Perguntar: Instituto Alana. Por Que A Publicidade Faz Mal Para As Crianças?

Por que as campanhas publicitárias tem como foco as crianças?

A publicidade infantil é caracterizada por qualquer tipo de comunicação mercadológica que tem a intenção de persuadir a criança a consumir um produto ou serviço. Isso porque um produto com um personagem conhecido pelas crianças tem 20% mais chances de venda do que um item sem estampa.

Porque a propaganda infantil foi proibida?

Esse tipo de propaganda foi proibida no Brasil justamente por deixar as crianças desprotegidas. Uma lei vigente desde 2014 considera a publicidade infantil abusiva e proíbe a prática, mas agora o ministro Moro abriu uma consulta pública para rever essa regulamentação.

O que você acha sobre publicidade voltada às crianças é transmitida na televisão?

“O Idec entende que toda publicidade que tem o público infantil como interlocutor desrespeita o princípio da identificação, pois a criança não tem condições de analisar criticamente o interesse mercadológico que existe por trás da informação direcionada a ela”, aponta o instituto.

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Qual a lei que garante a publicidade infantil?

O controle público da publicidade infantil é feito pela Lei 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor – CDC), em conformidade com a Constituição (arts. 22, inc. XXIX e 220, §§ 3º e 4º), complementado pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CBAP), controle privado.

Como a publicidade influencia no consumismo infantil?

Observa-se que a publicidade dirigida ao público infantil voltada para a venda de alimentos estimula seu consumo excessivo[1] e, conjuntamente com os fabricantes desses produtos, podem ser consideradas responsáveis pelo aumento da obesidade entre crianças.

Como fazer propaganda infantil?

Criar anúncios de apelo imperativo direcionado à criança (“compre agora”, “fale com seus pais”); Realizar ação de merchandising ou publicidade indireta que empregue crianças ou elementos do universo infantil com a intenção de captar a atenção desse público.

Quem proibiu a publicidade dirigida ao público infantil?

A liberação da publicidade direcionada a crianças voltou ao debate público no Brasil. Na exposição de motivos, o Conanda sublinha que a Resolução nº 163, que proíbe conteúdos publicitários dirigidos a crianças e foi editada pelo colegiado em 2014, está respaldada pelo artigo 227 da Constituição Federal.

Qual a posição sobre a proibição da publicidade infantil?

“A proibição desse tipo de publicidade não é a saída mais adequada, de acordo com as convidadas.” “A educação para o consumo é o que pode formar cidadãos mais responsáveis e informados que poderão fazer melhores escolhas”, afirma. Proibição e não é a saída; referem-se à publicidade infantil.

O que prevê o Código de Defesa do Consumidor com relação ao público infantil?

Da mesma forma, o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990), diz que direcionar publicidade para o público infantil é uma prática abusiva e ilegal. Isso vale para qualquer tipo de produto ou serviço, em qualquer meio de comunicação ou espaço de convivência da criança.

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Como a propaganda influencia o modo de vida das pessoas?

A propaganda pode influenciar de forma diferenciada, sendo fundamental na decisão de compra do consumidor, utilizando-se de veículos de comunicação, persuadindo e instigando o desejo de compra, por influencia de promoções, propagandas, meios de comunicação, entre outras.

Qual o papel dos comerciais de televisão na disseminação da ideologia do consumo?

Nesse contexto, as mídias, em especial a televisiva, exercem um papel fundamental, através da disseminação de um modelo de consumo universal, a fim de atender os interesses do sistema capitalista, que é produzir, estimular o consumo e aumentar seus lucros.

O que é publicidade e qual seu objetivo?

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.

Qual Lei brasileira é responsável por garantir proteção às crianças em casos de publicidade infantil?

O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, legislação infraconstitucional que regulamenta o artigo 227 da Constituição Federal, garante especial proteção a essa parte da população em peculiar condição de desenvolvimento.

O que o ECA diz sobre publicidade infantil?

O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança, até 12 anos incompletos, e ao adolescente, dos 12 até 18 anos[10]. Dentro da regulamentação não existem normativas específicas sobre publicidade, no entanto, são apresentadas normas que podem limitar o conteúdo publicitário para este público.

Qual a Lei da propaganda enganosa?

O CDC traz em seu texto, artigo 37, a definição legal do que é propaganda enganosa ou abusiva, bem como descreve, em seu artigo 67, o crime relacionado à prática das referidas condutas, com previsão de pena de detenção de até um ano e multa. Código de defesa do Consumidor – Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

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