Contents
- 1 Porque os filhos imitam os pais?
- 2 Como as crianças se veem?
- 3 Qual a influência dos pais sobre os filhos?
- 4 O que é imitação na educação infantil?
- 5 Quando a criança imita os pais?
- 6 Como surgiu a imitação?
- 7 O que os pais não podem fazer com os filhos?
- 8 Como influenciar seus filhos?
- 9 Qual o papel dos pais na formação do caráter dos filhos?
- 10 Como a família influência na personalidade?
- 11 Qual o objetivo da imitação na educação infantil?
- 12 O que é processo de imitação?
- 13 O que a educação infantil deve fazer em relação a imitação?
Porque os filhos imitam os pais?
De acordo com os estudiosos, é um mecanismo ligado à nossa capacidade de aprendizado cultural. Ao observar o que os outros indivíduos fazem, nosso corpo está preparado para reproduzir os mesmos movimentos. Na questão do desenvolvimento da linguagem, por exemplo, os bebês imitam os adultos para aprender a falar.
Como as crianças se veem?
As crianças conseguem separar informações percebidas pelos sentidos e, por isso, percebem o mundo visual diferentemente dos adultos. Cientistas britânicos descobriram que crianças de até 12 anos não combinam as informações de diferentes sentidos, como a visão e a audição, como os adultos o fazem.
Qual a influência dos pais sobre os filhos?
Os pais influenciam muito no comportamento das crianças por meio da disciplina, como a maneira de ensinar o caráter, autocontrole e comportamento aceitável. O castigo é mais efetivo quando é imediato, consistente, acompanhado de uma explicação e dado por alguém que tem um bom relacionamento com a criança.
O que é imitação na educação infantil?
A aquisição inicial da fala, por exemplo, se dá pela imitação, pela reprodução de sons e palavras que as crianças escutam no contato com as pessoas com as quais convivem, como pais, cuidadores, irmãos etc. Essa é uma das razões pelas quais é tão importante falarmos com as crianças, desde que são bebês.
Quando a criança imita os pais?
4 min de leitura. A partir dos 2 anos, é comum as crianças começarem a imitar as falas, gestos e comportamentos das pessoas com quem convivem. Porém, entre 3 e 4 anos, a imitação torna-se ainda mais marcante. Algumas imitações são engraçadas e arrancam gargalhadas dos pais.
Como surgiu a imitação?
A palavra mimesis é grega e é traduzida por imitação. Esta é uma das mais antigas teorias relacionadas com a arte. Foi aceite por todos e chegou a ser inquestionável pois a arte era considerada uma espécie de espelho que refletia a imagem da Natureza, fixando-a numa forma artística.
O que os pais não podem fazer com os filhos?
10 Coisas que você não pode fazer por seus filhos
- Falar pelas crianças.
- Tentar agir como se fosse apenas um amigo.
- Querer.
- Servir a si mesmo.
- Escolher interesses.
- Controlar os gastos.
- Escolher passatempos e interesses.
- Atribuir as conquistas a si mesmo.
Como influenciar seus filhos?
Escolher um pouco melhor o que desejamos passar a diante. A melhor maneira de fazer isso é reconhecer os nossos impulsos e emprestar consciência a eles. Em vez de agir e falar por puro impulso, prestar atenção, e agir por escolha, falar por escolha.
Qual o papel dos pais na formação do caráter dos filhos?
Os pais são os primeiros agentes responsáveis pela socialização da criança e por isso têm a incumbência de apresentar para o filho os grupos sociais nos quais ele conviverá, dando a criança o suporte necessário para que ela possa compreender a dinâmica de comunicação e interação das relações sociais.
Como a família influência na personalidade?
É por meio da família que a criança conhece os diferentes grupos sociais, compreende as dinâmicas de comunicação e interação com a sociedade e desenvolve sua personalidade. Sendo assim, esse processo é fundamental para a formação das crianças, contribuindo para que tenham personalidade e valores.
Qual o objetivo da imitação na educação infantil?
Além disso, a capacidade de imitação promove a empatia, ajuda as crianças no desenvolvimento da linguagem, promove a comunicação não verbal, ensina-as como objetos funcionam e auxilia no aprendizado das regras sociais para a conversação.
O que é processo de imitação?
Seguindo a interpretação walloniana, entende-se o processo de imitação como um estado de fusão e diferenciação entre o sujeito e o modelo. E este modelo é, a princípio, o outro. A criança observa ativamente os outros que a atraem, há uma tendência de se unir a eles numa espécie de participação efetiva.
O que a educação infantil deve fazer em relação a imitação?
Devemos tomar o cuidado para que o imitar não seja uma ação reprodutiva sem sentido, que impeça os pequenos de reelaborar suas experiências como uma manifestação pessoal. Um exemplo de como favorecer a imitação e a reelaboração dos movimentos é a utilização de DVDs de espetáculos de dança.