Os leitores perguntam: Gravidez Na Adolescência O Que Fazer?

Como encarar a gravidez na adolescência?

Confira a seguir algumas dicas de especialistas que podem ajudar nesse momento.

  1. Processe a notícia. Antes de lidar com as outras pessoas, é preciso lidar com os próprios sentimentos.
  2. Compartilhe a notícia com pessoas de confiança.
  3. Conte a seus pais.
  4. Encontre um mediador.
  5. Procure apoio profissional.

Quais são os primeiros sintomas da gravidez na adolescência?

Os primeiros sintomas da gravidez são as náuseas e vómitos, o aumento de apetite, cansaço inexplicado, sensibilidade mamária, dores abdominais e necessidade mais frequente de urinar.

Quais os principais problemas que surgem por causa de uma gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

You might be interested:  Pergunta: Gravidez Anembrionária O Que É?

O que acontece quando uma menor engravida?

No entanto, a lei estruturou melhor as sanções de acordo com a idade e o resultado. Ou seja, crime comum praticado com menor de 14 anos, a pena é de 08 a 15 anos de reclusão. Mas se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave, a pena sobe de 10 a 20 anos de reclusão.

Qual sua opinião sobre a gravidez na adolescência?

Esse tipo de gestação costuma gerar riscos para a vida da mãe e da criança. Além disso, a adolescência é o momento de investir em projetos pessoais e profissionais; é uma fase de amadurecimento que merece ser respeitada. No Brasil, 25% das meninas que engravidam abandonam a escola.

Quais são algumas atitudes positivas que se deve ter se ocorrer uma gravidez na adolescência?

É importante que, quando diagnosticada a gravidez adolescente, comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais, tenha auxilio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente.

O que sente na barriga no início da gravidez?

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “ barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga ). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Como saber que uma jovem está grávida?

Como saber se estou grávida?

  1. Sangramento vaginal. O embrião se instala na parede do útero até o começo da segunda semana após uma relação sexual desprotegida, o que pode ocasionar sangramento vaginal mínimo, com duração de um dia.
  2. Dor e sensibilidade nas mamas.
  3. Sangramento na gengiva.
  4. Insônia.
  5. Vontade de chorar.
You might be interested:  Enjoos Gravidez Quando Começa?

Qual idade é considerada gravidez na adolescência?

Esse período — que ocorre em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos — é marcado por alterações corporais que levam a pessoa à maturação sexual e, assim, à capacidade de reprodução. É possível notar não só o desenvolvimento físico, mas também social e mental.

De quem é a culpa da gravidez na adolescência?

Segundo o relatório, “a gravidez na adolescência não é resultado de escolhas, mas da ausência delas e também de circunstâncias que vão além do controle das meninas. É a consequência de famílias desestruturadas, pouco ou nenhum acesso à escola, emprego, informação e cuidados de saúde.

Porque uma gestação na adolescência é considerada de risco?

Dessa forma, toda gravidez em meninas entre 10 e 18 anos são consideradas de risco, pois há maior chance do bebê nascer com baixo peso, prematuro ou a mulher sofrer aborto espontâneo.

Quais os problemas sociais na gravidez na adolescência?

A gestação da adolescente tem grandes repercussões sociais. A jovem, muitas vezes, deixa os estudos e apresenta mais dificuldade de inserção e permanência no mercado de trabalho. Assim se prolonga o tempo de dependência financeira familiar dessa jovem.

É crime engravidar com 16 anos?

O crime de estupro de vulnerável é definido pelo artigo 217-A do Código Penal e consiste na prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com pessoa menor de 14 (catorze) anos, delito para o qual é prevista uma pena de 8 a 15 anos de prisão.

Quais os direitos de uma gestante menor de idade?

Em outras palavras, após o oitavo mês da gravidez e durante o período da licença-maternidade, a jovem tem o direito de continuar estudando em casa, enquanto concilia, com o apoio do pai, os cuidados com o bebê. É o que está na Lei Federal 6.202/75.

You might be interested:  Resposta Rápida: Porque A Axila Escurece Na Gravidez?

O que acontece se um maior de idade engravidar uma menor?

O fato de ela ser maior de idade e ele menor não torna crime o ato sexual/gravidez que enseje processo. Se ela tem como pedir pensão ao menor? Sim, ela tem. Desde que comprove a necessecidade da pensão e a possibilidade do futuro pai, ela pode fazê-lo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *