Resposta Rápida: Qual A Concepção De Piaget Com Relação À Aprendizagem Matemática De Crianças?

Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?

Segundo a Teoria da Aprendizagem de Piaget, a aprendizagem é um processo que só tem sentido diante de situações de mudança. Por isso, aprender é, em parte, saber se adaptar a estas novidades. Esta teoria explica a dinâmica de adaptação por meio dos processos de assimilação e acomodação.

O quê Piaget fala sobre a Matemática na Educação Infantil?

Segundo Piaget, a Matemática é resultado do processo mental da criança em relação ao cotidiano, arquitetado mediante atividades de se pensar o mundo por meio da relação com objetos. Piaget considera o método tradicional fracassado, pois o mesmo trata a criança como um ser apático e vago.

Quais as contribuições de Piaget no desenvolvimento do ser humano principalmente no ensino da matemática?

Observam- se aqui: maior desenvolvimento da capacidade de representação das crianças; capacidade de classificar objetos a partir de suas características, assim como a de ordenar e seriar, e início do pensamento lógico- matemático.

You might be interested:  Perguntar: Crianças Que Nascem Com A Pele Amarela?

Quais são os pontos principais da teoria de Piaget?

Segundo sua teoria denominada “epistemologia genética”, a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Como ocorre a aprendizagem segundo Piaget e Vygotsky?

Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

O que são as dificuldade de aprendizagem para Piaget?

Para Piaget, uma criança só pode se apropriar de um conhecimento se compreender seu modo de construção, isto é se puder reconstruí-lo. Portanto agindo no mundo, a criança experimenta situações que desafiam seu raciocínio, e é a partir desse desequilíbrio cognitivo que ocorre a verdadeira aprendizagem.

Quais são os conceitos matemáticos na educação infantil?

Não importa a filiação teórica que os estudiosos em educação matemática se encontram, é tendência internacional e assim de todos os educadores matemáticos que a exploração matemática na educação da primeira infância deve se manifestar em três campos: o espacial, que desenvolverá o estudo da geometria; o numérico, que

Por que é importante ter uma teoria científico lógico-matemático?

O conhecimento lógico – matemático seria de tal forma importante que Inhelder partiu destas noções para estabelecer diagnósticos e prognósticos de distúrbios de desenvolvimento mental. “ (…) [Inhelder] havia demonstrado em 1943 a possibilidade de utilizar as provas de conservação da substância, do peso e do volume (…)

O que é matemática segundo?

Matemática é a área do conhecimento que envolve o estudo da aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, estatística e cálculo, em busca da sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.

You might be interested:  Os leitores perguntam: Quanto Tempo Vive Uma Crianças Com Microcefalia?

Quais foram as principais contribuições de Piaget para a educação?

O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia.

Quais as contribuições Piagetianas para a construção do conhecimento lógico-matemático?

O conhecimento lógico – matemático segundo Piaget (1978), é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos. O ensino da matemática ocupa espaço na formação escolar.

Quem foi Piaget e qual a sua principal contribuição para a psicologia?

Jean Piaget (1896-1980) nascido na cidade de Neuchâtel na Suíça, foi um especialista em psicologia evolutiva e dedicou-se aos estudos de epistemologia genética. Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem.

Quais as 4 teoria para Jean Piaget?

Os 4 estágios do desenvolvimento de Piaget

  1. Estágio sensório-motor (dos 0 aos 2 anos)
  2. Estágio pré-operacional (dos 2 aos 7 anos)
  3. Estágio das operações concretas (dos 7 aos 11 anos)
  4. Estágio das operações formais (dos 11 anos aos 14 anos)

Qual o objetivo da teoria de Piaget?

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.

Quais são os quatros conceitos básicos do desenvolvimento cognitivo de Piaget?

Particularmente, Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo nos quatro estágios principais resumidos aqui: os estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *