Resposta Rápida: Quem Sao As Crianças Na Umbanda?

Quem são as crianças para os umbandistas?

Crianças ou Ibejada são espíritos que incorporam em médiuns da Umbanda e de outras religiões afro-brasileiras, trazendo nomes infantis. Caracterizam uma criança na forma de falar, nos gestos, na inocência das brincadeiras, transmitindo muita alegria na maioria das vezes.

Quais os nomes dos Erês na Umbanda?

Nomes de Erê na Umbanda:

  • Joãozinho;
  • Canjica;
  • Caboclo Mirim;
  • Zezinho Marinheiro;
  • Aninha;
  • Mariazinha;
  • Damiana;
  • Lagoinha;

Como é chamado as crianças no candomblé?

É por meio do Erê que o Orixá expressa sua vontade, que o noviço aprende as coisas fundamentais do candomblé, como as danças e os ritos específicos de seu Orixá. A palavra erê vem do iorubá, erê, que significa “brincar”. O Erê conhece todas as preocupações do iyawo, também, aí chamado de omon-tú ou “ criança -nova”.

Qual o trabalho dos Erês?

Os erês são guias ou entidades (espíritos) que, no ritual de Umbanda, apresentam-se como crianças. Associados a Cosme e Damião, os gêmeos que se tornaram santos por praticar a medicina como caridade, os erês são grandes curadores que trabalham com a magia dos elementos da natureza.

You might be interested:  FAQ: O Que Fazer Com As Crianças Em Campos Do Jordão?

Como saber se tenho um Erê?

O Erê (não confundir com criança que em yorubá é omodé) aparece instantaneamente logo após o transe do orixá, ou seja, o Erê é o intermediário entre o iniciado e o orixá.

Quem são os ciganos na Umbanda?

Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua “portunhol”; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.

O que é um ERE na Umbanda?

Quem são os Erês Os Erês são um tipo de guia que faz a ponte entre as pessoas e os orixás. Apesar de serem identificados como crianças, devido a sua pureza e inocência são, na verdade, seres encantados, que jamais se personificaram na forma humana.

Quais são os Erês de Obaluae?

No Candomblé, os Erês têm normalmente nomes ligados ao dono da coroa do médium. Para os filhos de Obaluaê; Pipocão, Formigão, para os de Oxossi; Pingo Verde, Folinha Verde, para os de Oxum; Rosinha, para os de Yemanjá; Conchinha Dourada e por ai vai.

Quais doces Os Erês gostam?

Para a Festa de Erês: traga tudo o que tiver vontade, desde bolos, maria mole, suspiro, doce de leite, doce de batata doce, marshmallows, pipoca doce, balas, pirulitos, refrigerantes, enfim

O que é criança no Candomblé?

As crianças representam o futuro da nossa sociedade. Para a comunidade de Candomblé elas são ainda mais. São o renascimento. A certeza da continuidade dos saberes ancestrais.

Como se chama um Erê?

Alguns dos nomes de Erês no Candomblé: Erês de Iansã (Raio, Ventania, Tachinho), de Iemanjá (Conchinha e Maré), de Oxumaré (Chuvinha e Arco-Íris), Exu (Foguinho e Pinga Fogo), de Oxóssi (Andorinha e Flechinha), de Oxalá (Pombinha Branca e Caramujinho), de Oxum (Amorzinho e Espelhinho), de Xangô (Gamelinha e Trovoada),

You might be interested:  Perguntar: Filmes Que Estão No Cinema Para Crianças?

O que é um Abiku no Candomblé?

ABIKÚ = são os espíritos que preferem estar no “ORUN” do que fazer parte do corpo material de alguém e habitar na terra. Assim, são espíritos que para ficarem entre nós, como anjos-de-guarda de um de nós, precisam estar cercados de condições especiais.

Como os erês ajudam?

No Candomblé, os Erês auxiliam os iniciados sendo os portadores das mensagens dos Orixás aos seus filhos. Esses seres de Luz trazem a energia de renovação, enchem as almas de esperança e empolgação por tudo que é novo, pois eles sabem que são nas incertezas que se pode encontrar as melhores respostas.

O que podemos pedir para os erês?

Salve os Erês Força pura, verdadeira, Que reluz no céu azul Traga ao nosso lar a paz E a esperança, Zele por todas as crianças. Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis.

Como morreram os erês?

Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos. Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *