FAQ: Os Efeitos Da Iniciação Esportiva Na Vida De Crianças: O Que A Literatura Vem Apontando.?

Quais são os efeitos da iniciação esportiva de alto rendimento na vida de crianças?

Dentre os benefícios podemos citar o domínio e conhecimento do corpo, a capacidade de desenvolvimento da autonomia e o desenvolvimento físico, psíquico e social pleno da criança como os principais fatores que poderão levar a criança a ter um desenvolvimento integral, não somente no aspecto motor, mas também no afetivo,

Quais os efeitos provocados pela iniciação esportiva?

Os programas de iniciação esportiva podem promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta.

You might be interested:  Perguntar: Quem É O Santo Protetor Das Crianças?

Quais as consequências para a saúde são evidenciadas através da especialização precoce na vida da criança?

Normalmente, quando isso ocorre e a criança e o jovem são submetidos a desafios, surgem problemas de ordem física, como o aparecimento de lesões importantes, que podem até afetar o processo de crescimento e desenvolvimento, e de ordem psicológica, que podem levar à sérias conseqüências comportamentais.

Qual o objetivo da iniciação esportiva?

Santana (2005) acrescenta que a iniciação esportiva é marcada pela prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento da criança de forma integral, não implicando em competições regulares.

Quais são as consequências da especialização precoce?

Já pelo lado dos prejuízos com a iniciação precoce na infância, alguns deles são: estresse de competição, saturação esportiva, lesões, formação escolar deficiente, unilateralização de desenvolvimento, reduzida participação em jogos e brincadeiras infantis, desistência do esporte, entre outros.

Qual a importância da prática esportiva na infância?

Crianças que praticam atividades físicas têm mais estímulo e amadurecimento intelectual, dizem especialistas. Praticar exercícios físicos na infância e na adolescência é muito benéfico para a saúde do corpo e da mente. É nessa fase que crianças e adolescentes guardam estes conceitos na memória muscular e cerebral.

Quais os pontos negativos da iniciação esportiva precoce?

a) formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva; b) a unilateralização de um desenvolvimento que deveria ser plural, c) reduzida participação em atividades, brincadeiras e jogos do mundo infantil, indispensáveis para o desenvolvimento da personalidade na infância.

Por que o professor de educação física deve conhecer a área de iniciação esportiva?

Ressalta ainda a iniciação esportiva como meio de formação global do ser humano, proporcionando o desenvolvimento psicomotor, de capacidades cognitivas, a manutenção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas como um hábito contínuo.

You might be interested:  FAQ: Porque Crianças Nascem Loiras E Dicam Com O Cabelo Castanho Eacuro?

Qual a faixa etária que se caracteriza a iniciação esportiva?

Uma variável que deve ser medida pelos pais, a idade para a iniciação esportiva fica entre os 5 e os 8 anos. Nesse período, a criança está em pleno desenvolvimento das funções motoras básicas e fundamentais.

Qual a importância do esporte na infância Qual a influência da especialização precoce no desenvolvimento motor de crianças?

A prática esportiva na infância auxilia no desenvolvimento da coordenação motora justamente por possibilitar diversidade de movimentos e inúmeros estímulos. Sendo assim, praticar uma atividade esportiva pode possibilitar a criança vivenciar experiências motoras de qualidade.

Quais os prejuízos de iniciar um esporte muito cedo?

Se muita competição é introduzida muito cedo na vida de uma criança, ela pode se tornar compulsiva e desenvolver um medo distorcido de falhar. Ambas as situações podem causar bastante estresse. A competição não é um fator exclusivo das experiências esportivas, pois reflete valores e objetivos sociais.

Qual é o processo do qual um sujeito toma contato com novas experiências sobre uma atividade físico esportiva?

O termo iniciação esportiva é conhecido como um processo cronológico no transcurso do qual uma pessoa entra em contato com novas experiências regradas sobre uma atividade físico – esportiva (RAMOS e NEVES, 2008). Normalmente é o período onde se começa a ter um aprendizado mais específico em relação a um esporte.

Qual é o objetivo da iniciação esportiva Segundo Paes 2006?

Em relação ao desenvolvimento socioafetivo, Galatti e Paes ( 2006 ) dizem que a prática desses tipos de jogos proporciona à criança noções de coletividade, companheirismo, relacionamento com jogadores da equipe e com adversários e, principalmente, que a habilidade individual se torna mais útil e importante se for

You might be interested:  Perguntar: O Que Fazer Crianças São Paulo?

Quais são os benefícios da iniciação esportiva a iniciação esportiva e suas metas?

Gonçalves (2010) relata que a iniciação esportiva estimula a autoestima, promovendo a esta criança segurança e confiabilidade. Dentro disto, a autoestima também traz consigo um benefício importante para a criança nesta etapa da vida, que é a disciplina e a persistência.

Quais são os objetivos específicos da fase de treinamento desenvolvimento nível 1 na formação esportiva?

O objetivo é o aperfeiçoamento das técnicas individuais, dos sistemas táticos, além da aquisição das qualidades físicas necessárias à prática dos esportes. Essa proposta de iniciação esportiva apresenta um caráter multidisciplinar e está dividida nas quatro fases: 1 ) Compreende os alunos de 07 e 08 anos de idade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *