Contents
- 1 Como deve ser o trabalho de Filosofia na Educação Infantil?
- 2 Como explicar o que é a Filosofia?
- 3 É possível um trabalho de Filosofia com crianças e jovens?
- 4 O que têm em comum entre a criança e a Filosofia?
- 5 Quais os objetivos da Filosofia para crianças?
- 6 Por que a Filosofia é importante para crianças e jovens do ensino fundamental?
- 7 O que é afinal a Filosofia?
- 8 O que significa a palavra Filosofia resposta?
- 9 Como explicar o conceito?
- 10 Qual é a importância da Filosofia com crianças para a construção das habilidades cognitivas no Ensino Básico?
- 11 O que trabalhar em Filosofia no Ensino Fundamental?
- 12 O que trabalhar em Filosofia?
- 13 O que os primeiros filósofos têm em comum?
- 14 O que as crianças e os filósofos têm em comum é a capacidade de se maravilhar com o mundo?
- 15 Qual a relação da Filosofia com a crença?
Como deve ser o trabalho de Filosofia na Educação Infantil?
Ao propor atividades investigativo-filosóficas, as crianças são convidadas a refletir sobre as próprias conjecturas, refletindo e tirando suas próprias conclusões além de se envolverem com situações presentes na filosofia, tais como identidade, imaginação, verdade, certo e errado, amizades, entre outras.
Como explicar o que é a Filosofia?
A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
É possível um trabalho de Filosofia com crianças e jovens?
Segundo Liliane, é possível levar às crianças algumas ideias de filósofos, adaptadas. No entanto, o importante é que a Filosofia seja entendida como uma atividade de reflexão, uma crítica questionadora. “A Filosofia é aquela que vai produzir perguntas e não está muito preocupada com as respostas.
O que têm em comum entre a criança e a Filosofia?
Para Lipman há algo em comum entre a criança e o filósofo: a capacidade de se maravilhar com o mundo. Problemas que são sempre problematizados pela própria filosofia. Assim, os filósofos conseguem criar e reconstruir conceitos e buscar formas de explicação mais abrangentes para os problemas da vida.
Quais os objetivos da Filosofia para crianças?
A Filosofia para Crianças é um programa pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as capacidades de verbalização do pensamento e aspectos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias e a reflexão em grupo.
Por que a Filosofia é importante para crianças e jovens do ensino fundamental?
A presença da Filosofia na escola gera, tanto no professor quanto nos alunos reais mudanças de comportamento que contribuem para a elevação da autoestima e até perda de ações agressivas, levando a comunidade escolar a refletir sobre o respeito à individualidade dos outros.
O que é afinal a Filosofia?
Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc.
O que significa a palavra Filosofia resposta?
A palavra filosofia vem do grego philosophia e significa: philo- amizade, amor, afeição e sophia – sabedoria. Portanto, a filosofia significa o respeito, amor e apreço pelo saber. O termo filosofia foi cunhado pelo matemático e filósofo Pitágoras a partir da junção das palavras philo e sophia.
Como explicar o conceito?
O conceito é aquilo que se concebe no pensamento sobre algo ou alguém. É a forma de pensar sobre algo, consistindo em um tipo de apreciação através de uma opinião manifesta, por exemplo, quando se forma um bom ou mau conceito de alguém.
Qual é a importância da Filosofia com crianças para a construção das habilidades cognitivas no Ensino Básico?
A Filosofia para Crianças trabalha com as habilidades cognitivas favorecendo ao currículo escolar e oportunizando aos alunos uma vivência reflexiva. Os resultados do desenvolvimento destas habilidades revelam que podem ser atingidas contribuindo nas transformações e mudando o cotidiano da escola.
O que trabalhar em Filosofia no Ensino Fundamental?
Aprender a conversar em roda. Perceber a importância de ouvir e ser ouvido numa conversa. Relacionar brincadeiras em roda de outros tempos com as brincadeiras dos dias de hoje. Aprender o que é a roda de Filosofia e quais são suas regras.
O que trabalhar em Filosofia?
5 áreas para quem pretende trabalhar com Filosofia
- Docência.
- Pesquisa e carreira acadêmica.
- Colunista e crítico em veículos de comunicação.
- Setor público e ONGs.
- Mercado editorial.
O que os primeiros filósofos têm em comum?
Os primeiros filósofos tinham uma coisa em comum: eles acreditavam que determinada substância básica estava por trás de todas essas transformações. Não é muito fácil explicar como eles chegaram a esta idéia.
O que as crianças e os filósofos têm em comum é a capacidade de se maravilhar com o mundo?
Para o autor Matthew Lipman há algo em comum entre as crianças e os filósofos: a capacidade de se maravilhar com o mundo. As crianças ficam intrigadas com os mesmos conceitos problemáticos, ou seja, colocam- se questões sobre a verdade, as regras, a justiça, a realidade, a bondade, a amizade, etc.
Qual a relação da Filosofia com a crença?
A filosofia e a religião buscam a resolução do mesmo problema básico, a questão do Ser, do que existe, do homem e seu dilema moral. As explicações e os métodos aplicados são diferentes, mas as respostas que buscam são idênticas.