Contents
- 1 É comum ouvir que as crianças possuem uma natureza singular que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio?
- 2 O que é uma criança atuante?
- 3 Qual a concepção de infância que temos na atualidade?
- 4 Como era a infância antigamente e como é agora?
- 5 Como a concepção de infância reflete na Bncc?
- 6 Como deve ser o trabalho do professor na Educação Infantil?
- 7 Qual é o papel do professor na Educação Infantil?
- 8 Qual deve ser o perfil do professor de Educação Infantil?
- 9 Quais são as concepções de infância?
- 10 Qual a concepção de infância na educação infantil?
- 11 O que é concepção da educação infantil?
- 12 Como eram as brincadeiras de antigamente e as de hoje?
- 13 Como era vista a infância no passado e como ela é considerada nos dias de hoje?
- 14 Como era ser criança na antiguidade?
É comum ouvir que as crianças possuem uma natureza singular que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio?
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que pensam o mundo de um jeito muito próprio. No processo de construção do conhecimento, as crianças utilizam as mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.
O que é uma criança atuante?
Ou seja, considera-se assim a criança com uma característica própria em que ela é criadora e produz o que é significativo a seu ver; deixando assim de considerá-la como ser que nada sabe e nada produz ser passivo e reprodutor do que os adultos estabelecem que faça.
Qual a concepção de infância que temos na atualidade?
Ou seja, a criança passava a ser um “adulto em miniatura”, e a viver como tal. Isto porque se acredita que a concepção de infância está ligada à cultura que vivemos e a sociedade que nós adultos criamos para as crianças, e como um ser moldado pela cultura e pela sociedade estas vivem as influências de sua época.
Como era a infância antigamente e como é agora?
Na Idade Média, a infância ficou minúscula: durava o tempo da amamentação. Assim que a criança ficasse um pouco maior, já era vestida como um “miniadulto em treinamento”. Meninos e meninas recebiam deveres iguais aos adultos e a ingenuidade e imaturidade eram tratadas como defeitos a serem abolidos logo.
Como a concepção de infância reflete na Bncc?
Criança é sujeito, não objeto. Se existe algo que sustenta a BNCC da Educação Infantil é a concepção de infância, ao compreender a criança como centro do processo. Trata-se de compreendê-la como capaz. Capaz de fazer, capaz de brincar, de aprender e ensinar.
Como deve ser o trabalho do professor na Educação Infantil?
Os profissionais da educação infantil devem ter atitudes que ajudem as crianças a construírem confiança, além de incentivar a verbalização e elaborar perguntas para provocar o raciocínio lógico e o pensamento crítico, por exemplo.
Qual é o papel do professor na Educação Infantil?
Além dos cuidados básicos é papel do professor da Educação Infantil promover o desenvolvimento cognitivo e físico das crianças. A melhor maneira de ampliar as capacidades infantis é, sem dúvida, por meio de brincadeiras.
Qual deve ser o perfil do professor de Educação Infantil?
O educador deve reunir competências e habilidades para criar hábitos de higiene e alimentação, rotinas de atividades, planejar situações de aprendizagem que promovam conhecimentos, o que envolve também o desenvolvimento neurológico e socioemocional de cada aluno.
Quais são as concepções de infância?
De acordo com Costa (2009), a escola surge junto com a idéia de que a infância é um período da vida que precisa ser cuidada e moldada. Nas concepções atuais, elas são consideradas como ser histórico-social, condicionadas por vários fatores, seja eles sociais, econômicos, culturais, ou até mesmo político.
Qual a concepção de infância na educação infantil?
infância. Segundo ela, a história da infância seria compreendida como “a história da relação da sociedade, da cultura, dos adultos com essa classe de idade e a história da criança seria a história da relação das crianças entre si e com os adultos, com a cultura e a sociedade” (p. 15).
O que é concepção da educação infantil?
Tanto as pesquisas quanto as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação infantil, ilustram que a concepção de educação infantil reconhece o direito de toda criança à infância, encara-a como sujeito social desde a mais tenra idade.
Como eram as brincadeiras de antigamente e as de hoje?
Podemos citar que as crianças de antigamente não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por isso tinham que usar mais a criatividade para cria-los. Podemos citar como exemplos de brincadeiras mais antigas como: roda peão, esconde – esconde, bola de gude, pular corda, pular tabua, pé de lata, amarelinha, etc.
Como era vista a infância no passado e como ela é considerada nos dias de hoje?
Antes, como se viu, a infância era considerada um período sem valor. Agora a família começa a dar ênfase ao sentimento que tem em relação à criança. Ela começa a ser importante, apreciada por sua família e a infância é reconhecida como uma época da vida merecedora de orientação e educação.
Como era ser criança na antiguidade?
A criança era vista como um adulto em miniatura e, por isso, trabalhava nos mesmos locais, usava as mesmas roupas, era tratada da mesma forma que o adulto. Sem o estabelecimento das diferenças entre adulto e criança, restava para ela o aprendizado das tarefas do dia a dia.