FAQ: O Que A Psicanálise Tem A Dizer A Todo Educador Que Trabalha Com Crianças?

Qual foi a contribuição da psicanálise para a educação?

A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.

Por que a psicanálise é uma ciência Qual a contribuição da psicanálise na formação do professor?

A Psicanálise pode contribuir para a formação do educador O aluno se encontra numa relação de poder, sujeito a um desejo inconsciente do professor, que pode chegar a ser um bloqueador. A Psicanálise pode vir a contribuir para a formação do profissional de educação.

Como Freud compreende a educação?

O dicionário de termos de psicanálise de Freud (CUNHA, 1970) define educação como “um incitamento à conquista do princípio do prazer e em sua substituição pelo princípio da realidade” (p. 54). Uma de suas funções é inibir, proibir, suprimir; exercer o representante da lei e das exigências sociais.

You might be interested:  Os leitores perguntam: Crianças Que Passam Fomr?

Qual a importância da psicanálise no processo de Ensino-aprendizagem da criança?

A Psicanálise revela o quanto a palavra da criança pode ser encoberta, através de conteúdos de transferências, pela fala dos adultos. É através do brincar e dos brinquedos das crianças que se permite no processo de aprendizagem a conquista da liberdade de aprender e de aquisição de cultura.

Como a Teoria da psicanálise compreende a aprendizagem?

Na aprendizagem, o saber move o sujeito, enquanto desejo e pensamento. E aparece enquanto formação do inconsciente. Na perspectiva do sujeito do inconsciente, a aprendizagem é um processo de transformação por resolução ou dissolução de antigas formações em novas formações do inconsciente.

Qual a importância da relação transferencial entre o aluno e o professor para o processo de aprendizagem?

Quando é possível ver o afeto nas ações dos alunos diante das propostas dos educadores, constata-se que houve transferência positiva à aprendizagem, há possibilidades de superação dos conflitos internos, será possível aprender e crescer.

Qual a importância da Psicanálise para os seres humanos?

A Psicanálise ganhou tal importância na sociedade por que explica relações e traumas nas diversas esferas da vida do ser humano. O Psicanalista é o profissional que conduz esse processo de mudança no alivio de traumas, dores psicológicas da vida do indivíduo como um todo.

Qual a proposta da Psicanálise para se trabalhar com os sujeitos portadores de necessidades especiais?

A Psicanálise como eixo de embasamento teórico para um trabalho interdisciplinar permite um direcionamento clínico que dá lugar ao sujeito, ao desejo e à possibilidade de criação.

Qual a relação da Psicanálise com a Psicopedagogia?

As principais contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia abrangem fundamentalmente o funcionamento e a dinâmica da estrutura da personalidade, o modo como cada indivíduo lida com seus impulsos e desejos (função do id), a maneira que cada aprendiz lida com a percepção de si (função egóica), o modo como a criança, o

You might be interested:  Pergunta: O Que Fazer Em Sao Paulo Com Crianças Nas Ferias?

O que aprendemos com Freud?

O conceito da inconsciência foi essencial para a visão de Freud sobre a mente humana. Ele acreditava que boa parte daquilo que vivemos — emoções, impulsos e crenças — surge a partir de nosso inconsciente e não é visível pela mente consciente. Já a mente consciente, segundo Freud, define pouco sobre nossa personalidade.

O que Freud pensa sobre a psicologia da educação?

De acordo com Kupfer (1989) Freud acreditava que a educação era uma missão quase que impossível de se realizar, pois para ele para bem educar é imprescindível que o educador entre em contato com a própria infância, porém aos olhos dos psicanalistas, esta infância não está mais acessível, pois seus conteúdos foram todos

Porque Freud afirma que a educação é impossível?

O impossível de educar postulado por Freud nos leva a acreditar que a educação está consolidada com base num fracasso, melhor dizendo, num insucesso constitutivo, pois um processo educativo pode parecer não ser falho, mas sempre existira à falta de êxito quanto aos objetivos alcançados.

O que Freud fala sobre o desenvolvimento infantil?

Segundo Freud, nossa personalidade se desenvolve durante a infância e é moldada pelas cinco fases, que ele chamou de teoria do desenvolvimento psicossexual. Durante cada fase, uma criança é confrontada com um conflito entre impulsos biológicos e expectativas sociais.

Quais as principais contribuições da psicanálise?

A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).

O que se estuda na psicanálise?

A psicanálise surgiu no final do século XIX a partir dos estudos de Sigmund Freud. Ou seja, o psicanalista estuda, investiga e se preocupa a compreender o inconsciente e as suas particularidades. Ao contrário da Psicologia, não existe uma graduação em Psicanálise.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *