Resposta Rápida: Que Lugar O Trabalho De Educar Crianças Ocupa Em Suas Vidas?

O que é educar na educação infantil Cite um exemplo?

Pelo próprio Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), sabemos que educar significa “(…) propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada”.

O que significa educar na educação infantil?

Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança e o acesso, pelas

Qual a importância do cuidar e o educar na educação infantil?

O Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois é notório que a criança é um ser que está em constante desenvolvimento, mas que deve ser estimulada a

Qual o papel do professor no cuidar e educar?

Nessa ótica, o papel do professor é fundamental no desenvolvimento das atividades na educação infantil, visto que ele é o mediador entre a criança e o conhecimento. O cuidar e o educar de crianças também envolve uma ação integrada entre quem ensina e quem aprende.

You might be interested:  Perguntar: Lista De Compras Para Quem Tem Crianças?

O que você compreende entre educar e cuidar?

Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.

Qual a concepção de educação do Rcnei?

Portanto, a concepção de infância encontrada no RCNEI dispõe que as crianças de 0 a 6 anos precisam ser inseridas nos moldes escolares como é pensado para o Ensino Fundamental. Embora este estudo tenha identificado que grande parte dos conteúdos dos RCNEI negam as especificidades das crianças de 0 a 6 anos.

Qual é o sentido da educação?

O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.

Qual é a origem conceitual do binômio cuidar e educar?

O referido binômio é inspirado na expressão inglesa educare. De acordo com Corrêa (2003), o termo foi cunhado pela psicóloga americana Bettye Cadwel, “como expressão daquilo que entende ser o ‘ideal’ no atendimento a crianças pequenas, ou seja, uma perfeita integração entre educação e cuidado” (p. 103).

Qual a importância do educar?

O ato de educar é importante para a transmissão de valores éticos, morais, republicanos, que possam ampliar, nas relações humanas, o olhar do aluno para com o outro. Cabe ao educador transformar seu aprendiz em cidadão, para que possa entregar melhores seres-humanos à sociedade.

Qual o papel do professor da educação infantil mediante o binômio educar e cuidar?

A compreensão da tarefa da educadora de creche como uma responsável pelos cuidados básicos da criança – tarefa para a qual a afetividade é o maior atributo como: “ter jeito”, “ter amor às crianças”,”gostar” – tem contribuído para o pequeno investimento na formação docente destas profissionais.

You might be interested:  Perguntar: Quais Sao As Profissoes Que Trabalham Com Crianças?

Porque cuidar e educar são Indissociaveis?

O cuidar e educar são indissociáveis, e devem proporcionar as crianças, construções de hábitos saudáveis, ajudando na formação das suas identidades, sendo possível com isso, que as crianças estabeleçam relações e associações com o mundo a sua volta, se desenvolvendo de forma integral, sem comprometer o crescimento.

Qual o propósito do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil no processo do cuidar e educar?

O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão de cunho educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.

Qual deve ser o papel do professor de Educação Infantil?

Além dos cuidados básicos é papel do professor da Educação Infantil promover o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças. A melhor maneira de ampliar as capacidades infantis é, sem dúvida, por meio de brincadeiras.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *