por exemplo. Contudo, a tradição ainda permanece. E, por mais moderno que seja, o formato circular ainda persiste.
- Sabe porquê? Porque um anel é um círculo perfeito, ou seja, aquele que não tem fim.
- Assim também deve ser o amor do casal que está se iniciando agora: infinito! A escolha do diamante Quando você pede a mão de uma mulher, você coloca uma pedra de diamante no meio do anel.
- Alguns dão apenas o solitário, por exemplo.
O diamante quer representar essa força da união, onde nada e nem ninguém poderá destruir o casal. Além disso, o diamante se lapida através do atrito que a pedra sofre. Quanto mais atrito, maior será a lapidação e maior será o seu valor. E assim também devemos entender num relacionamento.
- Haverá atritos, mas o casal sábio irá conseguir superá-los juntos, deixando o seu “diamante” cada vez mais brilhante.
- Rosa, Vermelho, azul ou verde? Por incrível que pareça, estas são as cores de anel de noivado mais utilizadas! Contudo, não adianta muito você se gabar por aí com um anel lindo se não compreender a mensagem que ele passa.
Por isso, que tal conhecer o significado das cores? Branco que vem no diamante quer dizer tranquilidade e segurança. O Rosa, representado pela pedra de quartzo rosa, significa claridade dentro do campo emocional do casal. Azul é um cor que representa o sucesso, a sabedoria e a verdade! Significa, também, o estreitar dos laços conjugais.
Qual a diferença de aliança de compromisso e de namoro?
Essa é uma grande dúvida existente entre os casais, afinal, qual a diferença real entre anel de namoro e anel de compromisso? E a grande verdade é que a diferença é somente de nomenclatura, ou seja, ambos são a mesma coisa.
Quem deve pagar a aliança de namoro?
Por tradição, é o homem que compra o anel de compromisso, mesmo que hoje em dia as mulheres já estejam mais independentes, na maioria das vezes continua a tradição do homem comprar a aliança.
Quem tem que pagar a aliança de namoro?
Quem paga a aliança de namoro – Nos tempos atuais, não existe muito isso de quem paga a aliança, se é o homem ou a mulher. Porém, alguns homens preferem agir da forma tradicional, achando que é obrigação sua comprar o anel e pedir a amada em namoro ou casamento. Mas, lembrando, não é regra!
Qual é o significado da aliança?
Aliança é o ato ou efeito de aliar-se. É um pacto, um ajuste, um acordo. É a união harmoniosa de coisas diferentes entre si. Gramaticalmente é um substantivo feminino, com origem do francês alliance.
Qual o tempo ideal de namoro para se casar?
Quanto tempo namorar antes de casar? – Segundo o estudo realizado com 633 mulheres casadas de bom nível educacional, a média de 3 anos e 6 meses foi considerada a mais indicada para namorar antes de casar. A pesquisadora ainda concluiu que o período de lua de mel entre os casais pode durar até dois anos depois da troca de alianças.
Qual é a cor da aliança de namoro?
Assim como a aliança de compromisso (considerada menos importante que a de noivado) é prata, a de união estável por ser menos importante que a de casamento também é prata. A ideia é a mesma para as duas situações. Quando uma pessoa namora, ela usa uma aliança de cor prata na mão direita.
O que é uma aliança segundo a Bíblia?
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
O que significa quando se perde a aliança de namoro?
Page 2 –
- Você já deve ter assistido algum filme ou seriado em que um dos personagens, geralmente o homem, perde a aliança, certo?
- Aquela velha históriauma série de acontecimentos inesperados fazem com que o personagem perca sua aliança de casamento, e depois ele tem que rebolar pra explicar a situação em casa.
- E isso não acontece somente nos filmes e séries!
- Existem casos, reais, de gente que perdeu a aliança.
Seja por azar, por obra do destino, por descuido ou por qualquer outra situação caótica que possa ter acontecido (por mais improvável que ela seja), a pessoa perdeu a prova de amor e fidelidade. E agora, para se prevenir ou te ajudar caso seja sua situação atual, vou falar o que fazer se perdi a aliança. Noivo colocando a aliança em sua mulher.
- Mito!
- Muitos dizem que perder as alianças de casamento pode significar que o relacionamento está prestas a acabar, ou que isso pode dar azar para o casal.
- Mas a verdade é que essas coisas acontecem, ainda mais quando a aliança está apertada, ou incomodando no dedo por algum outro motivo.
- Para te ajudar a visualizar toda essa história, nós vamos te contar um caso verídico que aconteceu há alguns anos.
- Um agricultor, que havia se casado recentemente, perdeu a aliança enquanto trabalhava no campo. Ao chegar em casa, sua esposa o questionou e ele explicou o que havia acontecido, mas isso não faria diferença
- Afinal, o campo era muito grande e não existia a possibilidade de encontrarem o anel.
No entanto, anos mais tarde, o anel foi encontrado. Não pelo casal, mas sim pelo novo dono das terras.
- Apesar dos muitos anos que se passaram, a gravação na aliança ainda estava intacta, o que deixou o casal muito feliz.
- Ainda que o final dessa história tenha sido surpreendente, o intervalo de tempo entre a perda e o achado pode ter sido menor se o agricultor tivesse seguido algumas das dicas que separamos para você!
- Estatisticamente falando, são os homens quem mais perdem suas alianças.
- Isso porque os homens tem uma maior tendência a se incomodarem com anéis e alianças em seus dedos, e acabam escolhendo modelos um pouco mais largos.
- E como não estão tão acostumados quanto as mulheres a tirar e colocar esses acessórios, acabam tirando do dedo as vezes com a boa intenção de não perdê-los durante alguma atividade que tenha esse risco, mas esquecem de colooar de volta e acabam perdendo.
Então nem adianta se estressar. A missão é tentar achar a aliança, e se não conseguir, fazer uma nova.
- E pode até ser uma boa oportunidade para que o casal decida refazer também a aliança que não foi perdida, com um novo modelo para os dois, aproveitando até para renovar seus votos.
- A ciência já provou que o nosso cérebro tem um modo de busca, sendo capaz de se super concentrar numa tarefa afim de encontrar uma solução (nesse caso, encontrar uma aliança).
- Na prática, é preciso que você percorra, mentalmente, todo o caminho feito ao longo do seu dia, tentando identificar os prováveis momentos em que pode ter ocorrido a perda.
- Se você percorreu todo o caminho, verificou bolsos e gavetas, e ainda assim não encontrou, é hora de procurar nos achados e perdidos (caso você tenha saído de casa no dia fatídico).
- Use a tecnologia e o alcance das redes a seu favor!
- De acordo com última pesquisa publicada pelo, a internet tem 4,8 bilhões de usuários.
- A transmissão de informação nesse meio é gigantesca e isso pode te ajudar a encontrar QUALQUER COISA.
- O santo é sempre uma boa opção quando perdemos alguma coisa, não é?
Santo antônio – o santo casamenteiro que pode te ajudar a encontrar suas alianças
- Apesar de incômoda, essa situação na Altar Alianças jamais seria uma problema tão grande assim para você.
- Isso porque nós somos capazes de criar uma aliança idêntica a que você perdeu, sem tirar nem pôr.
- E se você tá for nosso cliente e tiver comprado as suas alianças com a gente, teremos salvo em nosso sistema os dados da sua compra, e poderemos fazer rapidamente uma nova para você.
Super prático, não é? Se for investir em alianças, pense em Altar! E se você gosta de conteúdos de qualidade sobre amor e alianças, tem o nosso canal do Youtube com vídeos de muita qualidade e bom conteúdo Iremos amar que você se inscreva no nosso canal!! Só clicar no botão Inscrever lá no, e ativar o sininho para não perder nossas novidades! Playlist do Canal Oficial do Youtube da Altar Par de alianças em ouro amarelo criado pela Modelo exclusivo.
- Aqui na Altar temos um excelente artigo que ensina a limpar suas alianças, para estarem sempre bonitonas em seus dedos:
- E para evitar perder suas alianças, a maior dica que podemos lhe dar adotar hábitos mais regulares, como por exemplo sempre guardar a aliança no mesmo lugar quando for tirar ela do dedo.
- E se quiser evitar tirar, é só ter uma aliança que fique bem confortável no dedo, mesmo quando em atividades físicas e etc.
Já passou por uma situação assim ou conhece alguém que tenha passado? Deixa nos comentários pra gente, que iremos amar!
Qual a forma correta de usar aliança de namoro?
Anel de namoro: sempre na direita Antes de falar em noivado ou casamento, começamos com o primeiro dos pedidos – o namoro. No caso do anel de compromisso, a regra é uma só: a aliança é sempre usada no dedo anelar da mão direita.
O que fazer com a aliança depois do término de namoro?
Uma aliança perdida num parque. Impossível não imaginar uma cena. Como se perde uma aliança? Caiu ou foi jogada? Foi perdida sem querer ou lançada longe como símbolo do amor desfeito? Alianças se perdem como se perde um amor. Geralmente se vão junto com ele.
- Quando o elo se quebra, ela perde o sentido.
- Não têm mais o que representar.
- Para perder uma aliança é preciso que ela esteja fora do dedo.
- Deve ter sido tirada porque cair do dedo é difícil.
- Pode até ficar larga, mas a ponto de cair, será? Não faltam situações que nos despertem a vontade de jogar fora uma aliança.
Na verdade, a vontade é de jogar fora o outro. Zunir com ele de dentro da gente. Apagar as vivências, as lembranças, os sonhos que murcharam numa receita de amor que solou. A doce esperança de ser feliz que azedou com o tempo. A cena é clássica: casal briga, a aliança paga o pato e é jogada longe.
- Atenção: jogar aliança fora tem técnica.
- Não é ato para ser feito de qualquer jeito. Não.
- Nem é para novatos ou principiantes.
- É preciso ter alguns cuidados básicos: 1- Só jogue fora a aliança se você estiver em local fechado e protegido.
- Você terá a certeza de que ela não sumirá para sempre.2- Evite jogar com muita força para que ela não caia longe do alcance da vista.
Quanto mais fácil de ser encontrada melhor.3- É preciso que ela possa ser facilmente achada, pelo parceiro, é claro.4- Facilite o trabalho de resgate. No caso da volta do amor, o outro trará a aliança de volta para que ela retome seu lugar. Assim recomeça a partida.5- Se jogar em parques, praias e locais abertos de muito movimento pode dar como perdida.6- Nesses casos, se o amor voltar, inclua o gasto com nova aliança.7- Isso se julgar realmente importante.
- Muitas são as formas de marcar um amor.
- Aliança pode nem ser uma delas.8- Só jogue para nunca mais achar se realmente tiver a certeza de que seu amor está para sempre perdido.9- Tenha em mente que, em assuntos de amor, toda certeza é provisória.
- Terá sido uma traição?Foi tirada do dedo tirada para sair com outra pessoa? Casados costumam guardar a aliança no bolso para pular a cerca.
Da mesma forma que se guarda o crachá na hora de almoço. Aliança é praticamente uma carteira assinada. Se vai fazer bico, dupla jornada ou serão com outro empregador melhor não levar. Imagino a coitada da aliança escorregando para fora do bolso no meio de um amasso mais caliente.
- Na hora do vuco-vuco quem lembra de aliança? Ficou perdida por ali mesmo, sem ser notada.
- O que terá dito a criatura quando chegou em casa? Falta de aliança é pior que baton na cueca! Terá alegado assalto? Alergia súbita? Alergia é bom para explicar possíveis marcas deixadas pelo corpo.
- Se bem que assalto também explicaria possíveis arranhões e vermelhidões suspeitas.
Conheci uma pessoa que alegava alergia. Um galinha sem a menor questão de ser discreto. Dizia, com toda a cara de pau, que ele não podia usar aliança. Pensei que fosse alergia a ouro. Tem gente que tem alergia a tudo. Vai saber. Aliança ele não usava. Mas usava anel de ouro enorme, grosso com a imagem do cedro do Líbano.
Além do dente de ouro que exibia com sorriso aberto de orgulho. A criatura era quase um pirata. Se tivesse alergia a ouro, a essa altura do campeonato, já estaria morto! Alergia ao casamento, eu acredito. A ouro? Não era mesmo. Amor pode ser desfeito, refeito, rarefeito. Mas perfeito? Jamais será. Por isso alianças passeiam por parques e jardins, lixeiras e janelas.
Porque há momentos em que a aliança com o outro fica quase insuportável. Pesa como algemas apertadas, como bolas de ferro nos pés. É nessas horas que alianças voam. A vontade real é de jogar longe o parceiro. Já que não se pode sumir com o outro, que vá a aliança.
- Já serve de desabafo.
- Daniel Vasconcelos é a pessoa que encontrou a aliança.
- Procura o dono, em nome de uma nova chance ao amor.
- É sua? Se for, entre em contato.
- Email dele é [email protected] ; De minha parte, eu muito curiosa, gostaria de saber o que aconteceu.
- Não a desculpa esfarrapada, disso o mundo está cheio e eu também.
Mas a verdadeira história desse amor. Se essa aliança foi perdida ou abandonada? Não sei se saberemos esse final. Mas que final é definitivo em se tratando de amor? Foto Daniel Vasconcelos Quer mais um dedo de prosa? Envie sua história, sugestões, dúvidas para [email protected] Quer conhecer outros trabalhos da autora, acesse: http://poesiatodaprosa.blogspot.com.br/ https://www.facebook.com/pages/M%C3%B4nica-Raouf-El-Bayeh-Poesia-Toda-Prosa/492489637457420?fref=ts
O que é uma aliança segundo a Bíblia?
Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.
Por que aliança de namoro e prata?
Tradição – Por simbolizar um relacionamento ainda recente, que está começando a ficar sério, a prata é o material de preferência em contraste com o ouro, símbolo do matrimônio. Quando a Igreja Católica adotou as alianças de ouro nos casamentos, elas eram feitas em ouro, por ser um material de longa duração, que dá aquele toque de definitivo à união do casal.
- A aliança de compromisso, ou de namoro, costuma ser um anel com detalhes discretos, em prata ou qualquer outro metal nessa cor.
- Vem aos pares, diferente do anel de noivado, que só a noiva usa.
- Esse par de anéis é normalmente bem parecido para os dois, podendo ter mais detalhes no modelo feminino do que no masculino, caso o casal prefira assim.
Mas nada impede que as duas alianças sejam iguais, contendo apenas gravações com nomes e datas na parte interna.