Olá minhas lindas o post de hoje é um pouco diferente do que costumo postar aqui. Decidi compartilhar com vocês um pouco do que tenho aprendido nesse mundo de blogueira e Web Designer, e se vocês gostarem desse tipo de post ficarei postando. Como falei em outro post o Filha do Rei agora é responsivo e vim explicar para vocês o que é e porque ter um layout responsivo.

Design responsivo é basicamente uma forma de construir um layout que se adapte, ou como o próprio nome já diz que "responda" a qualquer dispositivo em que o leitor esteja acessando, seja ele celular, tablet, notebook ou computador otimizando a exibição automaticamente de acordo com a resolução da tela.

Antes a internet era acessada basicamente de dispositivos semelhantes e com dimensões praticamente iguais, porém com o surgimento de outros dispositivos com acesso a internet dos mais variados tamanhos de tela surgiu a necessidade de adaptação. E ter uma página adequada para cada tipo de dispositivo seria praticamente impossível já que a diversidade é imensa. E como resolver esse problema? A solução pode está no design responsivo ou ao menos um caminho para a solução, pois é evidente que o número de pessoas que acessam a internet pelo celular e outros dispositivos móveis tem crescido bastante e só tende a crescer mais e mais.

Atualmente as pessoas querem está sempre conectadas e o que usam para isso? O celular, afinal com ele podemos nos conectar de qualquer lugar, independentemente de estarmos em casa ou não, e nossos blogs tem que está cada vez mais acessíveis aos nossos leitores, sem falar que muitas pessoas só tem acesso a internet pelo celular, e aí como fica se o nosso blog não estiver adaptável?

Andei pesquisando um pouco sobre o acesso a internet no Brasil e eis alguns resultados:
"Brasil tem 68 mi de pessoas que usam internet via smartphone, diz Ibope" (Uol notícias)
"Smartphones dominam acesso à internet no país, segundo pesquisa" (Brasil Econômico)
"Público jovem fica nove horas por dia ligado à internet pelo celular" (o Sul)

Além disso para aparecer nas pesquisas google é preferivel que o site seja responsivo, esse é um dos sinais que o algoritmo usa para determinar o ranking de resultados. A mudança, de acordo com o Google, deve ser feita porque a experiência com sites não responsivos é ruim. Fontes minúsculas, links que precisam que o usuário tenha "dedos finos" para serem clicados ou uma barra lateral que desce "eternamente" são alguns dos exemplos. Para os negócios, um site que não se adapta também é ruim: uma pesquisa mostrou que 74% das pessoas estão mais propensas a voltar para um site se ele for mobile-friendly.

E como sabemos aparecer nas pesquisas do Google é importantíssimo para um site, e quanto melhor no ranking nossa página ficar mais chance de acesso nós temos, já que a maioria das pessoas não passa dá primeira página de pesquisa do google, logo os links que ficam a partir da segunda página já perdem o possível leitor. Se vocês tiverem interesse em outro post falo mais sobre técnicas de SEO.

Fiz esse pequeno vídeo para mostrar para vocês como meu blog funciona diminuindo o tamanho do browser:


E se você não quer mais perder tempo nem possíveis leitores, vem encomendar o seu layout responsivo será um prazer te ajudar a melhorar ainda mais seu blog, entre em contato pelo email: oliveiralarisse33@gmail.com ou acesse meu portfólio: Larisse Design.

Espero que tenham gostado desse post, deixe aqui o seu comentário, será um prazer saber sua opinião, compartilhe o post com aquela sua amiga blogueira haha.

Beijos fiquem com Deus.

3 COMENTÁRIOS ❤

  1. Oii Lariii, teu blog ficou muito mais lindo responsivo <3
    Ainda estou aprendendo sobre o assunto e futuramente o meu Ó a Blogueira também será *oooo*

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa aula. Creio que um blog responsivo é muito importante hoje em dia.
    Beijos e boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Lari, finalmente consegui entender o que é um layout responsivo.
    E amei!!!

    www.lumartinsblog.com.br

    ResponderExcluir